Notícia

2023-07-13 11:19:00.0

Ignacio Galán recebe o ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos

Foi um prazer encontrar o Dr. Sultan Al Jaber novamente. Nós dois temos a mesma visão de que a energia renovável é o melhor caminho para o planeta

Ignacio Galán

Presidente executivo da Iberdrola

 

  • Sua Excelência o Dr. Sultan Al Jaber, CEO fundador da Masdar, atual presidente e presidente designado da COP28, se reuniu em Madri com o presidente executivo do gigante energético espanhol Iberdrola, Ignacio Galán, para debater a transição global para a energia zero líquida.
  • Em vésperas da COP28, que será celebrada nos Emirados Árabes Unidos, esta reunião faz parte do compromisso dos dois líderes de criar parcerias para aumentar a capacidade das energias renováveis e estimular a descarbonização.    
     

Pioneiros da energia limpa dos Emirados Árabes Unidos e de Espanha se reuniram em Madrid para discutir formas de aumentar a capacidade de energia renovável e apoiar os objetivos globais de energia líquida zero. 

O Dr. Sultan Al Jaber, CEO fundador e atual presidente da principal empresa de energias renováveis dos EAU, a Masdar, se reuniu esta semana em Madri com Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, a principal empresa de energias limpas do mundo.

Antes da escolha dos Emirados Árabes Unidos como sede da conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, a COP28, em novembro e dezembro, o Dr. Sultan se reuniu esta semana com líderes mundiais para estabelecer parcerias estratégicas e criar consensos no sentido de encontrar soluções para uma transição energética justa e equitativa.

O Dr. Sultan Al Jaber, ministro da Indústria e das Tecnologias Avançadas dos EAU, presidente da Masdar e presidente designado da COP28, afirmou: "O mundo precisa triplicar a capacidade de produção de energias renováveis até 2030 se quisermos manter o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 graus. Esse objetivo só pode ser alcançado através de uma forte colaboração internacional. Tanto a Masdar como a Iberdrola têm uma longa e orgulhosa história de impulsionar projetos de energias renováveis que mudam a vida em todo o mundo.  Esses projetos não só promovem a descarbonização, como também aumentam o emprego e as oportunidades. É exatamente disso que precisamos se quisermos acelerar a transição energética, sem se esquecer das pessoas.  

"Foi um prazer me reunir com o Sr. Galán e discutir maneiras construtivas de como os setores de energia renovável, nos Emirados Árabes Unidos, na Espanha e em todo o mundo, podem continuar expandindo sua missão vital para o máximo benefício das pessoas e do planeta." 

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, afirmou: "A Iberdrola tem décadas de experiência em fornecer o modelo de energia limpa e segura de que o mundo precisa, tendo investido mais de 150 bilhões de euros na transição nos últimos 20 anos. Com a aproximação de outra cúpula vital da COP e com muito trabalho a ser feito para manter o curso do Acordo de Paris, este momento é mais importante do que nunca para que as lideranças políticas e as empresas que investem em energia continuem comprometidos em impulsionar a eletrificação limpa por meio de energias renováveis, redes mais inteligentes e armazenamento de energia".

"Foi um prazer encontrar o Dr. Sultan Al Jaber novamente. Nós dois temos a mesma visão de que a energia renovável é o melhor caminho para o planeta. Muitas empresas privadas e investidores em todo o mundo estão fazendo as escolhas certas para apoiar a transição. Juntos, podemos ajudar o mundo a atingir suas metas climáticas, além de apoiar as economias e melhorar os empregos".

A Masdar foi fundada pelo Dr. Sultan em 2006, no âmbito da visão de futuro da liderança dos EAU para diversificar as fontes de energia do país e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios globais de sustentabilidade.  A Masdar, uma das empresas de energias renováveis que mais cresce no mundo, está presente em mais de 40 países e tem uma capacidade total de produção de eletricidade renovável de mais de 20 GW.  

O portfólio de investimentos globais da Masdar ultrapassa os 30 bilhões de dólares e o seu objetivo é atingir uma capacidade de eletricidade renovável de, pelo menos, 100 GW até 2030. A empresa investiu em tecnologia de ponta, como hidrogénio verde, projetos geotérmicos e de transformação de resíduos em energia, e está empenhada em fornecer energia limpa a todas as comunidades. Para além de desenvolver projetos à escala dos serviços públicos, as centrais eléctricas fora da rede da Masdar estão levando eletricidade contínua a locais onde não existia.

Liderando a transição energética há mais de duas décadas, a Iberdrola é hoje um líder verde global em energias limpas, redes e armazenamento: a maior empresa de eletricidade da Europa e a segunda maior do mundo por capitalização de mercado, com mais de 71 bilhões de euros

Para além da atual base de ativos da empresa de 150 bilhões de euros, o Plano Estratégico da Iberdrola para 2023-2025 prevê um nível recorde de investimento de 47 bilhões de euros em apenas três anos, centrado nas redes eléctricas e nas energias renováveis para promover um sistema seguro, limpo e competitivo.

A Iberdrola conta atualmente com mais de 40.000 MW de capacidade operacional renovável, incluindo energia hidroelétrica, eólica onshore e offshore e solar

Com mais de 40.000 empregados e 12.000 novas contratações até 2025, a empresa apoia 400.000 empregos no total em toda a sua cadeia de valor. 

Sobre a Masdar

A Abu Dhabi Future Energy Company (Masdar) é a campeã de energia limpa dos Emirados Árabes Unidos e uma das maiores empresas do seu género no mundo, impulsionando o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de energia renovável e hidrogênio verde para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade. Fundada em 2006, a Masdar opera atualmente em mais de 40 países, ajudando-os a atingir os seus objetivos de energia limpa e a promover o desenvolvimento sustentável. A Masdar é propriedade conjunta da Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), da Mubadala Investment Company (Mubadala) e da Abu Dhabi National Energy Company (TAQA), e sob esta propriedade a empresa tem como objetivo uma capacidade de portfólio de energias renováveis de pelo menos 100 gigawatts (GW) até 2030 e uma capacidade de produção anual de hidrogénio verde de até 1 milhão de toneladas até ao mesmo ano.

Sobre a Iberdrola

A Iberdrola, a maior empresa de eletricidade da Europa por capitalização de mercado e a segunda maior do mundo, é líder em energias renováveis e lidera a transição energética para uma economia de baixo carbono. O grupo fornece energia a quase 100 milhões de pessoas em dezenas de países. Centrada nas energias renováveis, nas redes inteligentes e nas soluções inteligentes para os clientes, os principais mercados da Iberdrola são a Europa (Espanha, Reino Unido, Portugal, França, Alemanha, Itália e Grécia), os Estados Unidos, o Brasil, o México e a Austrália. Também está presente em mercados em crescimento como o Japão, Taiwan, Irlanda, Suécia e Polónia, entre outros. 

A empresa conta com um quadro de funcionários de mais de 40.600 pessoas e ativos de mais de 154,6 bilhões de euros. Em 2022, a Iberdrola teve um volume de negócios de quase 54 bilhões de euros, um lucro líquido de 4,34 bilhões de euros e pagou 7,5 bilhões de euros em impostos nos países onde opera. A empresa ajuda a manter mais de 400.000 empregos em comunidades de toda a sua cadeia de suprimentos e as compras globais de fornecedores ultrapassaram 17,8 bilhões de euros em 2022. Líder na luta contra as mudanças climáticas, a Iberdrola investiu mais de 130 bilhões de euros nas últimas duas décadas para contribuir para a construção de um modelo energético sustentável baseado em sólidos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG).