Notícia
Concedido pela International Foundation for Energy & Sustainable Development, fundada pelo ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro da Energia do país.
Ignacio Galán recebe no Catar o Prêmio Internacional de Energia 2025
- O presidente executivo da Iberdrola foi premiado na categoria “Lifetime Achievement for the Advancement of Renewables”.
- Entre os premiados em edições anteriores estão o diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), o ex-secretário-geral da OPEP e o ex-primeiro-ministro do Catar.
Em cerimônia realizada em Doha, o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, recebeu o Prêmio Internacional de Energia 2025, na categoria “Lifetime Achievement for the Advancement of Renewables”.
O prêmio foi concedido pela International Foundation for Energy & Sustainable Development, fundada pelo ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro da Energia e Indústria do Catar, Abdullah Bin Hamad Al-Attiyah.
Com este prestigioso prêmio, a fundação reconhece a liderança visionária de Galán e seu papel decisivo na evolução da indústria para modelos mais limpos, inovadores e eficientes ao longo de sua trajetória profissional. O júri destacou sua capacidade de antecipar os desafios e oportunidades do setor, promover a colaboração e as alianças internacionais e manter um firme compromisso com a sustentabilidade.
Durante seu discurso diante de executivos de empresas, ministros e embaixadores, o presidente executivo da Iberdrola agradeceu a honra que o une “a um seleto grupo de pessoas reconhecidas com este prêmio internacional” e que recebe “em um país tão especial para mim como o Catar”.
Com mais de duas décadas à frente da Iberdrola, Ignacio Galán transformou a empresa em uma referência mundial por sua aposta na eletrificação da economia. Hoje, a Iberdrola é a empresa de energia elétrica líder na Europa em capitalização de mercado e uma das duas maiores do mundo, com presença em mercados estratégicos como Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Espanha, França, Alemanha e Austrália.
Sob sua liderança, há décadas que a Iberdrola aposta de forma pioneira nas energias renováveis, nas redes inteligentes e no armazenamento, e agora promove um ambicioso plano estratégico que reforça seu perfil regulado com as redes como pilar de crescimento. O Grupo investirá 58 bilhões de euros até 2028, dos quais dois terços serão destinados a redes de transmissão e distribuição, principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Neste ano, também foram premiados nomes como Steven Chu, Prêmio Nobel de Física em 1997, e Haitham Al-Ghais, secretário-geral da OPEP.
Sobre os Prêmios Internacionais de Energia Al Attiyah
Desde 2013, esta premiação reconhece a excelência profissional de pessoas que contribuíram de forma notável para a indústria energética mundial. Entre os vencedores de edições anteriores estão o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol; o ex-secretário-geral da OPEP, Abdalla Salem El-Badri, ou o ex-primeiro-ministro do Catar, Sheikh Khalid Bin Khalifa Al-Thani.
A Abdullah Bin Hamad Al-Attiyah International Foundation for Energy & Sustainable Development é uma organização sem fins lucrativos com sede no Catar e criada para preservar e ampliar o legado de mais de 40 anos de serviço de seu fundador no setor energético. Este centro de pensamento independente oferece análises rigorosas e práticas e promove o diálogo e a cooperação global entre líderes, especialistas e responsáveis políticos para avançar rumo a um futuro energético mais justo e sustentável.