Notícia
2025-05-09 13:54:00.0 - 2025-05-09 13:54:00.0 UTC +02:00Iberdrola vende 100% de seu negócio de medidores inteligentes no Reino Unido por 1,06 bilhão de euros
- A empresa segue com sua estratégia de parcerias e desinvestimentos, acumulando mais de 10 bilhões de euros em operações.
- A previsão é que o negócio seja concluído no terceiro trimestre de 2025.
A Iberdrola assinou um acordo com a Macquarie, um grupo global de serviços financeiros com sede na Austrália, para vender 100% da empresa de medidores inteligentes que é de sua propriedade no Reino Unido – a SP Smart Meters Assets Limited, SPSMAL –.
De acordo com os termos do acordo, a avaliação da empresa é de aproximadamente 900 milhões de libras – cerca de 1,06 bilhão de euros com a cotação atual –. A transação, que está sujeita à aprovação da autoridade de concorrência do Reino Unido, deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2025.
A SP Smart Meters Asset, com sede no Reino Unido, gerencia atualmente 2,7 milhões de medidores. A Macquarie é um dos maiores fornecedores independentes de medidores elétricos no Reino Unido. Estabelecida em 2003, a companhia opera mais de 10 milhões de medidores no país, incluindo 7,5 milhões de medidores inteligentes e 2,5 milhões de medidores tradicionais em todo o Reino Unido. A empresa forneceu mais de 1,5 bilhão de libras em financiamento para apoiar o aumento de medidores inteligentes na Grã-Bretanha.
Até o final de 2024, foram instalados 38 milhões de medidores inteligentes em residências e pequenas empresas no país com o apoio do Programa de Implementação de Medidores Inteligentes, liderado pelo órgão regulador de energia do Reino Unido (Ofgem).
Parcerias para crescer
A transação faz parte da estratégia da Iberdrola de rotação de ativos não estratégicos. Considerando o Plano Estratégico 2024/2026, a Iberdrola já supera os 10 bilhões de euros em operações de aliança e desinvestimentos. Este acordo é o segundo maior desinvestimento na história da Iberdrola, após a venda das usinas de ciclo combinado no México em 2024.
A política de alianças da Iberdrola é uma estratégia para acelerar seu crescimento e promover a eletrificação da economia, mantendo sua solidez financeira. Nos últimos meses, a empresa fechou as seguintes parcerias:
- Recentemente, a Iberdrola firmou com a Kansai uma aliança em energia eólica marinha, com um investimento de 1,28 bilhão de euros no Mar Báltico.
- A Iberdrola expandiu sua parceria com o fundo GIC, de Singapura, no Brasil, e vendeu 50% de Itabapoana Transmissão.
- Concluiu a venda de Maine Natural Gas por cerca de 90 milhões de dólares para a energética americana Unitil.
- Realizou a venda da usina hidrelétrica Baixo Iguaçu.
- Adquiriu a distribuidora britânica ENW, avaliada em 5 bilhões de euros.
- Concluiu a fusão com a Avangrid, após adquirir os 18,4% restantes que não controlava, para fortalecer seu negócio de redes elétricas nos EUA.
- Vendeu, em fevereiro de 2024, mais de 8.400 MW de usinas de ciclo combinado a gás no México por 6,2 bilhões de dólares.
- A Iberdrola assinou, em dezembro de 2023, um contrato estratégico com a Masdar para investir conjuntamente até 15 bilhões de euros em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, sendo o primeiro passo dessa parceria o acordo para o parque eólico offshore Baltic Eagle, na Alemanha.
- Em abril de 2023, a empresa firmou com o GIC uma aliança para a expansão das redes de transmissão no Brasil, com um investimento de 430 milhões de euros.
- A Iberdrola e a BP lançaram, em março de 2023, uma joint venture para implantar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e Portugal, além de constituírem uma joint venture 50/50 para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de 25 MW, que será a maior usina da Espanha.
- Em janeiro de 2023, assinou uma aliança com o Norges Bank para investir conjuntamente em energias renováveis, que, após ampliação, alcançará 2.500 MW.
- A Iberdrola e a MAPFRE continuam avançando em sua parceria estratégica ao incorporar 150 novos MW por meio de uma empresa conjunta, que já conta com 450 MW.
- Além disso, a Iberdrola assinou uma parceria com a Energy Infrastructure Partners para investir de forma conjunta no parque eólico Wikinger e ampliar seu portfólio de energia eólica offshore.