Com o Museu Thyssen-Bornemisza

MUSEO THYSSEN-BORNEMISZA

Tornamos o Museu Thyssen mais acessível

A Iberdrola, por meio de sua fundação, colabora com o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza em iniciativas de inclusão social que visam tornar acessível a participação de crianças, jovens e adultos conforme suas necessidades específicas.

Entrada do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza (Madri).
Entrada do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza (Madri).

O mais recente exemplo da colaboração entre o museu Link externo, abra em uma nova aba. e a Iberdrola, através de sua fundação na Espanha, é Tejiendo vidas, contando cuadros (Tecendo vidas, contando quadros), um romance gráfico de fácil leitura que oferece um passeio muito especial pelas coleções do museu a partir da biografia de diferentes pessoas. A publicação do artista e narrador gráfico Aitor Saraiba foi construída a partir da seleção de obras e narrativas vitais dos participantes.

A obra faz parte do Novela Gráfica Link externo, abra em uma nova aba. (Romance Gráfico), um projeto de acessibilidade cognitiva de fácil leitura, com caráter inclusivo, criado pela Área de Educação do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza com o apoio da Fundação Iberdrola España e a colaboração da AMÁS Fácil (serviço de leitura fácil do Grupo AMÁS).

Outro exemplo é Museu Fácil Link externo, abra em uma nova aba., o primeiro guia de leitura fácil da Coleção Thyssen-Bornemisza. Esse projeto de caráter inclusivo permite a adaptação textual, visual e do design das publicações para potencializar a acessibilidade cognitiva para os diversos grupos com dificuldades de compreensão de leitura.

Uma equipe de pessoas com dificuldades de compreensão de leitura participou da seleção e validação do conteúdo do 'Museu Fácil'.

Para a sua elaboração, criou-se um time de trabalho ao qual foram incluídas pessoas com dificuldades de leitura pertencentes a diferentes coletivos de diversidade funcional e intelectual.

O patrocínio da Empresa permitiu que o veterano programa Feito sob Medida Link externo, abra em uma nova aba. fosse gratuito para seus participantes. A atividade, que nasceu há 10 anos, permite que todas as pessoas participem de projetos adaptados às suas necessidades, equiparando os direitos de todos os visitantes através das propostas da Área de Educação do museu.

Igualmente, a Iberdrola também participou do patrocínio de algumas exposições do museu como Sorolla e a moda Link externo, abra em uma nova aba., realizada juntamente com o museu Sorolla, com o qual também colabora.