Notícia

2024-01-17 07:51:00.0

Iberdrola e Norges Bank Investment Management anunciam parceria de mais de 2 bilhões de euros em coinvestimento na Espanha e em Portugal

  • As empresas incorporam mais de 1.300 MW na Península Ibérica, elevando a capacidade total de energia renovável na região para 2.600 MW.
  • O presidente executivo da elétrica, Ignacio Galán, anuncia este acordo durante o Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos.
     

A Iberdrola e o fundo soberano da Noruega, administrado pelo Norges Bank Investment Management, anunciaram um coinvestimento de mais de 2 bilhões de euros na Espanha e em Portugal para os próximos três anos. As empresas acrescentam mais de 1.300 MW de energia renovável – 674 MW já estão inscritos e o restante será incluído nos próximos meses – ao seu acordo assinado no ano passado, elevando a capacidade total renovável para 2.600 MW. 

Da nova capacidade – os 674 MW de renováveis –, um 40% são de energia eólica e os outros 60% são fotovoltaicos na Península Ibérica. Além disso, a aliança terá um adicional de 643,5 MW de capacidade solar em operação e em desenvolvimento de forma exclusiva. 

As duas empresas unem suas forças para acelerar a descarbonização na Espanha, um projeto que pode ser estendido a outros países no futuro. A Iberdrola terá uma participação majoritária de 51% nos ativos. 

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, anuncia este investimento durante o Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos. "Hoje assinamos uma aliança global para avançar ainda mais no desenvolvimento de energias renováveis na Península Ibérica de uma forma mais rápida, consolidada e competitiva. Acreditamos que acordos deste tipo nos permitem combinar nossa experiência em energia limpa e solidez financeira com a do Norges Bank Investment Management, um parceiro líder, com quem já trabalhamos há vários anos", disse o presidente executivo. 

Pelos termos do acordo, a avaliação de 100% dos 674 MW agora incorporados chega a 627 milhões de euros, sem incluir margens extras para a gestão dos ativos, prestação de serviços de operação e manutenção, bem como outros serviços corporativos. 

Nicolai Tangen, CEO do Norges Bank Investment Management, afirmou: "Estamos muito contentes em anunciar este novo e importante acordo com a nossa grande parceira Iberdrola. Ele aumenta nossa presença na Espanha e representa nosso primeiro passo em Portugal. Esperamos incorporar mais projetos atraentes de infraestrutura renovável no futuro".

Este portfólio renovável terá a capacidade de abastecer mais de 400.000 residências por ano, resultando em mais de 350.000 toneladas de CO2 evitadas por ano.

O sócio perfeito para coinvestir

O Norges Bank Investment Management, que administra o fundo soberano da Noruega, conta com ativos sob gestão de cerca de 1,4 trilhão de euros e participações em mais de 9.000 empresas. A companhia detém em média 1,4% de todas as empresas listadas em todo o mundo e 2,5% de todas as empresas listadas na Europa.

Além disso, o Norges Bank Investment Management é um dos principais acionistas da Iberdrola, com uma participação de mais de 3% há mais de sete anos. Como resultado desse relacionamento, o Norges Bank Investment Management decidiu fazer seu primeiro investimento direto em ativos renováveis na Espanha com a Iberdrola, a maior companhia elétrica da Europa por capitalização de mercado e a segunda maior do mundo.

A Iberdrola e o Norges Bank Investment Management criam assim uma forte parceria entre dois sócios preferidos cujo compromisso poderia ser estendido a oportunidades adicionais renováveis em outros países.

Parcerias para crescer

Nos últimos três anos, o grupo de energia assinou várias parcerias de longo prazo para impulsionar a descarbonização da economia: