Notícia

2022-01-09 12:52:00.0

Espanha apresenta em Dubai a maior usina de Hidrogênio Verde na Europa, localizada em Puertollano

•   A Iberdrola tem no Pavilhão Espanhol uma maquete da maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, que está em Puertollano (Ciudad Real)

•   "As empresas devem investir em resposta aos desafios colocados pela sociedade", diz o diretor da Iberdrola Innovation Middle East em Dubai.

Uma delegação espanhola, liderada pela Ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez Jiménez, apresentou hoje na Expo Dubai 2020 um documento sobre "A necessidade de acelerar a transformação rumo à mobilidade sustentável" com a participação de Santiago Bañales, diretor da Iberdrola Innovation Middle East. A Exposição Mundial está sendo realizada na capital dos Emirados até 31 de março de 2022 e conta com pavilhões de 192 países, entre os quais se destaca o Pavilhão Espanhol por sua arquitetura bioclimática marcante adaptada a um ambiente desértico.

O diretor da Iberdrola Innovation Middle East, Santiago Bañales, destacou em seu discurso que "a eletrificação do transporte é um elemento crítico para alcançar as ambiciosas metas de descarbonização acordadas na COP26".

Em seu compromisso de liderar a transição energética, a Iberdrola lidera o desenvolvimento do hidrogênio verde com mais de 60 projetos em oito países (Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, entre outros) para responder às necessidades de eletrificação e descarbonização de setores como a indústria e o transporte pesado. A empresa criou uma nova unidade de negócios de hidrogênio verde, com a qual pretende se posicionar como líder mundial nesta tecnologia. Assim, o grupo está na vanguarda do novo desafio tecnológico de produzir e fornecer hidrogênio a partir de fontes de energia limpa.

Durante sua visita à Dubai Expo, a Ministra dos Transportes, Raquel Sánchez, visitou a maquete da Iberdrola do que é a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, construída em Puertollano (Ciudad Real). Com um investimento de 150 milhões de euros, a iniciativa criará até 700 empregos e evitará emissões de 48.000 tCO2/ano. O hidrogênio verde produzido na usina será utilizado na fábrica de amoníaco da Fertiberia que existe na cidade. Isto permitirá a fabricação de fertilizantes sem utilizar combustíveis fósseis ou emitir dióxido de carbono, ajudando a reduzir a pegada climática do setor agrícola.

"A sociedade deve saber que as empresas estão comprometidas com a luta contra a mudança climática", insistiu Santiago Bañales. "A Expo Dubai 2020 é uma vitrine para mostrar ao mundo as novas tecnologias e as capacidades que as empresas têm para tornar possível a transição energética. Elas são janelas para o futuro que podemos ter como humanidade".

"A pandemia revelou um senso de urgência na transformação do modelo de produção e na abordagem dos grandes problemas que a humanidade enfrenta", enfatizou Santiago Bañales. "Os problemas devem ser enfrentados quando ainda há uma solução; é por isso que estamos antecipando as decisões que o planeta deve tomar". As empresas devem realizar nossos investimentos em resposta aos desafios que as sociedades nos apresentam, ou seja, responder a todos os desafios formulados pelos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas".

Este evento internacional tem servido para mostrar ao mundo o firme compromisso do nosso país com a energia limpa e a descarbonização.

A Iberdrola também começou a produzir hidrogênio verde na zona de livre comércio de Barcelona, que abastecerá ônibus metropolitanos. Como parte de seu compromisso com a mobilidade sustentável, a empresa tem um Plano de Mobilidade Global que inclui a instalação de 150.000 pontos de recarga até 2025", acrescentou o executivo da multinacional espanhola. "Nosso objetivo é liderar as redes de recarga pública investindo mais de 150 milhões de euros em estações de carregamento rápido. 

Dentro do plano de investimento da Iberdrola até 2030, que totaliza 150 bilhões de euros, o hidrogênio verde será um importante vetor de crescimento. A Iberdrola já está desenvolvendo vários projetos que permitirão a descarbonização da indústria e do transporte pesado na Espanha e no Reino Unido, assim como o desenvolvimento de sua cadeia de valor. O grupo possui atualmente uma carteira de hidrogênio verde que exigirá investimentos de mais de 3.000 milhões de euros até 2030 para a produção de 134.000 toneladas por ano. A empresa também apresentou 54 projetos ao programa Next Generation EU, o que desencadearia investimentos de 2,5 bilhões de euros para atingir uma produção anual de 60.000 toneladas de hidrogênio verde.