Notícia

30.04.2024

Intensificamos as relações com nossos acionistas por meio do clube OLA

  • Os acionistas podem entrar em contato com a companhia elétrica nos 365 dias do ano durante as 24 horas do dia, sem ter que esperar até o dia da reunião e com o compromisso de que suas perguntas serão respondidas em no máximo dois dias úteis desde o requerimento feito de forma on-line.
  • Os investidores registrados no Clube de Acionistas OLA podem aproveitar de benefícios exclusivos, como atendimento por telefone direto pelo número 900 10 00 19, convites para eventos, participação em sorteios e acesso a conteúdos audiovisuais.
     

Os acionistas estão no centro da Iberdrola, e a empresa intensifica seu relacionamento com eles por meio do Clube de Acionistas OLA, uma área exclusiva do site para todos os investidores da maior empresa de serviços públicos (utility) da Europa e a segunda maior do mundo. 

O objetivo é que eles possam estar em contato com a empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, sem ter que esperar até o dia da Assembleia Geral. Assim, quaisquer perguntas ou dúvidas feitas através do site, seja confidencial ou aberta perante outros acionistas, serão respondidas em um prazo máximo de dois dias úteis. Além disso, têm à disposição um número de telefone (900 10 00 19). 

Os acionistas não precisam esperar até o dia da Assembleia Geral de Acionistas, que será realizada em 17 de maio e onde eles poderão delegar, votar, verificar sua participação e assistir ao evento ao vivo ou gravado. Eles também serão informados sobre a evolução trimestral e a estratégia, bem como sobre os principais eventos financeiros e notícias da empresa.

Ao se registrar nesse clube, que existe há mais de 12 anos, os acionistas podem participar de atividades de lazer, eventos, sorteios e outras iniciativas. Além disso, a Iberdrola lhes fornece informações periódicas sobre os resultados da empresa, o preço das ações, os eventos corporativos mais importantes, a remuneração dos acionistas, bem como qualquer outra informação significativa sobre o Grupo. 

O Clube OLA nasceu em 2012 com o objetivo de tornar o direito dos acionistas à informação uma realidade tangível e evoluiu ao longo dos anos para alcançar o máximo de participação dos acionistas. 

Participação crescente

O papel dos acionistas é tão importante que, em 2015, o Conselho de Administração aprovou uma política de participação dos acionistas, com foco especial nos pequenos investidores. A estratégia que a Iberdrola vem promovendo a cada exercício foi, assim, materializada em um documento, que levou à criação, em 2007, do primeiro Clube de Acionistas da Iberdrola e, anos depois, em 2012, ao lançamento do OLA (On Line Acionistas). 

A última novidade é a seção Acionistas NEWS Iberdrola, que inclui os conteúdos mais relevantes da Iberdrola, os destaques de suas atividades e como a companhia as realiza, tudo isso de forma exclusiva para os membros do clube. A área está dividida em quatro categorias: notícias, finanças, setor energético e compromisso social e sustentabilidade.

Os acionistas saberão em tempo real e receberão os principais documentos, como o relatório integrado, os relatórios anuais, os boletins trimestrais e as comunicações à CNMV. Eles também podem acessar informações por meio de um aplicativo específico para investidores e acionistas: Iberdrola Relación com Inversores. A companhia elétrica foi a primeira empresa do Ibex a ter uma app desse tipo. 

Dividendos crescentes

A Iberdrola foi uma das primeiras empresas cotadas em bolsa a oferecer a seus investidores um clube de acionistas com o objetivo de premiar com vantagens exclusivas todos aqueles que demonstraram seu apoio e confiança na trajetória da companhia. Ao longo dos anos, essa iniciativa foi consolidada como uma boa prática pelo restante das grandes empresas listadas na Bolsa de Valores da Espanha. 

A Iberdrola está totalmente comprometida com seus acionistas e, portanto, o dividendo é uma parte fundamental desse compromisso. A empresa aumentou a remuneração em mais de 300%, passando de 0,136 euro por ação desde 2000 para o 0,55 euro previsto para este ano, sem contar o dividendo de participação. 

O desempenho positivo da empresa no mercado de ações contribuiu para essa remuneração. Um acionista que comprou ações em 2000 e as manteve até hoje, reinvestindo os dividendos, obteve um retorno de cerca de 900%.