Notícia

2024-03-12 15:54:00.0

Testamos o robô Antecursor II em nossa usina fotovoltaica de Villarino

A Iberdrola e a Arbórea Intellbird, a empresa espanhola de tecnologia que criou o Arachnocopter e o Antecursor I, estão trabalhando na usina fotovoltaica de Villarino, em Salamanca, que já está operando em plena capacidade, com o robô Antecursor II*, capaz de gerenciar usinas fotovoltaicas de forma remota e sustentável.

O novo robô opera de forma autônoma em qualquer lugar do mundo graças à cobertura de satélite da rede 'Starlink', e realiza esse processo utilizando apenas energia elétrica renovável.

A Arbórea Intellbird, que presta serviços de inspeção digital das pás dos aerogeradores da Iberdrola, foi promovida pelo programa de start-ups da Iberdrola -PERSEO- durante oito anos, com o objetivo de promover seu desenvolvimento e consolidá-la no setor. Nesta ocasião, a empresa deu um passo adiante e desenvolveu essa nova plataforma para a inspeção autônoma de usinas solares. 

A plataforma permite gerar um processo de inspeção em busca de anomalias térmicas, não apenas na parte superior dos painéis, como fazem os drones, mas também, no caso do Antecursor II, simultaneamente em todas as suas estruturas inferiores, como clipes, porta-fusíveis, grampos ou fiação, que escapam à visão aérea.

A autonomia de inspeção do robô é muito maior do que a de qualquer outro sistema, com mais de 30 horas de operação. Isso permite que as inspeções da infraestrutura fotovoltaica sejam realizadas sem a necessidade de intervenção de nenhum operador humano. O robô é capaz disso graças a um conjunto de sensores termográficos de alta resolução que fazem continuamente milhares de medições da instalação a cada segundo. Essa grande massa de dados digitais é processada a bordo por um processo de IA, também patenteado pela Arbórea, com base em uma combinação de hardware e software inteligente desenvolvido pela empresa. O sistema detecta anomalias, avalia-as com base nas condições da usina e informa a identificação antecipada de possíveis pontos críticos, tudo em tempo real. Como resultado, os técnicos da empresa proprietária da instalação recebem um e-mail em seus telefones celulares com o alerta, a posição da anomalia e uma termografia com os valores de referência. 

Para isso, o robô percorre a instalação de forma contínua e regular, monitorando a operação correta dos painéis e do circuito elétrico, processando as informações a bordo, detectando anomalias e informando automaticamente qualquer valor que possa levar à deterioração dos elementos.

O monitoramento remoto contínuo dos sinais vitais do robô possibilita a detecção precoce de qualquer irregularidade e a manutenção de todos os sistemas continuamente atualizados, independentemente do local remoto em que operam. 

Além disso, o Antecursor II conta com um sistema integrado de limpeza de vegetação baseado em materiais aeronáuticos para gerar uma trituração fina da vegetação ou "mulching", fazendo isso de forma limpa e muito silenciosa. Esse gerenciamento de vegetação 100% elétrico evita a contaminação do solo por óleos ou combustíveis, a emissão de gases de efeito estufa, o risco de incêndio associado a motores quentes ou a quebra de painéis devido à projeção de pedras dos sistemas tradicionais de roçagem com discos ou filamentos. Esse corte contínuo e autônomo incentiva o crescimento de espécies de cobertura do solo, obtendo assim maior controle da poeira, que é tão prejudicial quando entra em contato com os painéis. A geração de uma camada de vegetação basal evita a desertificação por escoamento e favorece a manutenção de solos vivos e, portanto, a manutenção da biodiversidade nas usinas fotovoltaicas.

*Os antecursores eram uma tropa de elite criada por César para se mover à frente das legiões romanas e decidir o caminho a seguir.