Notícia

2021-08-23 00:00:00.0

Mantém sua aposta no desenvolvimento dessa infraestrutura imprescindível para a transição energética, conforme destacou Ignacio Galán

Iberdrola acelera investimentos em redes inteligentes no País Basco chegando a 144 milhões nos 18 últimos meses, o que representa 50 % a mais em relação ao triênio 2017-2019

  • Os investimentos previstos para o período 2022-2024 superam a cifra de 200 milhões de euros, o que permite criar 2.500 empregos segundo as estimativas realizadas nessa região
  • Junto ao Conselho Provincial de Biscaia, promove um centro global para definir as redes elétricas do futuro e prevê desenvolver e gerenciar as redes inteligentes do distrito de Zorrotzaurre
  • A companhia continua atuando como motor da economia do País Basco: o impacto socioeconômico de seu plano de investimento 2020-2025 ultrapassará a marca de 15 bilhões

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, reuniu-se hoje em Bilbau com a equipe de direção da companhia e a Comissão Executiva Delegada em seu tradicional primeiro encontro após o verão. Galán destacou a relevância das redes inteligentes para impulsionar a transição energética e sua intenção de acelerar seu desenvolvimento no País Basco com investimentos que, no último um ano e meio, chegaram a 144 milhões de euros — dos quais 82 milhões em Biscaia —, 50 % a mais em relação aos realizados no triênio 2017-2019.

Os investimentos da i-DE — a empresa distribuidora da Iberdrola — entre 2020 e julho de 2021 se destinaram à renovação das infraestruturas existentes que, através da digitalização e automação da rede, facilitaram a inclusão das energias renováveis no sistema elétrico possibilitando uma resposta ágil e eficaz às necessidades energéticas em tempos de pandemia, contribuindo também para o desenvolvimento da cadeia de valor e criação de empregos no País Basco. Como resultado desse esforço de investimento, a qualidade do fornecimento a seus clientes no País Basco alcançou a cifra de 99,9 %, tal como pode ser comprovado no índice TIEPI (Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada), que foi de 54 minutos em 2020.

Galán destacou que os investimentos em redes de distribuição sustentam uma cadeia de valor industrial com 90 % de fornecedores locais, muitos deles PME em âmbitos como a fabricação de bens de capital, engenharia, empresas de montagem, obra civil, logística, fornecedores de matérias-primas, etc.


Algoritmos para a gestão de incidentes na rede

Os altos níveis de automação das redes da Iberdrola no referido território se complementam com Sistemas de Controle inteligentes e, em particular, com o Algoritmo de Reposição Automática (ARA), que detecta incidentes na rede e atua de forma autônoma para isolá-los assim que ocorrem. Sem necessidade de intervenção humana, o ARA permite recuperar em média 70 % da potência e clientes afetados em menos de 3 minutos.

A companhia também desenvolve um ambicioso plano de modernização de subestações, que inclui mais de 70 no País Basco. Trata-se de um plano iniciado em 2018 com um investimento próximo a 160 milhões de euros.


Mais investimentos em redes para atingir objetivos climáticos e reativar a economia

O presidente da Iberdrola também detalhou o plano de investimento em redes da Iberdrola no País Basco para o triênio 2022-2024, que ultrapassará os 200 milhões de euros, através do qual a companhia pretende criar até 2.500 empregos nessa região.

Também insistiu na necessidade de aumentar esses investimentos, até 300 milhões de euros no período, para cumprir os objetivos do roteiro do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima da Espanha (PNIEC), eliminando as barreiras de investimento onde estes forem oportunos e onde as empresas distribuidoras tenham a capacidade e intenção de desenvolvê-los.

No País Basco, a empresa i-DE gerencia mais de 18.400 km de linhas de baixa e média tensão e mais de 4.400 km de linhas de alta e altíssima tensão. Também possui 11.248 centros de transformação digitalizados, 3.589 novos centros automatizados, elementos de controle remoto e 1,3 milhão de medidores inteligentes em funcionamento.


Plataforma indutora de PD&I e de talento local e internacional

Na localidade de Larraskitu, a Iberdrola está finalizando o Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH), um centro de inovação aberto de vanguarda que definirá as redes inteligentes do futuro. O centro foi criado com o objetivo de se tornar uma referência em inovação aplicada às redes e atuará como plataforma indutora de PD&I e do talento local e internacional, combinando a capacidade tecnológica da companhia com a de parceiros estratégicos globais e um amplo ecossistema colaborativo de fornecedores, universidades e startups em âmbito mundial.

A companhia identificou e já trabalha em mais de 120 projetos cujo valor mínimo é de 110 milhões de euros e estabeleceu acordos com 30 parceiros tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de digitalização da rede, integração das energias renováveis, implantação dos veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.

O Conselho Provincial de Biscaia colabora com a iniciativa que também está conectada à estratégia Biscay Startup Bay, dado que se converterá em um lugar de scale-up das startups do setor energético que ocupem a Torre Bizkaia.


Zorrotzaurre: uma ilha inteligente e com emissão zero

A Iberdrola também está envolvida no projeto liderado pela Prefeitura de Bilbau para que a ilha de Zorrotzaurre se converta em um distrito inteligente com emissão zero. Com um investimento de 20 milhões de euros, a companhia prevê desenvolver e gerenciar as redes inteligentes do distrito, proporcionando soluções inteligentes de mobilidade elétrica, autoconsumo, armazenamento e climatização, assim como ferramentas de monitoramento para clientes particulares e industriais.

A i-DE desempenhará um papel relevante com a transformação digital da infraestrutura elétrica, pois também atuará como operadora do sistema de distribuição (DSO), figura que distribui e gerencia a energia desde sua geração até seu consumo pelos usuários finais. A digitalização é fundamental nesse processo, exigindo investimentos em automação, medidores inteligentes, sistemas em tempo real, big data e análise de dados.


Motor da economia do País Basco

No encontro, Galán destacou o compromisso assumido pela companhia para continuar atuando como motor da economia do País Basco: o impacto socioeconômico de seu plano de investimento 2020-2025 ultrapassará a marca de 15 bilhões na região. A aposta é continuar liderando a transição energética que ajudará a impulsionar a cadeia de valor, uma vez que cerca da metade do impacto de sua atividade, até 2025, corresponderá a compras feitas de fornecedores bascos.

Em 2020, a contribuição socioeconômica da Iberdrola ao País Basco chegou a 2,3 bilhões de euros, com compras feitas de fornecedores bascos que atingiram o valor de 1 bilhão de euros, o que significa que a Iberdrola é responsável pela manutenção 17.000 empregos nessa região. Os investimentos, por sua vez, foram de 160 milhões de euros.

A atividade econômica da Iberdrola no País Basco gerou uma contribuição tributária de 740 milhões de euros no último exercício. Foram destinados 250 milhões de euros a dividendos, distribuídos entre seus mais de 65.000 acionistas no País Basco.

Acesso a informação legal