Notícia

2021-07-07 00:00:00.0

Iberdrola construirá e operará para a empresa Lactalis uma usina fotovoltaica de autoconsumo em sua fábrica de queijo de Villarrobledo (Albacete, Espanha)

  • Satisfará 25 % das necessidades energéticas de seu maior centro de produção de queijos de marcas como El Ventero, Gran Capitán e Don Bernardo
  • O acordo reforça a posição da Iberdrola em termos de soluções renováveis através de contratos bilaterais, que promovem o fornecimento de energia limpa com preços competitivos e estáveis para grandes empresas comprometidas com o consumo sustentável

A Iberdrola e a Lactalis juntam suas forças em suas respectivas estratégias de negócio e sustentabilidade com a assinatura de um acordo de compra e venda de energia renovável de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement) on site. Com este acordo, a Iberdrola fornecerá eletricidade verde (por um período de 15 anos, ampliável a 25 anos) à multinacional de alimentação láctea em sua maior instalação de produção de queijos da Espanha. Dita fábrica está localizada em Villarrobledo (Albacete) com marcas como El Ventero, Gran Capitán e Don Bernardo.

A instalação fotovoltaica estará integrada por 5.796 placas, terá uma potência instalada de 2.300 kWp e ocupará um terreno de aproximadamente 40.000 m2. Entrará em funcionamento em março de 2022 e evitará a emissão na atmosfera de 1.700 t CO2/ano (o equivalente a retirar 594 carros de passeio novos da circulação anualmente ou suprimir as emissões anuais de CO2 de 138 residências) e até 25.000 t CO2 durante os primeiros 15 anos de contrato.

A instalação para o autoconsumo na fábrica de Villarrobledo será construída e operada pela Iberdrola no âmbito de seus empreendimentos tipo smart solutions, concebidos especificamente para clientes. O acordo reforça a estratégia renovável da Iberdrola através de contratos bilaterais, que promovem o fornecimento de energia limpa com preços competitivos e estáveis para grandes empresas comprometidas com o consumo sustentável. Nesse caso, ao ser um PPA on site, também se maximizam as infraestruturas, pois se aproveita a superfície da fábrica.

A Iberdrola é uma referência no âmbito dos PPAs no mundo em todas as suas modalidades e gerencia acordos de compra e venda de energia de longo prazo em mercados como Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, México e Austrália, provenientes de projetos eólicos e fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de mais de 6.500 MW. Na Espanha, a Companhia promoveu essa modalidade com caráter pioneiro junto a empresas de diferentes setores, tais como bancos, telecomunicações, setor da cerveja e da alimentação, setor da distribuição, indústria química e marcas esportivas.

Com este acordo, o Grupo Lactalis avança em seu compromisso de reduzir o impacto de sua atividade no meio ambiente, permitindo que, a partir do primeiro trimestre de 2022, 75 % da energia elétrica consumida na instalação de queijos de Albacete seja de origem renovável (solar e eólica).

O compromisso ambiental é um dos principais pilares do Grupo Lactalis, que continua avançando para implantar iniciativas ecológicas que contribuam para a economia circular. Igualmente, a Empresa realizou progressos importantes na redução do consumo de água, gerenciamento de resíduos e sustentabilidade das embalagens. Todas as fábricas da Lactalis na Espanha atualmente trabalham com combustível limpo. No referente às embalagens, o Grupo continua trabalhando em seu design ecológico, promovendo a utilização de materiais reciclados e que sejam 100% recicláveis.


Energias renováveis para uma recuperação verde

A Iberdrola lidera há duas décadas a transição energética e atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade instalada de energia renovável e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Os investimentos na Espanha em 2025 chegam a 14,3 bilhões de euros, sendo líder no setor renovável com uma capacidade instalada de 17.500 MW, que este plano de investimento elevará a 25.000 MW.

Depois de ter realizado investimentos de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, a Iberdrola é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados no mundo; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de 28 gCO2/kWh, que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma Companhia “neutra em carbono” na Europa em 2030.

Acesso a informação legal