Notícia

2021-03-26 00:00:00.0

Junto à Tesela Natura, analisará na usina fotovoltaica de Andévalo como o cultivo de plantas aromáticas aumenta a qualidade do mel, que além disso será comercializado

A Iberdrola instala colmeias em projetos fotovoltaicos para preservar a biodiversidade e promover a economia circular

  • A colocação de polinizadores em instalações renováveis situadas perto de terras agrícolas pode melhorar o rendimento dos cultivos
  • A produção de energia 100% renovável em Andévalo permite desde há meses a fabricação de cerveja sustentável, produzida pela HEINEKEN em suas fábricas na Espanha

A Iberdrola instalou 162 colmeias na usina fotovoltaica de Andévalo, em Huelva (Andaluzia), com o objetivo de preservar a biodiversidade ao redor de seus desenvolvimentos renováveis e proteger uma espécie como as abelhas, enquanto avança na estratégia de descarbonização da economia. A iniciativa, promovida com a Tesela Natura, também contribuirá para o desenvolvimento da economia circular, pois, além de analisar como o cultivo de plantas aromáticas aumenta a qualidade do mel nestas instalações, este produto será comercializado a partir de maio, depois de ser colhido no mato de eucaliptos, milflores, tomilho, alecrim e giesta.

Igualmente, o projeto será desenvolvido em outras usinas fotovoltaicas da Companhia na Espanha e demonstrará também como a colocação de polinizadores em instalações renováveis situadas perto de terras agrícolas pode melhorar o rendimento dos cultivos. Da mesma forma, comprovará a importância do trabalho polinizador das abelhas para a estabilidade dos ecossistemas.

No parque fotovoltaico de Andévalo, as abelhas possuem terreno livre de herbicidas, pois o controle do crescimento das ervas daninhas é feito de forma manual ou com gado. As abelhas polinizam mais de 80% das plantas do planeta e mais de 90 tipos de cultivos diferentes. Atualmente, 75% dos alimentos que consumimos dependem da polinização.

Localizada no território municipal de Puebla de Guzmán, a usina fotovoltaica consta de 150.000 placas fotovoltaicas e evita a emissão de 15.000 toneladas de CO2 para a atmosfera/ano. Do mesmo modo, sua produção de energia 100% renovável contribui desde há meses para descarbonizar o processo de fabricação de cerveja da HEINEKEN em suas quatro fábricas na Espanha.


Energia competitiva e sustentável e equilíbrio do meio ambiente

A conservação da diversidade biológica dos ecossistemas está plenamente integrada na estratégia da Iberdrola, demonstrando que é possível fazer conviver de maneira eficiente o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio do meio ambiente.

A Companhia prevê alcançar ‘a perda líquida nula’ de biodiversidade em 2030, apostando no impacto líquido positivo nos novos projetos de infraestruturas.

A Iberdrola realizou mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade nos últimos três anos, combinando a instalação de projetos renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidando da flora, da fauna e do patrimônio natural.

A Companhia está alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente relacionados com a natureza (os ODS 6, 13, 14 e 15) e trabalha para promover o desenvolvimento econômico e social, respeitando o meio ambiente.

Acesso a informação legal