Notícia

2022-09-05 14:02:00.0

Ignacio Galán inicia hoje uma viagem de três dias pelo país, onde se encontrará com os principais líderes em política energética

Investiremos cerca de 3 bi de euros na Austrália para liderar a transição energética

  • O presidente da Iberdrola realizou uma reunião com o primeiro-ministro do Estado de Victoria, Daniel Andrews, e a ministra de Energia, Meio Ambiente e Ação Climática, Lilly D'Ambrosio
  • A companhia conta atualmente com uma carteira de mais de 2.000 MW na região e espera alcançar 4.000 MW nos próximos anos

A companhia espanhola Iberdrola está dando mais um passo à frente em sua liderança internacional na transição energética para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. A empresa se comprometeu com um grande investimento de 2 a 3 bilhões de euros na Austrália com o objetivo de impulsionar a mudança para as energias renováveis no país e atingir 4.000 MW nos próximos anos. A Iberdrola já investiu 2 bilhões de euros no país. 

Este anúncio foi feito durante a viagem do presidente da companhia, Ignacio Galán, que começou hoje em Melbourne, onde ele se reunirá com os principais líderes em política energética e visitará vários dos projetos renováveis que a empresa está realizando na região.

"Com estes investimentos, a Austrália está consolidando sua posição como um dos principais mercados da Iberdrola. Os abundantes recursos eólicos e solares do país, assim como o ritmo do desenvolvimento tecnológico, colocam esta região em uma posição privilegiada. Vamos liderar e acelerar sua transição para uma economia com foco em energia verde, com o objetivo de aumentar a quantidade de eletricidade gerada por energias renováveis, que agora representa cerca de um terço de sua geração", disse Ignacio Galán. 

Como parte desta visita, esta manhã o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, se reuniu com o primeiro-ministro do Estado de Victoria, Daniel Andrews, e a ministra da Energia, Meio Ambiente e Ação Climática, Lilly D'Ambrosio, e à tarde (horário australiano) teve um encontro com funcionários do escritório de Melbourne.

Austrália: um mercado em crescimento

O mercado de eletricidade na Austrália está passando por uma profunda transformação de um sistema de geração centralizado baseado em grandes instalações de combustíveis fósseis (carvão e gás) para um sistema de geração distribuída, principalmente energia eólica e solar.

A transição do sistema elétrico para lidar com uma maior parcela de energia renovável é o maior desafio que o país enfrenta. Esse desafio, por sua vez, apresenta enormes oportunidades para ajudar as empresas a administrar seus custos de energia, bem como para captar novas fontes de crescimento.

Além da enorme carteira de projetos de energia renovável e de armazenamento, há uma forte demanda residencial por tecnologia solar e de baterias. As principais alavancas para assegurar o crescimento forte e contínuo da capacidade renovável são a atualização da rede de transmissão e distribuição e a redução do custo das tecnologias de armazenamento.

Além disso, estão surgindo oportunidades para a economia à medida que o país abraça novos setores como hidrogênio verde, amônia e materiais verdes, assim como oportunidades de inovação em energia eólica offshore e armazenamento. 

Iberdrola é líder na Austrália

A Iberdrola assumiu um forte compromisso com o mercado energético australiano a partir de 2020 com a aquisição da Infigen Energy, a principal empresa de energia renovável da Austrália. Além desta grande aquisição, a empresa investiu mais de 1 bilhão de dólares australianos (cerca de 700 milhões de euros) em novos projetos de crescimento renovável, como o parque solar Avonlie no sudoeste de New South Wales, o parque eólico Flyers Creek no centro de New South Wales e o complexo de energia renovável Port Augusta no sul da Austrália, o maior parque eólico-solar híbrido do hemisfério sul. 

Da mesma forma, nos últimos meses, a Iberdrola adquiriu os direitos do maior parque eólico do mundo em Mount James, com 1.000 MW, a usina fotovoltaica Broadsound de 360 MW em Queensland e investiu em um negócio de soluções inteligentes, Autonomous Energy, que oferece produtos de energia sob medida para empresas comerciais e industriais.

Com esses investimentos, a Iberdrola tem uma carteira madura de mais de 2 GW de projetos de desenvolvimento que facilitarão a consolidação das energias renováveis como o principal vetor da transição energética. 

Atualmente, a empresa instalou 1.062 MW de energias renováveis (eólica, solar e baterias). Além disso, está construindo duas novas instalações com uma capacidade combinada de 391 MW, que estão programadas para entrar em funcionamento em 2023.

Subjacente a todos estes investimentos está o compromisso de colocar os clientes no centro da transição energética, fornecendo-lhes energia confiável, acessível e ecológica. Entre os clientes industriais atendidos pela empresa estão algumas das marcas mais icônicas da Austrália, como a mineradora BHP e a cadeia de supermercados Woolworths.

No início deste ano, a Iberdrola criou seu negócio de redes na Austrália, já que as redes elétricas do país, principalmente as infraestruturas de transmissão, precisarão ser drasticamente expandidas para capturar recursos eólicos e solares e transportar energia para os centros populacionais localizados na costa. As iniciativas do Governo federal e dos governos estaduais criaram um clima de confiança para que o investimento estrangeiro desenvolva novos projetos de geração renovável e de transmissão.