Notícia

2024-03-20 15:36:00.0

Amazon assina novo acordo com a Iberdrola para adquirir 159 MW de energia renovável do East Anglia Three, o segundo maior parque eólico do mundo

  • A Iberdrola e a Amazon expandem sua colaboração global em energia renovável com um novo contrato de compra de energia para o parque eólico offshore East Anglia Three, de 1,4 gigawatt (GW).
  • A gigante de tecnologia contratou um total de 54.000 GWh de energia renovável da Iberdrola.
  • Com a Amazon Web Services (AWS) como seu principal provedor de serviços em nuvem, a Iberdrola construiu uma plataforma para promover o crescimento de dados de medidores inteligentes e de energias renováveis, além de aproveitar a Inteligência Artificial Generativa.
     

A Iberdrola e a Amazon expandem sua parceria global para impulsionar a descarbonização com a assinatura de um contrato de compra de energia renovável de longo prazo (PPA, em sua sigla em inglês) de 159 MW do East Anglia, o segundo maior parque eólico do mundo. 

O contrato se une a outros acordos já assinados pela Amazon para projetos na Alemanha, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Durante a vigência dos PPAs, a gigante de tecnologia contratou 54.000 GWh de energia renovável da Iberdrola. 

O East Anglia Three criará mais de 2.300 empregos durante sua construção e manterá 100 postos de trabalho de longo prazo durante a vida útil do parque eólico. O projeto é o segundo maior parque eólico do mundo, terá 1,4 gigawatts (GW) instalados graças a 95 turbinas da Siemens Gamesa e, quando estiver totalmente operacional em 2026, gerará eletricidade limpa suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências no Reino Unido. O empreendimento estará localizado a 69 quilômetros da costa de Suffolk. 

O novo acordo foi anunciado nesta manhã nas instalações do Haizea Wind Group, em Bilbao, onde estão sendo fabricadas 50 monoestacas. De lá, as peças serão enviadas para o Reino Unido e usadas para sustentar as turbinas eólicas do parque eólico East Anglia Three.

Este parque eólico da Iberdrola apoia o compromisso da Amazon de se abastecer com energia 100% renovável até 2025, cinco anos antes da meta original estabelecida pela empresa de tecnologia. Com mais de 500 projetos de energia solar e eólica, a companhia norte-americana também é a maior compradora de energia renovável do mundo desde 2020.

A Iberdrola e a Amazon não apenas ampliaram sua parceria de descarbonização, mas também lançaram seu programa global Journey to Cloud. A iniciativa será responsável por migrar para a nuvem algumas das operações da Iberdrola, que aproveitará os serviços de computação de alto desempenho da Amazon Web Services (AWS). 

A Iberdrola, por exemplo, poderá usar a nuvem para reduzir pela metade o tempo necessário para realizar uma simulação meteorológica complexa e aproveitar os serviços de Inteligência Artificial e aprendizado automático do Amazon Sagemaker. Com isso, será possível maximizar a eficiência dos ativos de energia renovável em todo o mundo.

Internet das Coisas e Inteligência Artificial

A ScottishPower, subsidiária da Iberdrola no Reino Unido, criou uma plataforma de Internet das Coisas (IoT) para coletar dados e melhorar o conhecimento de sua rede de baixa tensão no Reino Unido. 

As duas empresas também estão elaborando projetos para incorporar a Inteligência Artificial generativa por meio do Amazon Bedrock para aprimorar a experiência do cliente e apoiar o serviço prestado por seus funcionários. 

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, afirmou: "Hoje, dois líderes mundiais em setores-chave para o futuro se unem: energia limpa e dados e inteligência artificial. Acordos como este, que se junta aos já assinados pela Iberdrola e pela Amazon em ambos os lados do Atlântico, demonstram que a eletrificação é o melhor caminho para a autonomia energética, a criação de empregos locais e a melhoria do meio ambiente. E a digitalização será, sem dúvida, um dos principais motores do crescimento da demanda nos próximos anos".

A Iberdrola assinou anteriormente PPAs com a Amazon na Alemanha (Baltic Eagle e Windanker), que fornecerão à Amazon 319 megawatts (MW) de energia limpa (1,3 terawatt-hora por ano), equivalente às necessidades anuais de eletricidade de mais de 314.000 residências europeias. Nos Estados Unidos, a Amazon assinou acordos que incluem o parque eólico de 150 MW (550 GWh/a) Amazon Wind Farm Osagrove Flats e o parque eólico de 90 MW (240 GWh/a) Leaning Juniper IIA repowered.

O parque eólico Osagrove Flats terá uma capacidade de 150 MW e estará localizado no Condado de LaSalle, em Illinois. Composto por 45 turbinas, ele será capaz de fornecer energia a 24.400 residências por ano e apoiará a criação de cerca de 300 empregos durante a construção.  

O repotenciado Leaning Juniper IIA terá uma capacidade de 98,4 MW e estará localizado no condado de Gilliam, no Oregon. Com 40 turbinas, ela será capaz de fornecer energia a 22.800 residências por ano e gerará 200 empregos durante a construção.

Liderança no mercado de PPAs

A Iberdrola possui uma vasta experiência na área de PPAs e gerencia contratos de compra e venda de energia de longo prazo em mercados como Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, México e Austrália, a partir de projetos eólicos onshore e offshore, bem como projetos fotovoltaicos. O grupo começou a desenvolver esse tipo de acordo há mais de uma década, sendo que, atualmente, a Iberdrola é líder no ranking de PPAs na Europa, de acordo com a empresa de consultoria Pexapark.