Notícia

27.05.2022

Iberdrola USA (Avangrid) acompanha Sua Majestade, o Rei, em sua visita a Nova York

•    Don Felipe foi recebido na Câmara do Comércio Espanha-EUA por Pedro Azagra, CEO da Avangrid, filial da Iberdrola nos Estados Unidos

•    Sua Majestade, o Rei, também recebeu a Medalha da Associação de Política Externa no jantar anual da Associação. O prêmio reconhece indivíduos que demonstram um internacionalismo responsável e trabalham para expandir a conhecimento público dos assuntos internacionais

•    A empresa espanhola conseguiu se posicionar como uma das três maiores empresas de energia renovável dos Estados Unidos, com operações em 25 estados e mais de 8.000 MW de capacidade renovável

A Câmara do Comércio Espanha-EUA em Nova York, que promove as relações econômicas entre os dois países e se tornou uma das mais importantes organizações comerciais transatlânticas, recebeu ontem Sua Majestade, o Rei Felipe VI. 

À noite, Don Felipe recebeu a Medalha da Associação de Política Externa, que foi apresentada durante o jantar anual da Associação. Nesta última reunião, Sua Majestade, o Rei, foi recebido pelo embaixador representante permanente da Espanha nas Nações Unidas, Agustín Santos Maraver; pelo Cônsul Geral da Espanha em Nova York, Caridad Batalla; pelo presidente da Associação de Política Externa, Noel V. Lateef; e pela vice-presidente da Associação de Política Externa, Sana H. Sabbagh, entre outras autoridades. Os dois eventos contaram com a presença de Pedro Azagra, CEO da Avangrid, filial da Iberdrola nos Estados Unidos. 

A Câmara, fundada em Nova York em 1959, é uma instituição americana privada, sem fins lucrativos, que promove o comércio e os investimentos bilaterais. Representa os interesses de empresas que estabeleceram ou estão interessadas em estabelecer relações comerciais e comerciais entre a Espanha e os Estados Unidos e promove e fortalece as relações entre empresas, desde empresários e PMEs até grandes empresas.

A história da Iberdrola nos Estados Unidos é uma história de crescimento. Em menos de duas décadas, a empresa presidida por Ignacio Sánchez Galán se tornou, através de sua filial, um dos maiores grupos do setor elétrico norte-americano, cotado na Bolsa de Valores de Nova Iorque desde 2015.  A Avangrid contribuiu para que a Iberdrola se tornasse a empresa mais valiosa da bolsa espanhola com uma capitalização de mercado de cerca de 73 bilhões de euros e a principal empresa europeia de energia. 

A empresa está presente em 25 estados e administra mais de 9.200 megawatts (MW) de capacidade de geração, dos quais mais de 8.300 MW de energias renováveis (principalmente eólica e solar fotovoltaica), e mais de 170.000 quilômetros de linhas elétricas através de oito distribuidores em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts. Além disso, a empresa espanhola tem uma carteira de projetos renováveis de alta qualidade nos Estados Unidos de mais de 22.000 MW, que representam uma plataforma estável para o crescimento contínuo nos próximos anos à medida que o país cumpre suas metas de descarbonização.

A Iberdrola planeja investir mais de US$ 30 bilhões entre 2020 e 2025 em redes elétricas e energias renováveis, com o objetivo de duplicar sua capacidade de energia limpa até 2025. 

A Iberdrola também foi pioneira em eólicas offshore nos Estados Unidos, onde administra e desenvolve uma carteira de mais de 5.000 MW. A companhia tem o apoio da Administração Biden, que está acelerando a implementação desta tecnologia depois de se comprometer a atingir 30 GW até 2030.

Em dezembro de 2021, a empresa espanhola iniciou a construção do primeiro grande parque eólico offshore nos Estados Unidos (Vineyard Wind 1), que estará operacional em 2023/24. O projeto de 800 megawatts (MW), localizado a cerca de 24 km ao sul da costa de Martha's Vineyard, gerará energia eólica suficiente para atender à demanda de mais de 400.000 casas. Seu funcionamento também evitará a emissão de mais de 1,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente à remoção de 325.000 veículos da estrada.

Também é proprietária da área de desenvolvimento Kitty Hawk (2.500 MW) na Carolina do Norte e iniciou o processo de permissão BOEM para o projeto Kitty Hawk North (800 MW), o primeiro projeto a ser desenvolvido nesta área, e gerencia outros parques em um estágio anterior de desenvolvimento.

Em janeiro de 2022, também encerrou a aquisição da carteira eólica offshore que compartilhou com a CIP (Copenhagen Infrastructure Partners) nos Estados Unidos, com mais de 2.000 megawatts (MW) de capacidade, tornando-a um dos maiores desenvolvedores desta tecnologia no mundo. Este portfólio inclui Commonwealth Wind, um projeto selecionado no final do ano passado para fornecer energia a empresas de serviços públicos em Massachusetts. Com 1.232 megawatts (MW), é a maior instalação eólica offshore da costa leste do país, criará 11.000 empregos equivalentes em tempo integral durante sua vida útil e gerará energia suficiente para abastecer 750.000 casas por ano.

A empresa espanhola também obteve a propriedade exclusiva da Park City Wind, um projeto offshore com um PPA garantido e licenças do Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) no gasoduto que, com seus 804 MW, cobrirá 14% da demanda de eletricidade do estado de Connecticut e evitará a emissão de mais de 25 milhões de toneladas de CO2. Através do acordo de parceria, a Iberdrola mantém 50% do parque eólico Vineyard Wind 1 e o direito de assumir o controle do mesmo durante a fase de operação. 

No total, o investimento da Iberdrola em sua carteira offshore nos Estados Unidos poderá exceder US$ 15 bilhões nos próximos anos.

Além disso, o grupo Iberdrola opera oito empresas de serviços públicos em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts, atendendo uma população de sete milhões de pessoas, com 3,3 milhões de clientes diretos.