Notícia

2021-05-13 00:00:00.0

A companhia prevê alcançar ‘a perda líquida nula’ de biodiversidade em 2030, apostando no impacto líquido positivo nos novos desenvolvimentos de infraestruturas

A Iberdrola busca soluções colaborativas para combinar agricultura e pecuária nas usinas fotovoltaicas

  • A Iberdrola — através de seu Programa internacional de Start-ups - PERSEO — busca soluções respeitosas com o meio ambiente para combinar de maneira sustentável a instalação dos parques fotovoltaicos e atividades do setor primário em áreas rurais

A Iberdrola dá mais um passo em seu compromisso com a preservação da biodiversidade nas regiões onde estão localizados seus projetos renováveis. Por isso, a companhia lançou um novo desafio — através de seu Programa internacional de Start-ups - PERSEO — para identificar soluções competitivas e inovadoras que permitam combinar usinas de geração solar fotovoltaica com atividades relacionadas à agricultura, horticultura, pecuária, piscicultura ou apicultura para melhorar o aproveitamento do terreno.

A companhia energética busca soluções inovadoras que permitam a complementaridade e a criação de sinergias entre terrenos destinados a atividades do setor primário e instalações solares fotovoltaicas visando incentivar a economia local. É o que denominamos energia agrovoltaica. Os projetos focam especialmente em regiões que enfrentam o desafio demográfico, ao mesmo tempo que continuam lutando contra as mudanças climáticas e favorecendo a transição energética.

Para a avaliação das propostas serão considerados os custos, a maturidade e a adequação do projeto, a diversidade dos cultivos que podem ser plantados, o impacto positivo na produtividade agrícola ou pecuária e o grau de digitalização da proposta para otimizar a eficiência, entre outras variáveis.

As propostas poderão ser enviadas até 10 de junho e o vencedor será conhecido durante o mês de setembro.


Apoio ao projeto

A Iberdrola proporcionará ao vencedor do desafio o apoio técnico e econômico para testar sua solução. Além disso, facilitará o suporte técnico para testar sua solução, oferecendo acesso aos recursos necessários para validá-la (equipamento, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto), da mesma forma que proporcionará um ambiente real e dados reais para testar a solução.

Se o projeto-piloto tiver sucesso, a Iberdrola também poderá oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução, adotando-a mediante acordos comerciais, assim como o projeto PERSEO poderá inclusive considerar investir na empresa vencedora do desafio.


Energia competitiva e sustentável e equilíbrio do meio ambiente

A Iberdrola integrou plenamente a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas em sua estratégia, demonstrando que é possível combinar eficazmente o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio do meio ambiente.

A companhia prevê alcançar ‘a perda líquida nula’ de biodiversidade em 2030, apostando no impacto líquido positivo em relação aos novos desenvolvimentos de infraestruturas.

A Iberdrola realizou mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade nos últimos três anos, combinando a instalação de projetos renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidando da flora, fauna e do patrimônio natural. O projeto mais recente foi a instalação de colmeias em instalações fotovoltaicas para preservar a biodiversidade e fomentar a economia circular.

A companhia está alinhada ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente relacionados à natureza (ODS 6, 13, 14 e 15) e trabalha para fomentar o desenvolvimento econômico e social, respeitando o meio ambiente.


Perseo: mais de 10 anos inovando

O Programa internacional de start-ups Iberdrola - PERSEO pretende facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e incentivar a criação e o desenvolvimento de um ecossistema global e dinâmico de empresas tecnológicas e empreendedores no setor elétrico. Para tal, aos 70 milhões de euros destinados a essa iniciativa, se somam mais 40 milhões para lançar — através de sua unidade Perseo Venture Builder — empresas industriais inovadoras que trabalhem em novos âmbitos da eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar.

Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu 70 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócio inovadores, focando naqueles que permitem melhorar a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa orientou suas atuações para a análise de oportunidades de negócio e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes no mundo, chegando a analisar 300 empresas por ano e criando um ecossistema de quase 3.000 companhias empreendedoras. Atualmente, esse instrumento de investimento mantém uma carteira de oito empresas.

Acesso a informação legal