Notícia

2023-10-06 14:58:00.0

Iberdrola e Exiom recebem a primeira remessa de maquinário para sua fábrica de painéis solares

  • Acaba de chegar ao local o primeiro equipamento para a produção de módulos fotovoltaicos. 
  • Com um investimento de 20 milhões de euros e a criação de 115 postos de trabalho, a primeira grande fábrica de módulos fotovoltaicos na Espanha e uma das primeiras em escala industrial na Europa estará localizada em Astúrias.
  • A iniciativa, que reforça o compromisso de ambas as empresas com a reativação econômica das áreas de mineração, promoverá a industrialização associada à transição energética.

A Iberdrola e o grupo empresarial asturiano Exiom continuam dando seus passos para a concretização do projeto anunciado no início do ano para uma fábrica de painéis solares no município asturiano de Langreo. Nesta semana, foi enviado o primeiro equipamento para a produção de módulos fotovoltaicos.

Esse é o primeiro lote de maquinário especializado que chega à instalação, consistindo principalmente de máquinas de laminação, necessárias para um dos principais processos na fabricação desse tipo de produto.

Ao mesmo tempo, no local, situado no município de Langreo, continuam os trabalhos de reforma das infraestruturas da fábrica, adaptando as antigas instalações da indústria siderúrgica a uma linha de produção que terá capacidade de 500 MW de painéis fotovoltaicos por ano.

Acordo entre a Exiom e a Iberdrola para a fabricação de painéis

O projeto surgiu após uma aliança estratégica em fevereiro de 2023 entre a Exiom e a Iberdrola, por meio da qual ambas as empresas buscam liderar a fabricação de painéis solares na Espanha. A instalação se tornará a primeira grande fábrica de módulos fotovoltaicos do país e também será uma das pioneiras na Europa.

O investimento planejado é de 20 milhões de euros, contribuindo para a reativação econômica das bacias de mineração por meio da criação de 115 empregos diretos na área.

O acordo com a Exiom responde aos esforços da Iberdrola para atrair parte da cadeia de valor ligada às energias renováveis para a Espanha, com foco específico à energia solar. O objetivo é fazer da Espanha uma referência para liderar esse setor emergente na Europa. 

A Exiom também é um fabricante de propriedade 100% espanhola, com origem nas Astúrias, e um dos únicos grupos europeus a figurar na prestigiosa lista de fabricantes de Nível 1.

A abertura dessa nova fábrica na Europa atende ao interesse de ambas as empresas em obter uma fabricação competitiva em nível da UE, concentrada, em uma primeira fase, em painéis solares, com a possibilidade de estender a colaboração a outros componentes da cadeia de valor fotovoltaica.

Além disso, a iniciativa reforça o compromisso de ambas as empresas com a industrialização associada à transição energética, conforme refletido no "Plano Industrial do Acordo Verde", apresentado recentemente pela Comissão Europeia.

PERSEO Iberdrola Ventures, 15 anos inovando com start-ups e empresas industriais

O compromisso da Iberdrola com um modelo energético sustentável faz parte de seu programa PERSEO para promover o desenvolvimento de start-ups e empresas industriais inovadoras que trabalham em novas áreas de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar

O programa conta com 40 milhões de euros, por meio do Perseo Venture Builder, especificamente, para lançar iniciativas industriais que possam ser desenvolvidas no campo da transição energética.

Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu 175 milhões de euros em empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras, com foco naquelas que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

Sobre o Exiom Group

O Exiom Group é um grupo empresarial dedicado à energia fotovoltaica com mais de 14 anos de experiência no setor. Conta com uma força de trabalho de cerca de 300 funcionários e opera tanto na Espanha quanto internacionalmente.

A Exiom realizou 650 projetos somente no último ano, tanto no país como no exterior, abrangendo desenvolvimentos fotovoltaicos, distribuição e autoconsumo, com uma capacidade total de 1 GW, contribuindo assim para o desenvolvimento da energia fotovoltaica.

Atualmente, possui dois centros de fabricação de painéis solares na China, graças aos quais adquiriu experiência e conhecimentos suficientes sobre os processos de produção. Além disso, conta com uma fábrica de estruturas de aço para parques fotovoltaicos, localizada em Langreo.

Com tudo isso, atingiu um faturamento de mais de 200 milhões de euros no ano de 2022, o que a torna uma das empresas líderes do setor e com uma projeção de crescimento muito importante em um setor tão florescente quanto o fotovoltaico.