Notícia

2023-04-25 13:00:00.0

Instalamos com sucesso a primeira fundação do parque eólico 'offshore' Baltic Eagle

  • As 50 monoestacas foram fabricadas pela empresa EEW, sediada em Rostock
  • Após a instalação da plataforma da subestação (OSS), a construção avança de acordo com o planejado – início das operações no final de 2024

A Iberdrola instalou com sucesso a primeira fundação do parque eólico offshore Baltic Eagle no leito marinho durante o último fim de semana. Após a impressionante instalação da plataforma de subestação offshore (OSS) em fevereiro de 2023, a companhia entra agora na fase central de construção do Baltic Eagle. 

A fase de construção avança de acordo com o planejado

Atualmente, o navio de instalação de mercadoria pesada Svanen está trabalhando na ilha de Rügen no parque eólico offshore, localizado 30 quilômetros a nordeste da ilha alemã de Rügen e com uma área de 40 quilômetros quadrados. Com base em um conceito especial de alimentação, as monoestacas da empresa EEW SPC, sediada em Rostock, são rebocadas do porto de Rostock até o local da construção e colocadas em posição vertical pela garra. As estacas de aço, com um diâmetro de 8,75 a 9 metros e um comprimento de 75 a 90 metros, são então fixadas no leito marinho.

O transporte das peças de transição para o local de armazenamento no porto de Mukran também começou no início de março. Essas peças de transição conectam a monoestaca com o aerogerador. As peças de transição seguem a instalação das monoestacas e serão implantadas no segundo trimestre de 2023. A colocação dos cabos entre torres está planejada para o final de 2023.

"Estamos contentes por trabalhar com muitos parceiros experientes e profissionais em um projeto offshore tão complexo, como a EEW SPC, a Windar e a VanOord", enfatizou Iris Stempfle, diretora administrativa da Iberdrola Renováveis Alemanha. "Serguimos totalmente dentro do cronograma com a construção do Baltic Eagle e continuamos sendo um sócio confiável para a descarbonização da indústria alemã com a expansão do Baltic Hub para aproximadamente 826 MW até o final do próximo ano."

Parque eólico 'offshore' Baltic Eagle

Com uma capacidade de produção de 476 MW, o parque eólico offshore Baltic Eagle da Iberdrola fornecerá energia renovável para cerca de 475.000 residências e reduzirá as emissões de dióxido de carbono em cerca de 800.000 toneladas por ano. A expectativa é que o parque esteja totalmente operacional até o final de 2024. O Baltic Eagle é o segundo dos três grandes projetos da Iberdrola na Alemanha, juntamente com o Wikinger (350 MW, em operação de Pressemitteilung) e o Windanker (300 MW, em planejamento). Juntos, esses parques eólicos offshore formam o chamado Baltic Hub da Iberdrola, que terá uma capacidade total de mais de 1,1 GW até 2026 e contará com um investimento de cerca de 3,7 bilhões de euros.

Estratégia de crescimento integrado da Iberdrola Alemanha

O parque eólico offshore Baltic Eagle é um elemento importante da estratégia de crescimento integrado da Iberdrola em seu principal mercado, a Alemanha. No campo das soluções de energia sustentável, a empresa pretende cooperar com os principais participantes da indústria alemã para ajudá-los a atingir suas metas climáticas com soluções baseadas no mercado. Um elemento central aqui é a integração de PPAs em um portfólio moderno de fornecimento de eletricidade e o desenvolvimento de projetos no campo da produção e comercialização de hidrogênio.

Na Alemanha, a Iberdrola agrupa todas as suas atividades comerciais na filial Iberdrola Deutschland. A empresa com sede em Berlim é a maior operadora de parques eólicos offshore no Mar Báltico alemão. Com suas divisões “Offshore” e “Onshore”, a Iberdrola Deutschland planeja, constrói e opera parques eólicos offshore e onshore, bem como projetos fotovoltaicos. A empresa oferece a seus clientes industriais e comerciais soluções sob medida para o fornecimento de energia verde, desde o fornecimento clássico de eletricidade, incluindo serviços de gerenciamento de carteira, até contratos PPA de longo prazo vinculados às próprias usinas de energia renovável da Iberdrola, passando por soluções fotovoltaicas para autoconsumo local. A Iberdrola Alemanha também oferece soluções integradas de tecnologia cruzada, como o armazenamento de baterias ou o uso de hidrogênio verde para uso industrial.