Notícia

2020-04-02 00:00:00.0

A Assembleia Geral de Acionistas da Iberdrola, a primeira realizada de forma 100% remota da história, registrou um quórum de 77,04% do capital social

Ignacio Galán: “Aceleraremos os investimentos tão logo seja possível para ajudar a atividade econômica e promover a criação de empregos”

Já adiantamos nos últimos dias pedidos a milhares de fornecedores por mais de 3,8 bilhões de euros, de tal forma que os acordos em curso para entrega até 2023 passam de 20 bilhões de euros.

Ignacio Galán

Presidente da Iberdrola

  • Fortíssimo apoio dos acionistas à gestão do Grupo: todos os blocos de acordos, que expõem as 24 propostas incluídas na ordem do dia desta Assembleia Geral, tiveram um voto afirmativo superior a 94%. Tal fato evidencia, mais um ano, a confiança dos investidores na gestão de Ignacio Galán.
  • Plano integral contra a COVID-19: desde o primeiro momento em que a ameaça do coronavírus se tornou perceptível, a Companhia implementou 107 medidas para conter o avanço da pandemia e garantir o fornecimento de energia elétrica para os cidadãos.
  • Aquisição de material sanitário e de prevenção: A Iberdrola, de acordo com as instituições competentes, está fechando acordos de compras de respiradores, indumentária sanitária e máscaras para colocar à disposição das autoridades de saúde.

 

MENSAGENS DO PRESIDENTE DA IBERDROLA AOS ACIONISTAS
  • Agradecimento aos profissionais da Companhia: “Gostaria de reconhecer o extraordinário trabalho dos milhares de profissionais das diversas empresas do Grupo que estão demonstrando um grande sentido do dever e um extremo profissionalismo ao serviço de todos os cidadãos. Com sua dedicação, solidariedade e espírito de sacrifício, todos eles estão ajudando a escrever novos capítulos na história da nossa Companhia.
  • 5.000 novas contratações em 2020: “Durante o último exercício, 3.500 novos trabalhadores passaram a fazer parte da Iberdrola e esperamos que 2020 alcance o número recorde de 5.000 novas contratações. Assim, passaremos de 40.000 funcionários”.
  • Contribuição aos cofres públicos: “A nossa atividade também terá repercussões em todos os cidadãos dos países onde estamos presentes. A nossa contribuição fiscal em termos globais passou de 14 bilhões de euros no exercício passado”.

O Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, dirigiu-se hoje aos mais de 600.000 acionistas da Sociedade na primeira grande Assembleia Geral de Acionistas 100 % remota da história. Durante sua intervenção, realizada remotamente desde a Torre Iberdrola de Bilbao, lançou uma chamada à responsabilidade e à colaboração para atenuar os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus (COVID-19).

Com um quórum de 77,4% do capital social, especialmente relevante tendo em conta as condições remotas desta Assembleia Geral, todos os blocos de acordos incluídos na ordem do dia foram respaldados com um voto afirmativo superior a 94%, divididos da seguinte forma:

  • Grupo 1 (resultados da gestão e auditoria): 98,99%.
  • Grupo 2 (Sistema de governança corporativa): 99,92%.
  • Grupo 3 (remunerações): 97,82%.
  • Grupo 4 (Conselho de Administração): 97,90%.
  • Grupo 5 (autorizações e delegação de faculdades): 94,93%.

Durante a sua intervenção, Ignacio Galán anunciou que diante da situação atual “tão logo seja possível aceleraremos os investimentos para ajudar a atividade econômica e evitar a destruição de empregos, aplicando, é claro, as medidas de segurança e sanitárias mais adequadas para todos aqueles que contribuem para a sua realização.”

A seguir acrescentou: “ Temos a certeza que compartilhamos com vocês a convicção de que a aceleração dos investimentos - uma vez que esta situação excepcional termine - é, me atreveria eu a dizer, a única forma de sair deste cenário de crise e de incerteza. Por isso, pretendemos que em 2020 os investimentos ultrapassem claramente o recorde já registrado no exercício passado, para chegar a 10 bilhões de euros”.

Este esforço permitirá que, dos 9.000 megawatts (MW) de nova capacidade atualmente em construção, pelo menos a metade entre em funcionamento durante o presente exercício. Mais concretamente, a Iberdrola está construindo atualmente em todo o mundo 30 usinas solares fotovoltaicas, 50 parques eólicos terrestres, novos parques eólicos marinhos como Saint Brieuc (França), Baltic Eagle (Alemanha) e Vineyard Wind (Estados Unidos); a gigabateria de bombeamento do complexo do Tâmega (Portugal), mais de 5.000 quilômetros de linhas de transmissão de muita alta tensão no Brasil e novas redes de distribuição nos estados de Nova York, Maine e Connecticut.

Juntamente com os novos investimentos, Ignacio Galán anunciou um ambicioso plano de compras que proporcionará visibilidade a toda a cadeia de suprimentos, promovendo assim a atividade a criação de empregos: “Adiantamos pedidos a milhares de fornecedores por um montante superior a 3,8 bilhões de euros, de tal forma que os acordos em curso para entrega até 2023 passam de 20 bilhões de euros.”

“E o fazemos a partir do convencimento pleno de que sairemos desta situação e que, consequentemente, essas novas infraestruturas serão absolutamente necessárias,” acrescentou Galán. “Para isso, depois de contratar 3.500 trabalhadores em 2019, esperamos alcançar em 2020 o número recorde de 5.000 novas incorporações. Desta forma, ultrapassaremos os 40.000 funcionários na Companhia”, agregou. Concomitantemente, manteremos o compromisso integral com a igualdade de gênero, o que se traduz no fato de a Iberdrola ser a grande empresa do índice bolsista Ibex 35 com maior porcentagem de mulheres no Conselho de Administração, na inexistência de diferenças salariais no Grupo e no crescente número de mulheres em todos os postos da Companhia.

Galán também ressaltou o firme compromisso da empresa com o cuidado do meio ambiente e o combate contra as mudanças climáticas: “as nossas emissões de CO2 são atualmente de 110 gramas por kWh, três vezes menos que as dos nossos concorrentes, e já inferiores ao objetivo que alguns deles estipularam para si mesmos no ano 2030.”

Posteriormente, Galán reiterou “a disposição total da Iberdrola de exercer este papel de empresa indutora tão logo abandonemos a conjuntura atual, na qual a dinamização da atividade econômica e do emprego irá ser mais necessária do que nunca. Essa atividade também terá repercussões de forma muito notável nos cofres públicos, em benefício de todos os cidadãos dos países onde estamos presentes.” Somente em 2019, a contribuição fiscal da Iberdrola chegou a 14 bilhões de euros, dos quais 8 bilhões corresponderam a impostos diretos que constam na nossa conta de resultados ou arrecadados pelos nossos clientes e funcionários.


Os funcionários do Grupo: modelo de dedicação, solidariedade e sacrifício

O Presidente da Iberdrola dedicou boa parte de sua intervenção a agradecer o trabalho dos profissionais da Companhia que seguem exercendo suas funções para poder garantir o fornecimento elétrico durante estas semanas: “Gostaria de reconhecer o extraordinário trabalho dos milhares de profissionais das diversas empresas do Grupo que estão demonstrando um grande sentido do dever e um extremo profissionalismo ao serviço de todos os cidadãos. Com sua dedicação, solidariedade e espírito de sacrifício, todos eles estão ajudando a escrever novos capítulos na história da nossa Companhia.”

Do mesmo modo, Ignacio Galán recordou como a empresa se mobilizou desde o primeiro momento em que a ameaça da COVID-19 foi perceptível “com o objetivo de cuidar da saúde de nossos funcionários e empresas contratadas; garantindo assim que os cidadãos possam seguir recebendo com total normalidade o fornecimento elétrico, assegurando os empregos de todos os nossos trabalhadores e fazendo tudo o que está ao nosso alcance para evitar a destruição de postos de trabalho de dezenas de milhares de pessoas que trabalham nas empresas de nossos fornecedores, mantendo ao mesmo tempo as máximas precauções de segurança e saúde.”

Durante a sua intervenção, o Presidente da Iberdrola também explicou como a Companhia está aproveitando suas capacidades logísticas e financeiras para adquirir, de acordo com as instituições competentes, material sanitário e de prevenção por um montante de, pelo menos, 25 milhões de euros. Mais precisamente, a empresa entregará às autoridades sanitárias respiradores, indumentária sanitária e máscaras.

No total, 107 medidas foram implementadas pelo Grupo a nível global durante esta crise, na qual mais de 90% do quadro de pessoal de escritório está trabalhando de forma remota e onde o trabalho do pessoal de campo das usinas e das redes de transmissão e distribuição foi reorganizado. “Este plano integral está nos permitindo garantir a continuidade do fornecimento elétrico à toda a população, reforçando ao mesmo tempo com meios humanos e técnicos aquelas infraestruturas especialmente sensíveis, como é o caso dos hospitais ou centros de saúde”, afirmou Galán.

Em resumo, a resposta da Iberdrola para a crise da COVID-19 é “plenamente consequente” com o modelo que tem aplicado desde há décadas, orientado à criação de valor sustentável para acionistas, funcionários e sociedade em geral.


Revisão de 2019 e previsões para 2020

Como sempre que acontece uma Assembleia Geral de Acionistas, o Presidente da Iberdrola revisou o decurso do exercício anterior, onde ficou comprovado como o modelo da Companhia, assentado na “economia social de mercado”, agrega valor para os acionistas e gera riqueza e desenvolvimento sustentável para funcionários e sociedade em geral.

Após um ano onde os investimentos perfizeram o nível recorde de 8,158 bilhões de euros (32% a mais), onde foram colocados em funcionamento projetos que totalizam uma capacidade de 5.500 MW (quintuplicando a média de nova capacidade instalada nos últimos anos) e a empresa continuou reforçando e ampliando suas infraestruturas de redes em todo o mundo, o EBITDA do Grupo passou pela primeira vez dos 10 bilhões de euros e o lucro líquido aumentou 13%, até 3,406 bilhões de euros. Como consequência, o Conselho de Administração pôde propor à Assembleia Geral de hoje um aumento da remuneração ao acionista imputável à 2019 de até 0,40 euros por ação.

Também durante 2019, o Grupo continuou intensificando esforços em prol da inovação, área na qual investiu 280 milhões de euros, consolidando-se assim como uma das três empresas do setor elétrico que destina mais recursos à P+D+inovação no mundo, além de receber o Prêmio Nacional de Inovação da Espanha.

Conforme Ignacio Galán, “a Iberdrola encara 2020 com um projeto empresarial consolidado, focada na excelência do serviço dado aos nossos clientes e no investimento em infraestruturas energéticas sustentáveis e comprometida com seguir contribuindo para a criação de riqueza e emprego para todos.” Ao ser perguntado pelos acionistas, lembrou que a Companhia tem uma liquidez suficiente para satisfazer 18 meses em um contexto de fechamento dos mercados financeiros.

Sobre as previsões para o final do ano, Galán reafirmou que “o plano de investimentos previsto, juntamente com a contenção dos gastos, e inclusive assumindo os custos das medidas extraordinárias que adotamos e os desembolsos para a aquisição do material sanitário especificado pelas autoridades e que colocamos à sua disposição conforme vão chegando, nos levam a esperar - com os dados que temos no dia de hoje - que em 2020 o lucro líquido vai superar o de 2019 e que o dividendo cresça nessa mesma linha.”

Ao concluir sua intervenção, o Presidente da Iberdrola quis reiterar seu agradecimento a todas as mulheres e todos os homens que fazem parte “da família Iberdrola”, aos representantes sindicais e a todos os membros do Conselho de Administração “pelo seu trabalho, ajuda e apoio constante”. “Particularmente, quero agradecer a Inés Macho e Denise Holt, que deixam este Conselho depois de realizarem um magnífico trabalho durante muitos anos.” Para finalizar, Galán deu as boas-vindas às novas conselheiras: a britânica Nicola Brewer e a brasileira Regina Nunes, “as quais tenho certeza que irão nos dar toda sua experiência e conhecimento”.

Acesso a informação legal