Notícia

2021-11-05 00:00:00.0

Já assinou acordos de compra e venda de energia de longo prazo com mais de 50 empresas, incluindo as Big Tech: Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft

Iberdrola reafirma sua liderança em PPAs com mais de 4.000 MW de energias renováveis vinculados a contratos de longo prazo

  •  O consumo associado a esses PPAs se situa em 8.600 GWh/ano, o que equivale ao consumo de aproximadamente 2 milhões de residências
  • A Companhia reforça sua estratégia de desenvolvimento em projetos de energias renováveis vinculados a contratos bilaterais que promovem um fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis com grandes clientes, os quais estão comprometidos com um consumo sustentável

A Iberdrola continua avançando em sua liderança em prol das energias renováveis vinculadas a contratos bilaterais de longo prazo. A Companhia já possui mais de 4.000 megawatts (MW) de energias renováveis correspondentes a contratos com grandes empresas dos Estados Unidos, Espanha, México, Brasil, Reino Unido e Austrália para a venda de eletricidade de longo prazo (PPA, em suas siglas em inglês).

Ao longo desses últimos anos, a companhia energética impulsionou esse tipo de contratos, assinando acordos com mais de 50 multinacionais, incluindo entre elas as 5 Big Tech: Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft.

Esse tipo de acordos abre muitas oportunidades para o desenvolvimento dos projetos de energias renováveis que estão transformando o presente e o futuro energético na Espanha e contribuindo para a recuperação econômica. Os contratos de compra e venda de energia de longo prazo proporcionam estabilidade aos investimentos e se converteram em uma excelente ferramenta para gerenciar o fornecimento elétrico de grandes consumidores comprometidos com um consumo limpo e sustentável. Os PPAs demonstram a competitividade das energias renováveis e sua capacidade para fornecer energia com preços acessíveis e estáveis.


Fortalecendo a descarbonização na Espanha

O Grupo liderado por Ignacio Galán deu início a esse modelo de contratos de energias renováveis de longo prazo nos Estados Unidos. Por meio de sua filial (AVANGRID) se posiciona como o terceiro operador de energias renováveis nesse país. Começou a desenvolver esse tipo de acordo há mais de uma década, tendo assinado PPAs do outro lado do Atlântico com mais de 10 empresas norte-americanas.

Na Espanha, a Companhia promoveu essa modalidade de contratos de forma pioneira com empresas de diferentes setores: bancos, telecomunicações, setor cervejeiro, distribuição, marcas esportivas e indústria farmacêutica. Um dos mais recentes é o da Danone España, que se aliou à Iberdrola para promover a criação da maior usina fotovoltaica da Europa. O acordo garante o fornecimento de eletricidade verde de longo prazo para todas as fábricas da Danone e suas fontes na Espanha (Barcelona, Astúrias, Girona, Guadalajara, Granada, Madri e Valência), assim como aos seus centros logísticos e escritórios. Os fornecedores da Danone, Graham Packaging e Salvesen Logística também aderiram a essa parceria.

Mais informações: Sabe o que é um PPA e quais são suas principais vantagens?


Liderando o combate contra as mudanças climáticas

A Iberdrola continua avançando em sua estratégia de sustentabilidade, baseada na eletrificação da economia e voltada para a luta contra as mudanças climáticas e a criação de riqueza e empregos nas comunidades onde está presente.

A Companhia – principal parceira através da ScottishPower da COP26, que acontece em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021 – é líder em financiamento verde e sustentável, com 35,8 bilhões de euros e primeira emissora corporativa de bônus verdes no mundo. Em setembro suas emissões próprias de CO2 registraram uma redução de até 53 g/kWh e mantém seu objetivo de se converter em uma empresa neutra em emissões até 2030 na Europa.

Nas duas últimas décadas, a Companhia investiu 120 bilhões de euros em energias renováveis, redes elétricas inteligentes e armazenamento energético. Seu plano de investimento até 2030, que alcança a cifra de 150 bilhões de euros, lhe permitirá triplicar sua capacidade instalada de geração de energia renovável para quase 100.000 MW.

Acesso a informação legal