Notícia

25.07.2023

Assinamos um novo empréstimo verde com garantia de 500 milhões de euros com o Citi e a Eksfin

  • A empresa melhora sua posição de liquidez a um preço competitivo com a cobertura da agência norueguesa de crédito à exportação Eksfin.
  • O empréstimo faz parte da estratégia da empresa de alavancar suas fontes de financiamento multilaterais, apoiadas por agências de crédito e bancos de desenvolvimento.
     

A Iberdrola fortalece sua posição de liquidez com um novo empréstimo verde de 500 milhões de euros concedido pelo Citi e parcialmente garantido pela Agência Norueguesa de Crédito à Exportação (Eksfin). Esse é o primeiro empréstimo garantido pela Eksfin a uma empresa espanhola de energia. O empréstimo, com um vencimento médio de nove anos, permite que a Iberdrola estenda a duração de sua dívida a um preço competitivo e faz parte da estratégia de financiamento da empresa para diversificar sua estrutura de dívida.

Os fundos devem ser usados para a construção e o desenvolvimento do parque eólico offshore East Anglia Three. Esse parque terá uma capacidade de 1.400 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências com energia limpa, mais do que as populações de Liverpool e Glasgow juntas.  

Além de termos de longo prazo muito vantajosos, o empréstimo tem um período de saque de 24 meses, proporcionando liquidez ao Grupo. Isso aumentará o colchão da Iberdrola, que no final do primeiro trimestre era de mais de 21 bilhões de euros. 

A transação fortalece a relação da Iberdrola com seus parceiros noruegueses. A Iberdrola está ativamente envolvida no desenvolvimento eólico offshore na Noruega com a TotalEnergies e a Norsk Havvind.

A Iberdrola também tem uma aliança estratégica com o fundo soberano norueguês, administrado pelo Norges Bank Investment Management, para co-investir em 1.265 MW de nova capacidade renovável na Espanha - 20% eólica e 80% fotovoltaica - e está trabalhando em 500 MW adicionais para a Península Ibérica. Por sua vez, o fundo soberano é um dos principais acionistas da Iberdrola, com uma participação de mais de 3% há mais de sete anos Por sua vez, o fundo soberano tem sido um dos principais acionistas da Iberdrola, com uma participação de mais de 3% há mais de sete anos.

A Eksfin é a Agência Norueguesa de Exportação, um órgão público com classificação triplo A, a mais alta classificação de crédito possível de acordo com as agências de classificação de crédito. A entidade desempenha funções equivalentes às da espanhola Cesce, que já garantiu um empréstimo de 500 milhões de euros para a Iberdrola, e da dinamarquesa EKF, que garantiu um empréstimo de 1 bilhão de euros para a empresa de energia. 

Dessa forma, o valor total dos empréstimos da Iberdrola sob a proteção de uma Agência de Crédito à Exportação (ECA, em sua sigla em inglês) chega a 2 bilhões de euros. Essas entidades gerenciam exclusivamente seguros de crédito e investimento em nome dos Estados, cobrindo riscos políticos, comerciais e extraordinários associados à internacionalização.

Esse empréstimo contribui para diversificar o financiamento da Iberdrola, que é capaz de combinar diferentes fontes: instituições financeiras, bancos de desenvolvimento como o Banco Mundial ou o Banco Europeu de Investimentos (BEI) - em junho passado, a Iberdrola assinou um empréstimo de 1.000 milhões de euros com essa entidade -, o mercado - no início de julho, colocou bônus de 850 milhões de euros a 10 anos - e agências estatais de fomento às exportações, que reduzem ou eliminam o risco das operações.

Mais liderança em finanças verdes

A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a sustentabilidade, baseado na eletrificação da economia, por meio de energia limpa, e orientado para a luta contra as mudanças climáticas e para a criação de riqueza e emprego nas comunidades onde atua. 

Com esse empréstimo, a empresa presidida por Ignacio Galán continua consolidando sua liderança no financiamento sustentável, com mais de 50 bilhões de euros em operações em aberto, dos quais cerca de 18,5 bilhões de euros são títulos verdes, o que a torna a maior emissora privada desse tipo de dívida. 

Os projetos aos quais a Iberdrola destina os recursos obtidos com esse tipo de financiamento estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nos quais a Iberdrola concentra seus esforços: o número 7 - Energia Acessível e Limpa - e o número 13 - Ação Climática.