Notícia

23.11.2022

Somos a primeira empresa com a certificação de Estratégia de Compras Sustentáveis da AENOR

  • A empresa destinou em 2021 mais de 10 bilhões de euros, o que representa 82,5% do total concedido, a fornecedores que superaram os níveis de sustentabilidade estabelecidos por seu sistema de gestão de compras sustentáveis
  • O reconhecimento da AENOR ratifica o compromisso da Iberdrola em assegurar que o ciclo de vida de seus serviços e produtos tenha o maior impacto positivo em termos ambientais, sociais e econômicos

A Iberdrola está comprometida com a sociedade e, por esta razão, deu um novo passo adiante ao obter a certificação de Estratégia de Compras Sustentáveis concedido pela AENOR, baseado na norma ISO 20400:2017, onde foi verificada a responsabilidade da empresa em assegurar que o ciclo de vida de cada produto ou serviço tenha o maior impacto positivo em termos ambientais, sociais e econômicos. 

A certificação foi apresentada por Rafael García Meiro, CEO da AENOR, a Asís Canales, Diretor Global de Pessoas e Serviços do grupo Iberdrola, em cerimônia realizada na sede da empresa de energia em Bilbau.

Asís Canales declarou que "é o auge de nossa estratégia de desenvolvimento sustentável da cadeia de abastecimento. Há muitos anos que realizamos atividades na área de fornecedores, do ponto de vista da sustentabilidade, e o fato de que esta nova certificação agora existe e que sejamos pioneiros em tê-lo, de certa forma confirma que o caminho que tínhamos tomado era o certo".

Por sua vez, Rafael García Meiro explica que "na AENOR temos trabalhado em soluções que ajudam as empresas que buscam fazer de seu compromisso com a sustentabilidade um fator diferencial competitivo. Desenvolvemos a certificação de Estratégia de Compras Sustentáveis, pois a compra é um poderoso instrumento para ampliar a ação dos ODSs nas empresas; promovendo a sustentabilidade transversal em toda a cadeia de valor. Nesta linha, a auditoria realizada pela AENOR mostrou que o sistema de gestão de compras sustentáveis implementado pela Iberdrola está em conformidade com as melhores práticas atuais".  

De fato, a certificação AENOR mostra que a Iberdrola incorporou de maneira efetiva uma visão de sua cadeia de fornecimento focada na sustentabilidade, favorecendo uma interação "de ida e volta" com os fornecedores e os Stakeholders internos da companhia de forma contínua e transparente, graças às ferramentas digitais implementadas que facilitam a gestão dos processos de compra, a gestão de risco e o cumprimento das diretrizes de governança da empresa. 

O alcance global desta certificação, que se aplica a todas as áreas de atividade da empresa em qualquer parte do mundo, fez com que em 2021 a Iberdrola tenha destinado 10,827 bilhões de euros (82,5% do total concedido) a fornecedores que superaram os níveis de sustentabilidade estabelecidos por seu sistema de gestão de compras sustentáveis.

A Iberdrola também impulsiona a sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento, propondo planos de melhoria personalizados aos fornecedores que não estão nos níveis apropriados de sustentabilidade, para uma relação de longo prazo. Nos últimos 12 meses, foram apresentados mais de 500 planos, e em mais de 50% dos casos esses fornecedores melhoraram ao ponto de serem considerados sustentáveis.

A empresa de energia tem um modelo de avaliação de fornecedores baseado em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Assim, a Iberdrola considera 43 fatores para calcular a pontuação do ESG de cada um de seus fornecedores, incluindo o cumprimento dos direitos humanos, a gestão dos riscos derivados das mudanças climáticas, a estratégia de economia circular e a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

A conquista desta importante certificação pelo grupo Iberdrola é parte de seu compromisso global com a qualidade, que envolve a excelente gestão de todos os processos e recursos como uma alavanca essencial para a criação de valor para as pessoas: acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e outras partes interessadas da sociedade.

Auditoria

A auditoria realizada pela AENOR avaliou as ferramentas digitais que orientam o processo de compra como a melhor opção para minimizar os riscos para a organização. Além disso, o uso de ferramentas de BI (Power BI, boots, etc.) permite que o pessoal dos departamentos de compras se concentre na gestão de cada proposta, com uma análise quase ao mesmo tempo dos dados e facilitando a tomada de decisões e a elaboração de relatórios. Da mesma forma, a organização publica anualmente um Relatório de Sustentabilidade onde explica suas políticas de governança com ênfase em suas interações e impactos com suas partes interessadas. Há também uma Política de Compras que articula as diretrizes de governança da empresa com respeito a gastos e o nível de conformidade legal exigido de fornecedores e partes interessadas internas, estabelecendo como padrão a gestão sustentável da cadeia de fornecimento.

De acordo com a auditoria, a Iberdrola possui um scorecard interno que integra o desempenho do fornecedor em termos de custo, tempo e risco do fornecedor, e possui um processo digital robusto de fornecedores que afeta aspectos econômicos, estruturais, de capacidade, responsabilidade e sustentabilidade. Uma cultura de sustentabilidade e gestão responsável de fornecedores é promovida dentro da organização em todos os níveis, incluindo a alta administração, um Código de Ética e Conduta para funcionários e fornecedores é público e acessível, e os Termos e Condições do Contrato são transparentes, públicos e acessíveis.

A certificação de Gestão de Compras Sustentáveis da AENOR, baseado na norma ISO 20400:2017, permite aos clientes integrar em uma certificação uma estratégia de ação alinhada com a Sustentabilidade, destacar a execução real dos compromissos da ESG com investidores ou com a sociedade, minimizar riscos ao longo da cadeia de valor, envolver toda a estrutura empresarial dentro da cadeia de fornecimento e antecipar as disposições legais que estão sendo desenvolvidas, tais como a Diretiva de Due Diligence, ou responder às exigências específicas que estão começando a ser incluídas para se apresentar a certas ajudas.

Iberdrola, comprometida com os ODS

A Iberdrola incorpora de forma plena em sua estratégia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovada em setembro de 2015.

Em linha com sua atividade, a Iberdrola concentra seus esforços no fornecimento de energia acessível e não poluente (ODS 7) e na ação climática (ODS 13). Ao obter a certificação AENOR Procurement Sustentável, a Iberdrola também contribui para o cumprimento do ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 12 (produção e consumo responsáveis) e 17 (parcerias para atingir os objetivos).

Além disso, o grupo contribui diretamente para garantir água limpa e saneamento (ODS 6), é a principal utility da União Europeia por volume de investimento em P&D&I (ODS 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (ODS 15) e contribui indiretamente para as outras ODS.