Notícia
25.06.2021Galán defende a transformação energética como uma oportunidade para avançar rumo a “modelos produtivos mais sustentáveis e competitivos”
O presidente do Grupo Iberdrola, Ignacio Galán, participou na quinta-feira (dia 24/06) do fórum Tendencias 2022 organizado pelo jornal El País, no qual foram analisadas as estratégias para sair da recessão e focar na recuperação da economia após a pandemia de COVID-19.
Galán abordou as principais linhas da transformação para uma economia verde, essencial para a recuperação. Durante seu discurso destacou as seguintes ideias:
- A transição energética representará uma mobilização de investimentos no mundo de 30 trilhões de dólares (cerca de 25,12 trilhões de euros) nos próximos 10 anos.
- Também será um “motor em prol da qualidade dos empregos” graças à criação de aproximadamente 15 milhões de vagas em âmbito global.
- É necessário direcionar os recursos para as áreas que têm futuro e para os setores onde é necessário estar, como é o caso do hidrogênio ou da energia eólica offshore, reforçando ao mesmo tempo os setores onde o país já está na vanguarda.
- Houve um grande avanço rumo à energia verde nos 20 últimos anos, quando a Iberdrola apostou nesse modelo “lutando contra tudo e contra todos”. “Investimos 120 bilhões de euros desde 2001 em todos os países”, explicou, em referência ao plano de investimento do grupo de 75 bilhões até 2025 e de 150 bilhões de euros até 2030.
- Para abordar a transformação energética é preciso agilizar as licenças: “Se tivermos um sistema lento e não mudarmos o modelo não chegaremos lá”.