Notícia
11.01.2022Iberdrola acelera a aquisição da carteira de eólica offshore que compartilhava com a CIP nos Estados Unidos
- A Iberdrola e a CIP concluem formalmente o acordo pelo qual a Iberdrola assume o controle dos projetos eólicos Commonwealth Wind, de 1.232 MW, e Park City Wind, de 804 MW
- Retém 50% de Vineyard Wind 1 (800 MW) e pode tomar o controle do parque durante a fase operacional
- A Iberdrola é líder no mercado eólico offshore norte-americano, com 4.900 MW de projetos em sua carteira
A Iberdrola concluiu formalmente o negócio para assumir o controle de mais de 2.000 megawatts (MW) de capacidade eólica offshore nos EUA, consolidando sua posição como um dos maiores desenvolvedores desta tecnologia no país.
A reestruturação de sua joint venture com a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) significa que a Avangrid Renewables, filial da Iberdrola, assume a propriedade total de Commonwealth Wind, que foi selecionado em dezembro para fornecer energia eólica offshore para as empresas de energia elétrica de Massachusetts. O projeto de 1.232 megawatts (MW), a maior instalação eólica offshore da Nova Inglaterra até hoje, criará 11.000 empregos equivalentes em tempo integral durante sua vida útil e gerará energia suficiente para abastecer 750.000 casas por ano.
Através do acordo, a empresa espanhola também obtém a propriedade exclusiva do Park City Wind, um projeto de 804 MW em Connecticut que está em um estágio avançado de desenvolvimento, com um PPA garantido e licenças do BOEM em trâmite.
Além disso, a Iberdrola mantém 50% do parque Vineyard Wind 1, de 800 MW em Massachusetts, cuja construção começou no último trimestre de 2021, assim como o direito de assumir o controle do parque durante a fase de operação. Com o início de seu funcionamento em 2024, o Vineyard Wind 1 será o primeiro parque eólico offshore em escala comercial a operar no país.
No total, o investimento da Iberdrola em sua carteira offshore nos Estados Unidos poderá superar os US$ 15 bilhões nos próximos anos.
Iberdrola lidera o crescimento de energia limpa nos Estados Unidos
A Iberdrola cresceu consideravelmente em duas décadas operando nos Estados Unidos. Sua filial AVANGRID, que foi listada na Bolsa de Nova York há seis anos, está presente em 25 estados e administra mais de 8.000 MW de capacidade de geração e mais de 170.000 quilômetros de linhas elétricas através de oito concessionárias de serviço público em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts, atendendo uma população de 7 milhões de pessoas, com 3,3 milhões de clientes diretos.
Além de ser uma das três maiores empresas de energia eólica e solar dos EUA, a Iberdrola é agora líder em energia eólica offshore, com uma carteira de 4.900 MW. A empresa planeja investir mais de US$ 30 bilhões entre 2020 e 2025 em redes de transmissão e distribuição e em energias renováveis, o que lhe permitirá quase dobrar sua capacidade renovável até 2025. Estes investimentos visam aumentar sua presença nos setores eólico offshore e solar fotovoltaico, além de fortalecer sua liderança em eólica onshore.
Através de sua filial Avangrid, a Iberdrola também é proprietária da área de desenvolvimento Kitty Hawk (2.500 MW) na Carolina do Norte; a empresa já iniciou o processo de licenciamento do projeto Kitty Hawk North (800 MW), o primeiro projeto a ser desenvolvido nesta área, e administra outros parques eólicos em um estágio anterior de desenvolvimento.
Líder mundial em energia eólica offshore
A Iberdrola é líder mundial no desenvolvimento de energia eólica offshore, com uma carteira de capacidade operacional e desenvolvimentos em fase inicial de aproximadamente 35.000 MW. Com o foco em países com metas ambiciosas, a empresa espera ter 18.000 MW de energia eólica offshore em operação até 2030.
Na Europa, a Iberdrola lidera o mercado eólico offshore com 1.300 MW de capacidade operacional na Alemanha (Wikinger) e no Reino Unido (East Anglia ONE e West of Duddon Sands) e quase 1.000 MW em breve na Alemanha (Baltic Eagle) e na França (St. Brieuc). Além dos EUA, administra uma grande carteira de projetos no Reino Unido, França e Alemanha, assim como em novas plataformas de crescimento, como Irlanda, Suécia e Polônia.
No resto do mundo, a empresa está consolidando novas plataformas de crescimento em diversas regiões, com uma significativa carteira de projetos na Ásia (Japão e Taiwan e em outros mercados emergentes como o Brasil.
Investimento recorde em todo o mundo para eletrificar a economia
A Iberdrola lançou recentemente um plano de investimento recorde de 150 bilhões de euros para a próxima década, sendo quase 75 bilhões de euros até 2025. Estes planos permitirão que a empresa triplique sua capacidade renovável para 95.000 MW e duplique seus ativos de rede, apoiando a transição energética em andamento nas principais economias mundiais.
Tendo já investido 120 bilhões de dólares nos últimos vinte anos, a Iberdrola é líder em energias renováveis com mais de 35.000 MW de capacidade instalada, o que torna o seu parque gerador um dos mais limpos do setor energético.
A empresa fornece energia para cerca de 100 milhões de pessoas em dezenas de países e contribui para a manutenção de 400.000 empregos em todo o mundo. Seus principais negócios estão nos Estados Unidos (AVANGRID), Reino Unido (ScottishPower), Espanha, Brasil (Neoenergia) e México. A nível mundial, a Iberdrola também possui escritórios e uma extensa carteira de projetos de energia limpa na Austrália, Alemanha, França, Japão, Itália, Polônia, Suécia, Irlanda, Taiwan, Vietnã e Grécia.