Notícia

2022-07-21 10:01:00.0

Biden se reúne com Ignacio Galán e um pequeno grupo de autoridades e líderes empresariais do país

Biden visita instalações 'offshore' da Iberdrola nos Estados Unidos

  • Os três parques promovidos pelo grupo no país estão em construção ou em estágio avançado de desenvolvimento e representam um investimento de 10 bilhões de dólares
  • As instalações terão uma capacidade de 2.800 MW e criarão 11.000 empregos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou hoje uma das instalações que fazem parte do plano da filial da Iberdrola no país para a construção de projetos eólicos offshore na Nova Inglaterra. A empresa de eletricidade presidida por Ignacio Galán investirá 10 bilhões de dólares nestes projetos ao longo desta década

Os três parques eólicos offshore já estão em construção ou em desenvolvimento avançado, e todos têm contratos de venda de energia de longo prazo em Massachusetts e Connecticut. Eles terão uma capacidade total de 2.800 MW, criarão quase 11.000 novos empregos e fornecerão energia sem emissões para quase 1,6 milhões de residências e empresas.
 
O primeiro dos três parques eólicos, Vineyard Wind, será o primeiro parque eólico de grande escala nos Estados Unidos e começará a produzir energia até o final do próximo ano. A Iberdrola demonstra, assim, seu caráter pioneiro neste setor nos Estados Unidos. 

Como parte da proposta feita na concessão do terceiro dos parques eólicos offshore, Commonwealth Wind, a Iberdrola se comprometeu a desenvolver a primeira instalação de fabricação de cabos eólicos offshore de Massachusetts no local de uma antiga fábrica de carvão em Somerset, em Massachusetts (Brayton Point), que Joe Biden visitou hoje. A fábrica, que criará numerosos empregos locais, deve ser inaugurada no início de 2026 e fornecerá cabos para projetos da Iberdrola Commonwealth Wind, como o Park City Wind.

Biden se reuniu com o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e foi acompanhado por 25 autoridades e empresários dos EUA. Também estavam presentes a assessora nacional para assuntos climáticos do presidente e ex-chefe da Agência Ambiental dos EUA, Gina McCarthy, e vários membros do Congresso de Massachusetts. A visita do presidente dos EUA à futura instalação de fabricação de cabos eólicos offshore é uma declaração de intenções para a nova política energética do país.

Os três parques

Vineyard Wind, com 800 MW de capacidade instalada e um investimento de 2,5 bilhões de euros, será uma das maiores da Iberdrola no mundo. Em dezembro de 2021, a empresa recebeu um contrato para o parque eólico offshore da Commonwealth Wind em Massachusetts. A instalação de 1.232 megawatts (MW), o maior projeto eólico offshore da Nova Inglaterra até hoje, reeberá um investimento de 4 bilhões de dólares. 

Também está em desenvolvimento na mesma área o Park City Wind, um projeto de 804 MW que fornecerá energia limpa aos clientes de Connecticut, revitalizando ao mesmo tempo o Porto de Bridgeport, sede do escritório de operação e manutenção e armazém para os componentes para construção. Espera-se que o projeto seja concluído em 2027.

História de crescimento

A história da Iberdrola nos Estados Unidos é uma história de sucesso. Em menos de duas décadas, a empresa presidida por Ignacio Galán se tornou, através de sua filial de capital aberto no país, um dos maiores grupos do setor elétrico norte-americano, cotado desde 2015 na Bolsa de Valores de Nova York. Contribuiu para que a Iberdrola se tornasse a empresa mais valiosa da bolsa espanhola com uma capitalização de mercado de 61.000 milhões de euros e a principal empresa europeia de energia.

A empresa está presente em 25 estados e administra mais de 9.300 megawatts (MW) de capacidade instalada, dos quais mais de 8.500 MW de energias renováveis (principalmente eólica e solar fotovoltaica), e mais de 170.000 quilômetros de linhas elétricas através de oito distribuidores em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts. Além disso, a empresa espanhola tem uma carteira de projetos renováveis de alta qualidade nos Estados Unidos de mais de 22.000 MW, que representam uma plataforma estável para o crescimento contínuo nos próximos anos à medida que o país cumpre suas metas de descarbonização.

Além de ser uma das três maiores empresas de energia eólica e solar dos Estados Unidos, a Iberdrola é líder em energia eólica offshore, com uma carteira de mais de 5.300 MW no final do primeiro trimestre de 2022. 

A Iberdrola também é proprietária da área de desenvolvimento de Kitty Hawk (2.500 MW) nas águas da Carolina do Norte e Virgínia e iniciou o processo de obtenção de licenças do Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) para o parque eólico Kitty Hawk North (800 MW), o primeiro projeto planejado nesta área.

Graças ao compromisso da empresa com as energias renováveis, a intensidade de emissões de CO₂ da Avangrid já era 6,5 vezes menor que a média das utilities americanas no final do último exercício financeiro.