Notícia
2025-09-30 10:33:00.0Iberdrola reforça sua parceria de investimento conjunto com o Norges Bank ao incorporar 708 MW renováveis
- Os projetos fotovoltaicos de Ceclavín, em operação desde 2021, e Tagus XL, em funcionamento desde o início do ano, passam a integrar a aliança conjunta que já conta com uma capacidade operacional de 900 MW, o que multiplica seu tamanho por mais de quatro vezes
- As duas empresas mantêm um acordo estratégico de longo prazo para acelerar a eletrificação, avaliado em mais de 2 bilhões de euros, com uma carteira renovável de 2.500 MW
A Iberdrola amplia sua parceria de investimento conjunto com o fundo soberano da Noruega, administrado pelo Norges Bank Investment Management, ao incorporar 708 MW adicionais de capacidade renovável, correspondentes às usinas fotovoltaicas de Ceclavín (328 MW) e Tagus XL (380 MW), ambas situadas na Extremadura (Espanha).
Assim como em incorporações anteriores, a Iberdrola manterá uma participação majoritária de 51 % nesses ativos.
Este novo acordo consolida a aliança estratégica de 2.500 MW de carteira renovável e mais de 2 bilhões de euros para investir de forma conjunta na Espanha e em Portugal, que já inclui outros projetos operacionais e atinge quase 900 MW em operação.
A previsão é que, em um horizonte próximo, outros ativos que se encontram em fase avançada de construção sejam incorporados pela joint venture, criada em 2023 para acelerar a eletrificação, inicialmente na Península Ibérica e com potencial de expansão para outras regiões geográficas.
As usinas de Ceclavín e Tagus XL, em particular, já geram energia limpa suficiente para abastecer mais de 885 mil pessoas por ano na região da Extremadura, contribuindo para evitar a emissão de 100 mil toneladas de CO₂.
Uma colaboração de longo prazo
O Norges Bank Investment Management administra ativos no valor de aproximadamente 1,7 trilhão de euros e possui participações em mais de 9.000 empresas. Em média, detém 1,5 % de todas as empresas listadas no mundo e 2,5 % das companhias listadas na Europa.
O Norges Bank Investment Management é um dos principais acionistas da Iberdrola há mais de sete anos, com uma participação de cerca de 3%. Foi com base nessa relação que o fundo norueguês se uniu à Iberdrola para realizar seu primeiro investimento direto em ativos renováveis na Espanha.
Dois líderes em seus respectivos setores — a Iberdrola, a maior empresa de energia da Europa em valor de mercado, e a Norges Bank Investment Management, um dos maiores fundos soberanos da Europa — reforça, dessa forma, uma aliança de longo prazo que poderá se expandir para novas oportunidades em energias renováveis em outras zonas geográficas.
Negócios para crescer
Nos últimos meses, a Iberdrola assinou e fechou várias operações, incluindo alianças de longo prazo para promover a eletrificação por meio de redes, renováveis e armazenamento. Entre essas transações, vale destacar a aquisição dos 30% adicionais que a PREVI detinha de sua subsidiária brasileira Neoenergia, elevando sua participação para aproximadamente 84% do capital, ou sua parceria com a Masdar para investir conjuntamente 5,2 bilhões de euros no parque eólico offshore East Anglia THREE de 1,4 GW no Reino Unido.