Notícia

2020-11-10 00:00:00.0

Consideradas como prioridade estratégica para o crescimento sustentável da companhia

Primeiro Relatório sobre Diversidade e Inclusão da Iberdrola: igualdade salarial, acessibilidade, vocações STEM e diversidade na cadeia de valor

  • O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, afirma que “o grande fator diferenciador para o sucesso das empresas no século XXI é o talento. Uma empresa diversa e inclusiva atrai e retém melhor o talento e é mais inovadora, tornando-se assim mais produtiva e mais aberta à sociedade onde presta seus serviços”
  • A companhia — cujo quadro de pessoal é composto por 64 nacionalidades e onde convivem mais de 4 gerações — alcançou em 2019 a igualdade salarial entre homens e mulheres
  • Ultrapassa em mais de 4 vezes o índice de horas de treinamento recebido por funcionário em relação a empresas comparáveis, principalmente companhias de energia
  • Em 2022, pelo menos 70 % de seus principais fornecedores estarão sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável, incluindo critérios de diversidade e inclusão

A Iberdrola prepara a criação de um ambiente de trabalho onde seus funcionários sejam um verdadeiro reflexo da sociedade e onde sejam geradas oportunidades para que todos possam desenvolver seu potencial ao máximo. É o que expõe o primeiro Relatório de Diversidade e Inclusão 2019 que compila as iniciativas desenvolvidas pela empresa nestas matérias, consideradas como uma prioridade estratégica para o crescimento sustentável da companhia, junto às suas equipes, clientes, fornecedores e comunidades onde está presente.

No referido relatório, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, afirma que o grande fator diferenciador para o sucesso das empresas no século XXI é o talento. Por isso, contar com uma equipe diversa e com uma cultura que promova a inclusão é imprescindível para qualquer grupo que ambicione encarar os desafios de uma realidade em constante mudança”. E acrescenta: “Uma empresa diversa e inclusiva atrai e retém melhor o talento e é mais inovadora, tornando-se assim mais produtiva e mais aberta à sociedade onde presta seus serviços”.

A diversidade e a inclusão são consideradas uma prioridade estratégica para o crescimento sustentável da empresa. De fato, a companhia incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na remuneração variável: dessa forma, por exemplo, seu Bônus Estratégico 2020-2022 está alicerçado em um objetivo de tipologia financeira e de negócio, mas também de contribuição para os ODS.


100 % de igualdade salarial entre homens e mulheres

Em 2019, o quadro de pessoal da Iberdrola era composto por mais de 35.000 trabalhadores de 64 nacionalidades, convivendo mais de 4 gerações. No grupo, a presença de mulheres que ocupam cargos de direção foi de 20 %; um peso que a companhia deseja aumentar gradativamente para chegar a 30 % até 2025. Nos últimos cinco anos houve avanços significativos nesse âmbito – apesar de se tratar de um setor com presença reduzida de mulheres – aumentando em 31,3 % o número de mulheres em cargos de direção. No âmbito de seu Conselho de Administração, 43 % era composto por mulheres em 2019, ultrapassando o estabelecido no Código de Boa Governança das Empresas Listadas da Comissão Nacional de Valores da Espanha (CNMV), e seus membros eram de cinco nacionalidades.

Nos últimos anos, a Iberdrola continuou promovendo a igualdade salarial entre homens e mulheres em sua Política de igualdade de oportunidades e conciliação, contemplando uma remuneração igualitária pelo mesmo trabalho e a revisão salarial com critérios comuns para ambos os gêneros. Atualmente, a remuneração anual média total das mulheres é superior à dos homens: 50.086 euros contra 47.614 euros no caso dos homens em 2019.

A companhia está comprometida com a criação de uma cultura que promova a diversidade e a inclusão e desenvolveu processos e sistemas que fomentem práticas e comportamentos alinhados a esta estratégia. Para tal, conta com um caixa de correio de denúncias. Em 2019 foram recebidas 33, das quais 6 deram origem à uma advertência, criando-se uma comissão para incentivar e acompanhar os avanços em diversidade e inclusão.

Entre as melhores práticas de inclusão do grupo na Espanha, podemos mencionar a jornada contínua implantada desde 2007 e outras medidas superiores às estipuladas pela lei de licença-maternidade e paternidade e afastamentos. No Reino Unido, a Scottish Power desenvolve o programa Breaking Barriers que oferece qualificação reconhecida e experiência profissional para jovens com dificuldades de aprendizagem. No Brasil, a Escola de Eletricistas para mulheres lançada pela Neoenergia oferece-lhes capacitação com um treinamento específico para promover sua participação no mercado de trabalho do setor elétrico. Outro exemplo é o México e seu programa Impulso STEM que promove o ingresso da juventude de Oaxaca, especialmente mulheres, nos cursos de engenharia.   Nos Estados Unidos, a Avangrid fomenta a inclusão de veteranos de guerra através de diferentes programas.

Da mesma forma, entre os princípios de sua cultura empresarial está o impulso multinacional mediante um programa de mobilidade, junto à criação de equipes de diferentes culturas e localizações. A Iberdrola também trabalha em prol da diversidade funcional, desenvolvendo ações de conscientização, e está empenhada em incentivar a diversidade em todas as suas formas através de uma força de trabalho multinacional e inclusiva, incorporando aspectos de identidade e orientação sexual (coletivo LGBTQI+).


Proteção a clientes vulneráveis e eletricidade para todos

No âmbito dos clientes, sua Política geral de desenvolvimento sustentável compromete-se a prestar atenção aos clientes economicamente desfavorecidos ou em qualquer outra situação de vulnerabilidade, estabelecendo procedimentos de proteção específicos e colaborando para facilitar o acesso contínuo ao fornecimento de energia. Também dispõe de serviços exclusivos para clientes com deficiências. Por exemplo, o ComunicA oferece um serviço pioneiro de vídeo-interpretação em língua de sinais em seu serviço de atendimento ao cliente e, em outros mercados, como o britânico e o americano, proporciona programas de tradução e atendimento a clientes com dificuldades para se expressar em inglês ou para os de fala hispânica.

Através do programa Eletricidade para todos, até 2030, a Iberdrola pretende levar eletricidade para mais de 16 milhões de pessoas de grupos sociais vulneráveis que atualmente não têm acesso a essa fonte de energia. Desde o lançamento dessa iniciativa em 2014, o programa beneficiou 7 milhões de pessoas em diferentes países do mundo. No México, o projeto Luzes da Esperança levará energia elétrica para 30 comunidades rurais da região de Huasteca Potosina (México) através da instalação de painéis solares em moradias, escolas, centros de saúde e espaços comunitários.


Fornecedores sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável

A Iberdrola considera que um fornecedor estratégico deve estar alinhado aos seus padrões de desenvolvimento sustentável, em matéria de direitos humanos, códigos de conduta, padrões de saúde e segurança e estratégia ambiental.

Em 2019, a companhia lançou um novo modelo de avaliação de fornecedores no âmbito da sustentabilidade e revisou o desempenho em termos de diversidade e inclusão das empresas colaboradoras que representaram mais de 5 bilhões de euros das compras realizadas no exercício. Entre os vários aspectos analisados, podemos citar a porcentagem de mulheres contratadas, a existência de políticas de promoção da igualdade, diversidade e inclusão, o incentivo e desenvolvimento de medidas destinadas a facilitar a conciliação da vida pessoal e profissional e a desigualdade salarial. 

Nesse contexto, a companhia fixou um ambicioso objetivo para conseguir que pelo menos 70 % de seus principais fornecedores estejam sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável em 2022.

A Iberdrola também promoveu as compras de empresas com menos de 5 anos de existência, mostrando seu apoio ao empreendimento. Também se compromete a aumentar as compras de empresas com grupos diversos e a ajudar as pequenas empresas que possam estar em desvantagem para competir nos mercados internacionais. Na Espanha e nos Estados Unidos, o volume de compras de empresas de grupos diversos chegou a 95,3 milhões de euros em 2019.


Talento e diversidade em disciplinas STEM

A Iberdrola desenvolve há anos inúmeras iniciativas que visam apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres, promover a igualdade de oportunidades através do esporte feminino e apoiar grupos em risco de exclusão social, entre outras iniciativas.

No Brasil, a Neonergia lançou a Escola de Eletricistas para capacitar mulheres com formação específica, visando incentivar sua participação no mercado de trabalho do setor elétrico.

Através de sua filial no México, o grupo Iberdrola desenvolveu em 2019 o primeiro fórum Mulheres com Energia, onde 40 trabalhadoras gerentes de equipes e com um alto potencial de desenvolvimento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e ideias. A ScottishPower, por sua vez, é membro da POWERful Women, uma iniciativa para avançar na diversidade de gênero no setor energético.

O incentivo ao esporte praticado por mulheres se tornou uma alavanca fundamental para a Iberdrola, assim como a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, sendo um de seus valores essenciais. A Iberdrola se tornou em 2016 a primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a companhia patrocina 16 federações. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Em 2019, um total de 7.489 voluntários da Iberdrola participou de projetos sociais pensados para a integração de grupos vulneráveis e o desenvolvimento sustentável. Na Espanha, por exemplo, a iniciativa Luzes e Ação — realizada junto à Fundação Tomillo — promove a formação em eficiência energética e fomenta a empregabilidade de jovens provenientes de ambientes desfavorecidos. No Brasil e no México, seus voluntários participam do programa global INVOLVE, ministrando formação em novas tecnologias para jovens em risco de exclusão social.

Acesso a informação legal