Notícia

2021-09-16 00:00:00.0

Interoperabilidade e interligação da Espanha à França e Portugal, elementos-chave do Projeto Europeu CIRVE (Corredor Ibérico de Infraestruturas de Recarga Rápida de Veículos Elétricos)

  • Demonstrou que a implantação de infraestruturas de carga de acesso público é operacional, interoperável e eficiente
  • Viajar de Portugal à França recarregando nos pontos do CIRVE já é uma realidade

 

Madri, 16 de setembro de 2021. A sede central da EMT (Empresa Municipal de Transportes) de Madri, pioneira em inovação no campo da mobilidade, foi o cenário escolhido para a apresentação do Projeto CIRVE que concluiu com sucesso a implantação de 40 pontos de recarga rápida em localizações estratégicas dos corredores ibéricos. Interligar a Península Ibérica a países da União Europeia foi a missão do projeto CIRVE, além transmitir que a mobilidade elétrica é uma realidade que permite viajar ao longo da Península.

No evento inaugural presidido por Alfonso Sánchez, diretor-geral da Empresa Municipal de Transportes de Madri, ressaltou-se especialmente o fato de as infraestruturas de recarga serem essenciais para a mobilidade elétrica. Os parceiros do projeto CIRVE, os gestores de carga de veículos elétricos Ibil, líder do projeto, EDP, Endesa X, GIC e Iberdrola, junto à Associação Empresarial para o Desenvolvimento e Impulso da Mobilidade Elétrica (AEDIVE), Renault Group e o Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel de Portugal (CEIIA), puderam demonstrar que a implantação de infraestruturas de carga de acesso público é operacional, interoperável e eficiente.

É o que foi explicado pelos representantes desse inovador Projeto Europeu. “Desenvolver a mobilidade elétrica na Espanha passa por incentivar entre todos os operadores do mercado projetos como o CIRVE. Para que o veículo elétrico se torne realmente uma parte do ecossistema do transporte na Espanha, os usuários devem ter facilidades, o que pressupõe satisfazer as suas necessidades: colocar à sua disposição carregadores, onde estes forem necessários e com a tecnologia necessária.”

Em um contexto onde a tecnologia de recarga avança a passos gigantescos, a magnitude do CIRVE se manifesta não só na instalação de 40 pontos de recarga rápida, mas também em demonstrar de forma efetiva a interoperabilidade. De fato, os parceiros do Projeto CIRVE somam atualmente mais de 2000 pontos de carga rápida implantados na Espanha.

Graças ao Projeto CIRVE foi possível derrubar uma importante barreira inicial para o desenvolvimento da mobilidade elétrica: a interoperabilidade com o CIRVE foi implementada em 2018 no primeiro projeto dessas características na Espanha, justamente para que o usuário só tenha que se preocupar em encontrar o carregador mais próximo e possa utilizá-lo independentemente de com quem tem seu contrato.

A interoperabilidade foi o principal foco de trabalho, pois é um elemento-chave para o desenvolvimento do veículo elétrico representando um desafio ainda maior quando o objetivo é que essa interoperabilidade entre infraestruturas de recarga atravesse fronteiras.

O resultado do esforço e desenvolvimento dos parceiros do CIRVE, que foram autênticos pioneiros no crescimento da interoperabilidade e interligação da Espanha à França e Portugal, é uma mobilidade mais sustentável, simples e para todos.

 

Lisboa, Madri, Irun

O CIRVE é um projeto que representa um ponto de inflexão porque foi possível demonstrar que viajar de Portugal à França carregando em suas estações é uma possibilidade real.

O projeto CIRVE começou no final de 2015, com um orçamento de 3,5 milhões de euros, para que fosse implantada até dezembro de 2021 (teve que ser adiado devido à pandemia) uma rede de 40 pontos de carga rápida para veículos elétricos ao longo dos corredores interligando a Península aos demais países da União Europeia.

Cofinanciado pelo Connecting Europe Facility (CEF), faz parte da Rede Transeuropeia de Transportes (Trans-European Transport Networks ou TEN-T).

da mesma forma que o CIRVE, a EMT, como gestora de mobilidade de superfície em Madri, foi pioneira na inclusão dos primeiros ônibus 100 % elétricos e, desde 2007, a empresa municipal tem mantido um firme compromisso com a eletrificação paulatina de sua frota.

 


A rede TEN-T

A Rede Transeuropeia de Transporte (Trans-European Transport Networks ou TEN-T) é um conjunto planejado de redes prioritárias de transporte pensadas para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias em toda a União Europeia. Através desse projeto, a Europa financia empreendimentos considerados estratégicos para o futuro da mobilidade no velho continente, entre os quais se destacam os corredores de infraestrutura de recarga rápida para carros elétricos.

Esses corredores, como o ibérico, têm como objetivo implantar uma infraestrutura de recarga rápida para carros elétricos nas principais rodovias europeias, permitindo a circulação de veículos elétricos tanto dentro quanto entre os países da União Europeia.

Acesso a informação legal