Notícia
A TRIBBU é a plataforma de compartilhamento de carros urbanos mais importante da Espanha
Iberdrola investe na TRIBBU para fomentar uma mobilidade mais eficiente e sustentável
- A companhia de energia elétrica liderou, com um milhão de euros, a mais recente rodada de financiamento dessa startup por meio de seu programa internacional PERSEO
- Cada trajeto compartilhado através do aplicativo gera uma economia de energia certificada, que se traduz em incentivos econômicos para os usuários
- Com o apoio da Iberdrola, a plataforma planeja ultrapassar os 15 milhões de viagens em 2027, evitando a emissão de mais de 60 milhões de toneladas de CO₂
A Iberdrola expande seu portfólio de investimentos em modelos de negócios inovadores e sustentáveis com sua aposta na TRIBBU, a plataforma de compartilhamento de carro urbano (carpooling) mais importante da Espanha. Através de seu programa PERSEO, que há cerca de 20 anos apoia projetos empreendedores com alto potencial de crescimento e impacto positivo, a empresa liderou a última rodada de financiamento da startup com um aporte de um milhão de euros.
Com esta decisão, a Iberdrola reafirma o seu compromisso com soluções inovadoras e sustentáveis que respondem às necessidades sociais, empresariais e industriais. Neste caso, contribui para promover alternativas de mobilidade mais eficientes, acessíveis e respeitadoras do ambiente.
A TRIBBU, anteriormente conhecida como Hoop Carpool, busca ampliar o uso do carro compartilhado para novos públicos. Após concentrar seu foco em empresas e universidades, agora disponibiliza seu aplicativo também a particulares. A plataforma já conta com 55 mil usuários registrados e facilitou mais de meio milhão de viagens. Com o apoio da Iberdrola, prevê-se ultrapassar os 15 milhões de trajetos em 2027, evitando a emissão de mais de 60 milhões de toneladas de CO₂.
A entrada da Iberdrola como parceira estratégica traz apoio financeiro e visão de longo prazo, o que permitirá ampliar o impacto ambiental positivo da TRIBBU. Cada itinerário compartilhado gera economias energéticas certificadas, que se convertem em incentivos econômicos através do sistema de Certificados de Economia Energética (CEE), respaldado pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico (MITECO).
Assim, além da economia de combustível, os motoristas recebem uma média de 1 euro por cada trajeto compartilhado e passageiro, por meio do BBono Energético, oferecido pela plataforma.
Iberdrola, inovação e startups
Em 2024, a Iberdrola destinou 400 milhões de euros para P&D+i, o que a torna a empresa privada de energia que mais investe em inovação no mundo, de acordo com a Comissão Europeia. Esse esforço visa impulsionar a eletrificação, graças à digitalização e automação em todos os negócios e processos, ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, à implementação de tecnologias disruptivas e à inovação com startups, empreendedores e fornecedores.
Em 2008, lançou o PERSEO, seu programa internacional de colaboração com startups. Desde então, apoiou mais de 30 empresas e criou um ecossistema que conta com a participação de mais de 300 startups e empresas emergentes a cada ano.
Através do PERSEO, a Iberdrola promove o desenvolvimento e a implementação de novas soluções que fomentam a melhoria do sistema energético através de investimentos de capital de risco, alianças estratégicas, concursos de inovação e testes-piloto que validam soluções e aceleram a sua integração.