Notícia

2023-01-02 14:12:00.0

Concluímos a primeira fase de construção do parque eólico 'offshore' de Saint-Brieuc

  • A empresa concluiu a instalação de 65% das estacas e 40% das plataformas eólicas offshore que darão suporte aos aerogeradores 

A Iberdrola está progredindo de acordo com o previsto no projeto de construção do parque eólico offshore de Saint-Brieuc, nas águas da Bretanha francesa. A empresa concluiu a primeira parte das obras com a instalação de 65% das estacas e 40% das plataformas eólicas offshore do parque. Esses elementos foram fabricados nas instalações da Windar em Avilés e da Navantia em Fene, respectivamente.

No total, já foram instaladas 124 estacas, responsáveis pela ancoragem da subestação no fundo do mar, e 40 dos 62 aerogeradores que terá o parque eólico. Essas peças cilíndricas de aço, cada uma com 2,6 metros de diâmetro e 150 toneladas de peso, têm entre 18 e 47 metros de comprimento. Nelas são instaladas, com precisão milimétrica, cada uma das plataformas de três patas que suportarão as turbinas.

Durante esta primeira fase, que acaba de ser concluída, também foi completada a instalação de 24 destas plataformas (cerca de 40% do total planejado). Essas fundações triangulares têm até 75 metros de altura, 25 metros de largura e pesam 1.150 toneladas. Sua montagem é realizada em três etapas: a primeira etapa consiste em levantar a estrutura de uma balsa de transporte para que seja colocada no local com um guindaste. Durante a segunda etapa, as três patas da armação são inseridas nas estacas previamente fixadas no fundo do mar, prontas para a posterior vedação das partes inferiores das patas.

Graças à sua estrutura em malha, as plataformas têm um impacto muito pequeno sobre o meio ambiente, já que facilitam a circulação das massas de água e da biodiversidade, ao mesmo tempo em que promovem o efeito de recife artificial. 

Durante o mês de janeiro, o projeto continuará com a instalação dos cabos entre os aerogeradores, dependendo das condições climáticas. Em meados de janeiro de 2023, está programado o início dos trabalhos de instalação do cabo de interconexão do parque eólico. No total, serão instalados 90 quilômetros de cabos de interconexão de corrente alternada de alta tensão de 66 kV. 

Os trabalhos de perfuração e instalação de estacas serão retomados no primeiro trimestre, quando será iniciada a ancoragem das 66 estacas restantes. Dessa forma, no segundo semestre do ano, serão retomados os trabalhos nas plataformas eólicas offshore e será iniciada a montagem dos aerogeradores.

A força motriz da indústria

O contrato para a construção de Saint-Brieuc – avaliado em 350 milhões de euros – foi a maior encomenda realizada até o momento pela parceria entre a Navantia e a Windar em energia eólica offshore.  Este projeto já gerou 1.250 empregos diretos em Avilés e Fene. 

Além disso, a Navantia-Windar abriu uma fábrica em Brest, na França, onde foram fabricadas as 186 stabbings e plataformas intermediárias das peças de transição e a estrutura treliçada para 34 das 62 estruturas do parque, gerando 250 empregos.

Graças aos contratos conseguidos pela Iberdrola, a Navantia se tornou uma referência mundial na construção de componentes eólicos offshore e o principal fornecedor desse tipo de estrutura na França, com um dos maiores potenciais de desenvolvimento neste setor na Europa. 

No total, a Iberdrola já adjudicou à Navantia-Windar contratos no valor de mais de 1 bilhão de euros, incluindo a entrega à Windar das peças de transição para o parque eólico offshore Baltic Eagle na Alemanha e Vineyard Wind 1 nos Estados Unidos, bem como as encomendas já concluídas para o Wikinger no Mar Báltico e East Anglia One no Reino Unido.

Essa colaboração é um exemplo do compromisso da Iberdrola em gerar parcerias com fornecedores como uma oportunidade para desenvolver uma cadeia de valor no país e posicionar a indústria espanhola como uma referência internacional em projetos verdes.

O quarto parque eólico 'offshore' do grupo Iberdrola

Saint-Brieuc será o primeiro grande parque eólico offshore do grupo Iberdrola na França, e o quarto desta tecnologia em operação na empresa. Com quase 500 MW de capacidade, gerará energia limpa suficiente para atender ao consumo de eletricidade de 835.000 pessoas, uma vez que entre em operação em 2023.

Localizado a cerca de 16 quilômetros da costa, cobrirá uma área de 75 quilômetros quadrados. Sua construção representa um investimento total de cerca de 2,5 bilhões de euros. Esta nova instalação demonstra o compromisso da Iberdrola com o mercado francês, onde a empresa planeja investir cerca de 4 bilhões de euros até 2025, principalmente em projetos renováveis. 

A instalação se tornará o quarto parque eólico offshore da empresa em operação, depois de West of Duddon Sands, localizado no Mar da Irlanda; Wikinger, no Mar Báltico; e East Anglia ONE, um dos maiores empreendimentos eólicos offshore do mundo, localizado no sul do Mar do Norte.

A energia eólica offshore é uma das chaves para o crescimento da Iberdrola. Assim como o grupo foi pioneiro em seu compromisso com a energia eólica onshore há duas décadas, a empresa está liderando agora o desenvolvimento da energia eólica offshore.

Focada em países com metas renováveis ambiciosas, a empresa tem uma carteira significativa de projetos na Alemanha, Japão, Suécia, Irlanda, Polônia, Taiwan, Filipinas, Estados Unidos e Reino Unido.