Notícia

2023-11-16 16:29:00.0

Ignacio Galán é escolhido pela Time como um dos líderes mundiais na luta contra as mudanças climáticas

  • A publicação inclui o presidente executivo da Iberdrola em sua primeira lista Climate, que reconhece os 100 líderes mais inovadores do mundo à frente de empresas que lutam contra as mudanças climáticas.

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, foi escolhido pela Time como um dos líderes mais inovadores do mundo na luta contra as mudanças climáticas. Para elaborar o ranking Time100 Climate, a publicação americana avaliou uma série de fatores, como as ações para frear os problemas climáticos, os resultados de suas medidas e sua influência.

Sob a liderança de Ignacio Galán, a Iberdrola é um exemplo de antecipação da transição energética. Nas últimas duas décadas, a empresa investiu 150 bilhões de euros no desenvolvimento de energias renováveis e redes elétricas, o que lhe permitiu estar na vanguarda da revolução energética e oferecer um modelo de negócio sustentável e competitivo que gera valor para a sociedade. Esse compromisso com o planeta colocou a empresa entre as três maiores empresas elétricas do mundo em termos de capitalização e na liderança do setor com sua ambição climática.

O firme compromisso com as energias renováveis levou a companhia a liderar o setor com mais de 41.000 MW de capacidade limpa, ao mesmo tempo em que supervisionou o fechamento de suas usinas de carvão e óleo combustível em todo o mundo, que tinham quase 7.500 MW de capacidade instalada.

Graças ao seu compromisso com o meio ambiente, as emissões da Iberdrola já são 75% menores do que as de seus pares europeus, e a empresa pretende alcançar a neutralidade de carbono para os Escopos 1 e 2 até 2030 e emissões líquidas zero até 2040 para todas as suas atividades.

De acordo com Galán, o objetivo da empresa é acelerar a eletrificação investindo em infraestruturas de geração renovável, redes, armazenamento e hidrogênio verde. Assim, com o desenvolvimento de energias limpas, evita-se uma pior consequência do aquecimento global para as sociedades, aumenta-se a autossuficiência e a segurança do fornecimento de energia e geram-se novas oportunidades de industrialização e emprego. O compromisso da empresa de energia está refletido em seu plano estratégico de 2023 a 2025, que prevê investimentos adicionais de 47 bilhões de euros, 27 bilhões dedicados a redes e outros 17 bilhões para continuar promovendo a luta contra as mudanças climáticas.

A lista completa está disponível em time.com/time100-climate.