Notícia

2022-01-11 01:16:00.0

Primeiro-ministro irlandês inaugura os escritórios da Iberdrola e da DP Energy em Cork

  • Os três projetos eólicos offshore desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas, com uma capacidade total de 3 GW, se candidatarão ao próximo leilão e gerarão eletricidade verde suficiente para abastecer 2,6 milhões de lares irlandeses

A Iberdrola e a DP Energy abriram oficialmente os novos escritórios da joint venture eólica offshore, na qual a Iberdrola tem uma participação majoritária. As novas instalações, localizadas no número 1 da Horgan's Quay, na Waterfront Square, no coração da cidade portuária de Cork, foram inauguradas pelo primeiro-ministro irlandês Micheál Martin.

A Iberdrola está desenvolvendo três projetos eólicos offshore na costa irlandesa, sendo que dois deles serão com tecnologia flutuante (Inis Ealga e Clarus) e o terceiro, chamado Shelmalere, utilizará tecnologia tradicional, ou seja, cimentações fixas ancoradas no fundo do mar. 

Uma vez em operação, os três parques offshore irão gerar energia verde suficiente para alimentar o equivalente a 2,6 milhões de lares irlandeses. O início do funcionamento desses projetos, previsto entre 2028 e 2030, contribuirá significativamente para o cumprimento do plano de ação climática do Governo da Irlanda, que estabelece uma meta de 5 GW de capacidade eólica offshore instalada até 2030, de modo que 80% da geração de eletricidade venha de fontes renováveis. 

Durante o evento, o primeiro-ministro irlandês Micheál Martin destacou que este é um marco muito importante para a joint venture e para a região de Cork: "A energia renovável desempenhará um papel importante no futuro da ilha, pois buscamos prosperar e crescer de uma forma verdadeiramente sustentável. Estou ansioso para ver a DP Energy e a Iberdrola progredir, tanto no país como no exterior, enquanto procuramos trabalhar juntos por um futuro verde para toda a nação", acrescentou Martin. 

Charlie Jordan, diretor eólico offshore da Iberdrola para o Reino Unido e Irlanda, destacou: "As condições geográficas e de recursos eólicos particulares da Irlanda permitirão que o país esteja entre os mais fortes do setor offshore europeu nos próximos anos e se beneficie de um fluxo significativo de investimentos ao mesmo tempo que se criem milhares de empregos altamente qualificados”.  
 

Iberdrola consolida sua presença na Irlanda

A empresa está fortalecendo sua presença no mercado irlandês, onde atua há duas décadas, desenvolvendo projetos de energia eólica e de armazenamento de alta capacidade, e ampliou sua área de vendas de energia.

Na Irlanda, a Iberdrola planeja investir até 100 milhões de euros em novos projetos renováveis e de armazenamento até 2025. Suas ações em desenvolvimento incluem a remodelação e hibridização com baterias dos parques eólicos Barnesmore no Condado de Donegal (Irlanda), Rigged Hill, Corkey, Elliots Hill e Callagheen na Irlanda do Norte. A empresa também está construindo a maior instalação de baterias do país em Gorman (50 MW), que estará em funcionamento este ano.

A Iberdrola vem liderando a transição energética há duas décadas, atuando como uma força motriz fundamental na transformação do tecido industrial e na recuperação verde da economia e do emprego. Para isso, a empresa lançou um plano histórico de investimento de 150 bilhões de euros durante a próxima década -75 bilhões de euros até 2025-, com o qual triplicará a capacidade renovável, duplicará os ativos da rede e aproveitará as oportunidades da revolução energética que as principais economias mundiais enfrentam.

Com 80% de produção sem emissões ao final de setembro de 2021, o grupo Iberdrola se comprometeu a ser neutro em carbono até 2030 na Europa, onde suas emissões já estão em torno de 50g/kWh ao final de setembro de 2021, e a reduzir sua intensidade global de emissões de CO2 para 50g/kWh - seria 70g/kWh ao final de 2025 -, projetando a neutralidade em carbono a nível global até 2050.

Acesso a informação legal