Notícia

2021-02-02 00:00:00.0

Estruturado em duas tranches, o cupom pago em ambas é o mais baixo conseguido até hoje pelo grupo para um híbrido: 1,45 % para a primeira e 1,825 % para a segunda

Iberdrola realiza a maior emissão de bônus híbrido verde da história no valor de 2 bilhões de euros

  • Em apenas um mês, cumpre o objetivo fixado em seu plano estratégico apresentado em novembro, quando se comprometeu com a emissão de operações híbridas durante 2021 no valor de 2 bilhões de euros
  • Os fundos obtidos serão destinados ao financiamento dos parques eólicos offshore Saint Brieuc (França) e Baltic Eagle (Alemanha), no âmbito do plano de investimentos de 75 bilhões de euros previsto pelo grupo para o período 2020-2025
  • Com essa operação, cuja demanda ultrapassou a cifra de 10 bilhões de euros, o volume de financiamento verde vivo da companhia supera os 15 bilhões de euros e a Iberdrola se consolida como o maior grupo emissor de bônus verdes do mundo

A Iberdrola realizou hoje a maior emissão de bônus híbrido verde da história, no valor de 2 bilhões de euros. O volume de demanda e as condições da operação demonstram novamente a grande confiança do mercado e dos investidores na solidez e solvência dos planos de negócio e de crescimento da companhia energética.

A operação foi estruturada em duas tranches, ambas perpétuas, mas com uma data de recompra: após 6 anos na primeira tranche, e após 9 na segunda. Posteriormente, poderá recomprá-las com periodicidade anual em cada caso, coincidindo com a data de pagamento dos cupons.

O cupom ficou fixado em 1,45 % e em 1,825 %, respectivamente. Ambos estão situados abaixo do cupom mínimo pago até a data pela companhia em uma operação dessas características (1,874 % na tranche a 5,5 anos emitida no último mês de novembro). Essas condições são muito vantajosas ao tratar-se de um instrumento subordinado, cuja amortização e pagamento de cupons dependem da decisão do emissor.

O montante de 2 bilhões de euros coincide com as necessidades estabelecidas para este ano de 2021 conforme o plano investidor da Iberdrola em relação a esse tipo de financiamento. Portanto, em apenas um mês, o grupo já tinha cumprido seu objetivo nesse sentido para o presente exercício. Dessa forma, a Iberdrola continuará mantendo uma excelente saúde financeira. Cabe destacar que 50 % dos bônus híbridos computam como capital de acordo com a metodologia das principais agências de classificação de risco de crédito, portanto, essa operação também contribui para manter as notações de crédito do grupo.

A demanda registrada refletiu o enorme interesse do mercado, superando o valor de 10 bilhões de euros, ou seja, mais do que quintuplicou a oferta inicial. Isso foi possível graças à participação de mais de 380 investidores qualificados de diversas nacionalidades. A colocação ficou a cargo do Citi, BBVA, Bank of America, Goldman Sachs, Credit Suisse, Santander, Natixis e Natwest, entre outros.

Os fundos obtidos serão utilizados para financiar e refinanciar os parques eólicos offshore de Saint Brieuc (França), que terá uma potência instalada de 496 MW, e Baltic Eagle (Alemanha), com uma capacidade de 476 MW.

Esses projetos fazem parte do plano de 75 bilhões de euros de investimento lançado pela Iberdrola para o período 2020-2025. Desse montante, a maior parte irá para o crescimento em energias renováveis – para dobrar sua capacidade e chegar a 60 GW em 2025 –, novas redes inteligentes e maior capacidade de armazenamento, portanto, 80 % do plano corresponderia a investimentos sustentáveis de acordo com os critérios da União Europeia.


Iberdrola reafirma sua liderança mundial em financiamento verde

Com essa nova emissão, a companhia presidida por Ignacio Galán continua reafirmando sua liderança em financiamento sustentável, com mais de 24 bilhões de euros vivos, dos quais mais de 15 bilhões de euros correspondem a financiamento verde, e cerca de 9 bilhões, a linhas de crédito sujeitas a critérios de sustentabilidade. A operação de hoje permite afirmar que a Iberdrola é o maior grupo emissor de bônus verdes do mundo.

Os projetos aos quais serão destinados os recursos obtidos com esse tipo de colocação estão alinhados aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, nos quais a Iberdrola foca seus esforços: o número 7 (Energia limpa e acessível) e o número 13 (Ação contra a mudança global do clima).

O caráter verde da emissão e a aplicação dos fundos foram validados pela Vigeo Eiris, especialista líder na Europa em avaliação de empresas e organizações relativamente às suas práticas e comportamento em áreas ligadas ao meio ambiente, responsabilidade social e boa governança.

 

 

 

Acesso a informação legal