Notícia

2021-10-19 00:00:00.0

“Precisamos agilizar as licenças: a crise dos preços do gás teria sido minimizada acelerando os investimentos em energias renováveis”

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, deu uma entrevista ao programa de notícias sobre negócios da CNBC Squawk Box Europe, em decorrência de sua participação na Global Investment Summit celebrada em Glasgow, duas semanas antes da COP26.

Durante sua intervenção, Galán ressaltou as seguintes ideias:

  • Esta crise demonstra que “temos que diminuir a dependência externa, utilizar nossos recursos naturais para aumentar a presença das energias renováveis e acelerar a construção de novas interconexões e redes de distribuição para integrá-las”. Deste modo, assegurou que a crise “teria sido minimizada acelerando a implantação das energias renováveis com a concepção mais ágil de licenças”.
  • A transição energética exige um enorme volume de investimentos que, por sua vez, necessita de um planejamento de longo prazo. “Sem estabilidade e previsibilidade, os objetivos de redução de emissões estabelecidos pelos governos nunca serão atingidos”, advertiu Ignacio Galán.
  • Com relação à próxima Conferência do Clima em Glasgow —da qual a Iberdrola e a ScottishPower (filial da companhia no Reino Unido) são parceiros principais—, o presidente da Iberdrola citou como sinais positivos os últimos progressos, entre eles o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, a decisão da China de não financiar usinas de carvão no estrangeiro ou os planos “Fit for 55” da União Europeia.
  • Galán recordou que “atualmente há uma enorme pressão da sociedade civil” para atuar contra as mudanças climáticas, as quais considera como “um risco para a humanidade. Tudo isso está na cabeça dos jovens, e não tão jovens, como eu mesmo”.
Acesso a informação legal