Notícia

2022-10-26 08:46:00.0

Modelo de negócios resiliente, bons resultados internacionais e investimentos de 10,5 bilhões de euros no último ano proporcionam lucro líquido de 3,1 bilhões de euros; são mantidas as perspectivas para o ano todo

Iberdrola divulga resultados financeiros do terceiro trimestre de 2022

Continuamos contribuindo para um sistema energético mais autossuficiente, sustentável e competitivo. Acelerar os investimentos em eletrificação nos permitirá ser menos dependentes da volatilidade do petróleo e do gás e gerar mais crescimento e emprego, como mostram estes resultados

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola

  • Dados financeiros.

    -    Lucro líquido de 3,104 bilhões de euros, impulsionado pelos bons resultados internacionais (principalmente nos EUA e no Brasil) e um aumento de 14% nos investimentos até alcançar 7,6 bilhões de euros (10,5 bilhões no último ano).
    -    O Ebitda aumentou 17%, alcançando 9,529 bilhões de euros.
    -    O fluxo de caixa atingiu 8,2 bilhões de euros, um aumento de 28%.
     
  • Modelo de negócios resiliente no atual contexto macroeconômico.

    -    A diversificação geográfica impulsiona o crescimento e permite que nos beneficiemos da evolução positiva das moedas, especialmente do dólar.
    -    Foco em ativos de rede e contratos de longo prazo, o que protege contra a evolução negativa da demanda ou da inflação.
    -    100% da produção já vendida na Espanha em 2022, 90% em 2023, 70% em 2024 e 50% em 2025.
    -    100% do fornecimento de equipamentos já está garantido até 2022 e 90% até 2023, com os preços estabelecidos ou protegidos, mitigando os impactos do aumento do custo da matéria-prima e das taxas de câmbio.  
    -    75% da dívida está a uma taxa fixa, com um vencimento médio de 6 anos. 
    -    Liquidez de 24 bilhões de euros, o que permite cobrir 27 meses de necessidades financeiras sem ter que acudir ao mercado.
     
  • Contribuição proativa diante da crise.

    -    Manutenção de preços estáveis para os clientes.
    -    Apoio a clientes vulneráveis (bônus social e facilidades de pagamento).
    -    Incentivo da economia e da eficiência energética.
    -    Criação de empregos de qualidade: 4.700 novas contratações nos últimos 12 meses.
    -    Contribuição para os cofres públicos: 7,8 bilhões de euros de impostos pagos no ano passado (cerca de metade na Espanha).
    -    Compras de 15 bilhões de euros de fornecedores, que sustentam 400.000 empregos no mundo inteiro (85.000 na Espanha).
     
  • Chaves operacionais:

    -    A Iberdrola investiu 7,6 bilhões de euros nos primeiros nove meses, um aumento de 14%, com um total de 10,5 bilhões de euros nos últimos doze meses.
    -    90% dos investimentos em energias renováveis e redes inteligentes para acelerar a eletrificação e a independência dos combustíveis fósseis.
    -    75% dos investimentos nos mercados internacionais, sendo os Estados Unidos o principal destino dos investimentos.
    -    A produção eólica e solar aumentou em 13% graças à nova capacidade instalada e ao bom desempenho operacional, elevando a produção total renovável para 55.354 GWh e compensando a menor produção hidrelétrica devido à seca.
     
  • Novas parcerias para impulsionar a eletrificação com energia limpa:

    -    Com EIP no Wikinger, para impulsionar um maior crescimento da energia eólica offshore.
    -    Com Sempra, para desenvolver o hidrogênio verde nos EUA.
    -    Com a Shell, para promover a energia eólica flutuante offshore no Reino Unido.
    -    Com a BP, para instalar 11.000 pontos de recarga na Espanha e em Portugal.
     
  • Reafirmando as perspectivas para 2022: A empresa mantém sua previsão de atingir um lucro líquido entre 4 e 4,2 bilhões para o ano todo.
     
  • Aumento da remuneração aos acionistas. O Conselho de Administração aprovou uma remuneração de 0,18 euros por ação (5,9% mais) a ser paga em janeiro de 2023.

A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a autossuficiência energética e em seu papel proativo para amenizar a crise energética nas famílias e indústrias. Graças a um modelo resiliente, bons resultados internacionais e investimentos de 10,5 bilhões de euros nos últimos doze meses, a empresa obteve um lucro líquido de 3,104 bilhões de euros, conforme informado hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). 

O forte crescimento em todas as áreas geográficas internacionais compensou o desempenho adverso da Iberdrola Espanha, que registrou uma queda de 14% no lucro líquido, impactada por medidas regulatórias e fiscais e pelos altos preços do gás e da eletricidade, que não foram repassados aos clientes com preços fixos pré-acordados.

O lucro operacional bruto (Ebitda) aumentou 17% nos primeiros nove meses até alcançar 9,529 bilhões de euros.

"Continuamos contribuindo para um sistema energético mais autossuficiente, sustentável e competitivo. Acelerar os investimentos em eletrificação nos permitirá ser menos dependentes da volatilidade do petróleo e do gás e gerar mais crescimento e emprego, como mostram estes resultados", disse o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán.

Intenso investimento para a transição energética 

Neste compromisso com a independência energética, a Iberdrola investiu 7,6 bilhões de euros nos primeiros nove meses, 14% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Desse montante, 90% foram destinados a energias renováveis e redes inteligentes para acelerar a transição energética e reduzir os combustíveis fósseis. Assim, a companhia já investiu 10,5 bilhões no último ano, 75% dos quais a empresa destinou aos mercados internacionais, principalmente os Estados Unidos.

Assim, o grupo fortalece sua liderança renovável ao superar 39.000 MW de capacidade verde em todo o mundo.

Graças a esta nova capacidade instalada e o bom desempenho operacional, a produção eólica e solar aumentou em 13%, elevando a produção total renovável para 55.354 GWh, compensando a menor produção hidrelétrica devido à seca.

Nos últimos meses, a Iberdrola reforçou seu plano de crescimento com várias alianças que lhe permitiram aumentar seu compromisso com as energias renováveis, como o acordo com a EIP em Wikinger para aumentar sua carteira de energia eólica offshore, o acordo com a Sempra nos Estados Unidos para desenvolver hidrogênio verde, a aliança com a BP para desenvolver 11.000 pontos de recarga na Espanha e Portugal e o acordo com a Shell para promover a energia eólica offshore flutuante no Reino Unido. 

Contribuição para aliviar a atual crise energética

Neste contexto de crise, a Iberdrola procurou aprofundar sua atitude proativa em relação às famílias e às indústrias. A empresa tem mantido os preços dos clientes estáveis, em níveis bem abaixo dos do mercado regulado de eletricidade, graças a sua geração renovável e de emissão zero. Também promoveu medidas específicas para clientes vulneráveis e facilidades de pagamento, além de lançar várias iniciativas para incentivar a eficiência e a economia de energia.

Nos últimos 12 meses, a Iberdrola contribuiu para os cofres públicos com mais de 7,8 bilhões de euros, e fez 4.700 novas contratações. Graças aos mais de 15 bilhões de euros em compras que fez, a empresa mantém 400.000 empregos no mundo inteiro, sendo 85.000 na Espanha.

Modelo sensível ao contexto

Além disso, sua diversificação geográfica permite que se beneficie da valorização das moedas, especialmente do dólar.

A empresa concentra seu crescimento em ativos de rede e contratos de longo prazo, o que protege contra uma evolução negativa da demanda ou da inflação. A Iberdrola já vendeu 100% de sua energia para este ano, 90% de sua produção em 2023, 70% em 2024 e 50% em 2025.

Além disso, 100% das compras de fornecimento já estão asseguradas para este ano e 90% até 2023, evitando assim as atuais tensões de matérias-primas e taxas de câmbio. 

A empresa tem 75% de sua dívida a uma taxa fixa, o que lhe permite enfrentar o novo ambiente de taxas de juros.  

O crescimento de 28% no fluxo de caixa, para 8,2 bilhões de euros no final de setembro, também lhe permitiu aumentar sua força financeira. 

A Iberdrola conta com uma liquidez de mais de 24 bilhões de euros, o que lhe permitiria cobrir suas necessidades financeiras sem ter que acudir ao mercado por 27 meses.

A empresa reiterou sua previsão de lucro líquido para este ano, entre 4 e 4,2 milhões de euros, e anunciou que o dividendo complementar será de 0,18 euros por ação, o que representa um aumento de 5,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. O pagamento desta remuneração, que será feito sob o programa "Iberdrola Remuneração Flexível", está agendado para o próximo mês de janeiro.

Em 9 de novembro, a Iberdrola apresentará aos seus investidores o seu Capital Markets Day, onde dará mais detalhes de seus novos projetos e perspectivas para 2022-2025. 

Acesso a informação legal