Notícia

O índice mede a frequência de divulgação, a conscientização e a gestão dos riscos ambientais e as melhores práticas associadas ao meio ambiente

13.12.2022

Mantemos nossa pontuação máxima no indicador de mudança climática mais prestigiado do mundo, o CDP

  • O grupo presidido por Ignacio Galán foi incluído por mais um ano na A List 2022 do CDP, liderando o caminho para um futuro mais sustentável
  • Sua continuidade demonstra mais uma vez seu forte compromisso com os mais altos padrões ambientais e seu compromisso com a descarbonização

A Iberdrola mantém seu compromisso com a descarbonização. A empresa permanece no indicador de mudança climática mais prestigiado do mundo, o CDP, com a pontuação mais alta. O grupo presidido por Ignacio Galán foi incluído na A List 2022 do CDP, graças a seu trabalho de divulgação, conscientização, gestão e, finalmente, liderança ambiental. 

Este ranking mede a frequência de divulgação, a conscientização e a gestão dos riscos ambientais e as melhores práticas associadas ao meio ambiente, tais como o estabelecimento de metas ambiciosas e significativas.

O CDP gerencia o sistema de divulgação global para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões controlem seus impactos ambientais. O CDP é considerado pela economia mundial como o gold standard dos relatórios ambientais e tem os dados mais ricos e abrangentes sobre ações corporativas e municipais. 

A Iberdrola já conta com mais de 39.000 megawatts (MW) de capacidade renovável instalada em todo o mundo e espera ultrapassar 80.000 megawatts até 2030.

Além disso, o grupo está incluído nos principais índices internacionais de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones Sustainability Index, MSCI, Sustainalytics, Bloomberg GEI, índices Euronext Vigeo Eiris, Global100, EcoVadis, etc.

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Iberdrola incorporou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas para 2030, em sua estratégia empresarial e em sua política de sustentabilidade, e é uma referência por sua contribuição direta para os objetivos globais, destacando suas participações no campo da energia e das mudanças climáticas.

A empresa concentra seus esforços no fornecimento de energia limpa e acessível (objetivo 7) e ação climática (objetivo 13). Enquanto contribui diretamente para garantir água limpa e saneamento (objetivos 6), a Iberdrola aumentou seu investimento em atividades de P&D&I (objetivo 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para construir parcerias para atingir as metas (meta 17).

Após antecipar a transição energética atual em 20 anos, o grupo Iberdrola se comprometeu a investir 47 bilhões de euros entre 2023 e 2025 para impulsionar a transição energética, o emprego e as emissões líquidas zero.

Por outro lado, a Iberdrola continua progredindo em seu compromisso com a autossuficiência energética e em seu papel proativo como agente ativo na luta contra as mudanças climáticas. Aliás, como parte do Plano Estratégico, a empresa pretende conciliar seu crescimento em renováveis e redes com o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2030 em suas centrais de geração e consumo próprio e em todas as suas atividades até 2040. A Iberdrola também terá um impacto positivo líquido sobre a biodiversidade até 2030.