Notícia

06.04.2022

Volkswagen e Iberdrola, juntos em Bilbau pela mobilidade sustentável

  • Os presidentes das duas empresas inauguram no Museu Guggenheim uma exposição de Norman Foster sobre o passado e o futuro do automóvel

Hoje, no Museu Guggenheim de Bilbau, foi inaugurada a exposição ‘Motion. Autos, Art, Architecture’, um projeto complexo com curadoria de Norman Foster que percorre mais de um século da criação de automóveis em uma viagem por 38 veículos que são obras fantásticas devido a sua criatividade e até mesmo sua raridade. Esta exposição envolve 15 escolas de design de quatro continentes e representa uma síntese da mobilidade do passado e do compromisso com a sustentabilidade do transporte no presente e no futuro.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, participaram do evento em uma demonstração do compromisso de ambas as entidades e de sua aliança em prol da mobilidade sustentável. Trata-se de uma área que, como mostra a exposição, vem apresentando uuma forte tendência à eletrificação, que a indústria automotiva compartilha com tantos outros setores produtivos, juntamente com o uso de novas tecnologias digitais, inovação em design e maximização do cuidado com o meio ambiente através das energias renováveis e da economia circular.

Neste evento, o presidente da Iberdrola se referiu ao novo relatório sobre a crise climática do painel de especialistas das Nações Unidas (IPCC), lembrando que "temos apenas um planeta e que temos a tecnologia e a inteligência para protegê-lo". Ignacio Galán também lembrou que viveu muitas crises energéticas e reafirmou que "a Europa tem agora a grande oportunidade de uma estratégia energética para ser autossuficiente". 

Por sua vez, o presidente da Volkswagen enfatizou que "graças à alternativa da eletrificação sustentável, muitos campos estão se abrindo para novos negócios e empregos". Os palestrantes enfatizaram como os primeiros veículos a motor eram uma solução para a limpeza das cidades. Agora, com a solução do veículo elétrico, também é dada uma resposta aos problemas de saúde causados pela poluição nas cidades.

O mundo da mobilidade é muito mais do que transporte: é arte, emoção, velocidade e design. Cada veículo da exposição também reflete a personalidade e a cultura dos países nos quais foi fabricado. ‘Motion. Autos, Art, Architecture’ apresenta pela primeira vez muitas de suas criações a um grande público, pois nunca deixaram as coleções privadas ou instituições públicas às quais pertencem.