Notícia

2022-11-30 15:34:00.0

"A Comissão Europeia tem feito um grande trabalho, mas agora os Estados-membros devem fazer o que têm que fazer"

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, falou ao principal programa europeu da CNBC, o Squawk Box, sobre a crise energética, as perspectivas para a energia na Europa e nos Estados Unidos, e as prioridades de investimento da Iberdrola para os próximos três anos.

Em declaração aos apresentadores do programa, Karen Tso e Geoff Cutmore, o presidente começaram apontando o plano de investimento recorde de 47 bilhões de euros anunciado pela Iberdrola no Dia do Mercado de Capitais.

Galán destacou que a atual volatilidade no setor energético foi impulsionada pela volatilidade do setor de petróleo e gás e pela dependência mundial desses recursos para cerca de 75 % das necessidades energéticas, em comparação com 25 % para a eletricidade. Tendo testemunhado três crises diferentes no setor energético durante mais de 20 anos no setor, o Presidente Executivo da Iberdrola advertiu que a continuar dependendo dos combustíveis fósseis levaria a uma repetição dos mesmos problemas no futuro.

Para resolver a crise atual, são necessários mais incentivos e não barreiras para fomentar o crescimento da energia limpa. Essas barreiras incluíram o processo de licenciamento e os desafios regulatórios na União Europeia, já que os países estão mais fragmentados com relação à reação à crise. A estabilidade ofereceria o apoio necessário para ampliar as soluções de energia limpa para reduzir a dependência das importações de energia, incluindo a implantação de mais energia renovável, o fortalecimento das redes e o desenvolvimento de mais interconexão entre os países.

O Presidente Executivo se mostrou otimista com o fato de que a Europa já estabeleceu marcos ambiciosos acordos, tais como o Fit for 55 e RePowerEU. Ele enfatizou a necessidade de uma união energética na Europa, e menos fragmentação quando se trata de estabelecer políticas energéticas entre os Estados-membros.

Galán comentou que a Lei de Redução da Inflação (IRA) nos Estados Unidos estava promovendo investimentos em energia limpa e redes e novas soluções, como o hidrogênio verde

Discutindo os planos de investimento da Iberdrola, Galán destacou que o investimento dos EUA estava aumentando, e que isto também incluía a próxima aquisição da PNM no Novo México. O Presidente Executivo reiterou que também estão previstos investimentos ambiciosos na Europa e no Reino Unido, indicando que os grandes investimentos serão no campo da energia eólica offshore.