CONSELHOS DE SUPERAÇÃO PESSOAL

Superação pessoal: conheça seu máximo potencial e alcance seus objetivos

Muitas vezes, os padrões mentais tóxicos nos bloqueiam psicologicamente impedindo-nos de aproveitar todo o nosso potencial. Não devemos nos render às circunstâncias. Podemos mudar, mas é preciso saber como. Estabelecer uma meta clara, ser resilientes, constantes e ter uma mentalidade positiva são alguns dos conselhos que o ajudarão a alcançar seus objetivos.

Imagine que você é um jogador ou uma jogadora de futebol e erra um pênalti decisivo. Isso vai deixar gravada uma marca negativa em seu cérebro. A próxima vez que tiver que chutar um pênalti, essa marca existente na memória ativará um sinal de medo fazendo com que não queira chutá-lo...

As experiências traumáticas e os comentários negativos criam padrões mentais tóxicos que nos condicionam muito mais do que acreditamos. Nossos cérebros foram programados durante épocas mais selvagens e sua resposta fight or flight — lutar ou fugir — frente às ameaças modernas ficou defasada. Tal resposta perpetua em nossa mente momentos em que somos vítimas das circunstâncias, erramos o pênalti decisivo ou nem sequer nos atrevemos a chutá-lo.

A boa notícia é que podemos romper esse círculo vicioso. É possível deixar de ver gigantes onde só existem moinhos de vento e trazer à tona nosso máximo potencial. Para iniciar esse caminho de superação pessoal são necessários apenas dois requisitos:

  • Querer realmente libertar-se dos padrões mentais tóxicos.
  • Controlar as ferramentas psicológicas adequadas.

CONSELHOS DE SUPERAÇÃO PESSOAL PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

Henry Ford dizia que "os obstáculos são essas coisas horríveis que você vê quando desvia os olhos de sua meta". Para crescer no âmbito pessoal é necessário estabelecer uma meta, elaborar a melhor estratégia para alcançá-la e concentrar-se nela. Este é o passo anterior a qualquer ação e no qual se deve investir todo o tempo que for necessário.

Uma vez definida sua meta e como alcançá-la, chega o momento de passar à ação saindo de sua zona de conforto. Essas são as principais ferramentas psicológicas que você deve dominar para alcançar o sucesso:

 Aprender técnicas de visualização

Visualizar a si mesmo dando os passos necessários para conseguir seu objetivo e, consequentemente, alcançando o sucesso, irá ajudá-lo a romper padrões mentais tóxicos, a manter-se motivado e a sentir-se com uma atitude mais natural durante a caminhada.

 Evitar os pensamentos negativos

É fundamental manter uma atitude positiva. É necessário monitorar seus pensamentos, portanto, quando sua cabeça começar a projetar imagens de um velho filme tóxico, corte pela raiz esses pensamentos negativos.

 Praticar meditação

Dedicar alguns minutos por dia para controlar sua respiração e centrar sua mente será de grande ajuda quando tiver que enfrentar situações de estresse fora de sua zona de conforto.

 Ser resiliente

O caminho para o sucesso está repleto de erros e obstáculos inesperados. Poucas coisas se conseguem na primeira vez. Não faz mal se você cair, o único problema é não se levantar.

 Competir apenas contra si mesmo

Competir com os demais de uma forma tóxica desgasta. Concentre-se em sua meta e em sua forma de alcançá-la.

 Estabeleça pequenos desafios

Da mesma forma que errar um pênalti deixa uma marca negativa, superar pequenos desafios deixa marcas positivas que reforçarão seus passos para o sucesso.

 Ser constante

Não se renda à preguiça ou ao desânimo, você deve avançar para sua meta com a maior regularidade possível. Se todos os dias você mentalizar que alcançará seus objetivos, tal atitude passará a fazer parte de sua personalidade.

 Comemorar as vitórias

É bom recompensar a si mesmo quando consegue pequenas vitórias, pois esses prêmios irão motivá-lo a continuar avançando.
 

As chaves para o sucesso.#RRSSAs chaves para o sucesso.

 VER INFOGRAFICO: As chaves para o sucesso [PDF]


ATITUDES TÓXICAS A SEREM EVITADAS

Da mesma forma que para fazer o caminho da superação pessoal é importante identificar as ferramentas psicológicas que deve dominar, também é fundamental identificar as atitudes que perpetuam seus padrões mentais tóxicos. Por isso, evite:

  • Ser negativo

Se continuar projetando mentalmente filmes em que tudo dá errado, naturalmente tudo vai dar errado.

  • Esperar de braços cruzados

O sucesso não cai do céu. Se não avançar rumo à meta, esta sempre estará na mesma distância.

  • Não acreditar na vitória

Se você se convencer de que nunca vai vencer, isso é exatamente o que vai acontecer.

  • Culpar terceiras pessoas

Você deve ser totalmente responsável pelos seus atos. Culpar os outros de sua situação ruim é a melhor forma de não superá-la.

  • Não pedir ajuda

Se alguém puder ajudá-lo a alcançar sua meta — amigos, colegas, profissionais, etc. — e você não recorrer a essa pessoa, estará reduzindo suas possibilidades de sucesso. Fazer um caminho de superação pessoal não é incompatível com pedir ajuda.
 

 E você, sabe qual é seu 'grit'?

 O discurso motivacional ou o poder inspirador das palavras

 Como potencializar o talento humano?