Notícia

2023-04-05 10:30:00.0

Apresentamos à Europa um projeto para a fabricação de painéis fotovoltaicos na Espanha

  • A fábrica terá uma capacidade de produção de 1,6 GW por ano, equivalente a 3 milhões de painéis, e poderá cobrir um terço da demanda atual da Espanha 
  • A iniciativa exigirá financiamento europeu para garantir sua competitividade e poderá ser enquadrada no "Net Zero Industry Act" da Comissão Europeia.

A Iberdrola apresentou um projeto de fabricação de painéis fotovoltaicos na terceira chamada do Fundo de Inovação, o programa de subsídios da Comissão Europeia para a demonstração de tecnologias inovadoras para reduzir as emissões.

A fábrica industrial terá uma capacidade de produção de 1,6 GW por ano, equivalente a 3 milhões de painéis, e poderá cobrir um terço da demanda atual da Espanha por estes equipamentos. Uma parte significativa da produção destes painéis será instalada na própria Extremadura, já que é uma região líder desta tecnologia na Espanha, com uma participação de mercado de cerca de 25%. Esta nova indústria impulsionará o desenvolvimento econômico local com a criação de 500 empregos diretos.

Esta iniciativa exigirá financiamento europeu para garantir sua competitividade. Além disso, poderia ser enquadrada no "Net Zero Industry Act", o pacote de medidas recentemente anunciado pela Comissão Europeia para reforçar a resiliência e a competitividade das tecnologias de fabricação sem emissões na Europa, assim como para garantir um sistema energético mais seguro e sustentável.

Este novo programa é inspirado na Lei de Redução da Inflação (ou Inflation Reduction Act) dos EUA. As ajudas específicas para a fabricação de painéis fotovoltaicos ainda estão pendentes de confirmação, e poderiam fornecer o apoio econômico necessário para tornar competitiva a fabricação local de componentes essenciais para a transição energética.

Compromisso com a inovação e a indústria

A abertura desta nova fábrica na Europa responde ao interesse da Iberdrola em alcançar uma produção competitiva a nível da União Europeia e em buscar soluções no continente para alcançar uma maior autossuficiência energética e menores emissões, investindo em energias renováveis, redes, armazenamento e hidrogênio verde e apoiando o desenvolvimento de empresas industriais inovadoras.

Graças a uma estratégia de antecipação, que transcende todas as unidades de negócios da empresa e todas as suas áreas geográficas, a Iberdrola é hoje a empresa privada que mais investe em P&D no mundo inteiro, alocando mais de 2 bilhões de euros na última década. Nesta linha, a empresa planeja ultrapassar a cifra de 4 bilhões de euros de investimento em atividades de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa (P&D+I) até 2030, duplicando seu investimento nesta área até o final da década.

Em 2008, a Iberdrola criou seu programa PERSEO para promover o desenvolvimento de start-ups e empresas industriais inovadoras que trabalham em novas áreas de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar. Desde sua criação, investiu 175 milhões de euros em empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras, dando destaque àqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

Extremadura: uma verdadeira liderança

A Extremadura desempenha um papel fundamental na expansão renovável da Iberdrola na Espanha. No total, a empresa de energia possui mais de vinte instalações renováveis na região com uma capacidade instalada de energia verde de mais de 4.000 MW, dos quais 2.000 MW correspondem às 12 instalações solares que possui em operação na região.

A região também é de particular importância para a empresa em seu desenvolvimento de energia hidrelétrica. Na Extremadura, a companhia possui oito usinas hidrelétricas com uma capacidade instalada de mais de 2.000 megawatts (MW) de energia renovável.

A região continuará se destacando no desenvolvimento da Iberdrola nos próximos anos. Somente no período 2020-2025, serão instalados mais de 2.800 MW de energia renovável, com um investimento de mais de 1,7 bilhão de euros, o que terá gerado aproximadamente 7.400 empregos durante o período de cinco anos.

A empresa presidida por Ignacio Sánchez Galán também iniciará em breve sua primeira comunidade solar na Espanha para a cidade inteira, que será em Cedillo, em Cáceres. Esta iniciativa permitirá aos moradores da região reduzir suas contas de eletricidade entre 30% e 50%, ao mesmo tempo em que contribuirá para o desenvolvimento desta cidade e para combater o despovoamento.

Líder mundial em energia renovável

O grupo Iberdrola iniciou seu compromisso com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir um modelo de negócios limpo, confiável e inteligente.

Graças a esta visão, a empresa é hoje líder mundial em energias renováveis, com 40.000 MW de energia renovável em operação no final de 2022 e outros 7.675 MW que serão inaugurados nos próximos quatro anos, e está liderando a transição de energia para uma economia de baixas emissões.

Seu Plano Estratégico para 2025 prevê um investimento de 17 bilhões de euros em negócios renováveis. Graças a estes investimentos, a Iberdrola aumentará sua capacidade instalada renovável em 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 – 3.100 MW de energia eólica terrestre, 6.300 MW de fotovoltaica, 1.800 MW de eólica offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de energia hidrelétrica.