Notícia

2023-06-30 15:00:00.0

Investimos na LatemAluminium para impulsionar a indústria verde

  • A companhia elétrica, que se torna um dos principais acionistas com uma participação de 20%, acompanhará a Latem em um projeto pioneiro de reciclagem de alumínio em larga escala
  • O investimento dessa iniciativa chegará a 120 milhões de euros até 2024 e gerará 800 postos de trabalho até 2026, com mais de 300 empregos diretos
  • Este investimento será canalizado por meio do programa de start-ups da Iberdrola, conhecido como PERSEO, que já destinou mais de 125 milhões de euros para apoiar os melhores empreendedores e empresas industriais do mundo que contribuem para acelerar a descarbonização e a eletrificação da economia
  • As duas empresas também colaborarão com a descarbonização da produção de alumínio reciclado por meio de eletricidade renovável e hidrogênio verde

A Iberdrola e a LatemAluminium anunciaram que a companhia elétrica se tornou uma das principais acionistas da empresa, referência nacional e internacional no fornecimento de ligas de alumínio reciclado.

A Iberdrola também se torna sócia energética da Latem com o objetivo de descarbonizar todos os processos de produção de alumínio verde com eletricidade renovável e hidrogênio verde.

Com uma participação de 20%, ela acompanhará a Latem em um projeto pioneiro de reciclagem de alumínio em larga escala que atingirá um investimento de 120 milhões de euros até 2024 e ajudará a criar 800 postos de trabalho até 2026, com mais de 300 empregos diretos.

O investimento total dessa iniciativa – declarada um Projeto Industrial Prioritário – chegará a 120 milhões de euros até 2024 e gerará 800 empregos até 2026, com mais de 300 empregos diretos e tendo um enorme impacto no ambiente rural da região de Castela e Leão.

O investimento da Iberdrola nessa iniciativa, apoiada pelo Governo Regional de Castela e Leão e declarada Projeto Industrial Prioritário, reafirma seu compromisso com a inovação como a força motriz da indústria verde na Espanha.

Esse investimento é canalizado por meio do programa de start-ups da Iberdrola, conhecido como PERSEO, que já destinou mais de 125 milhões de euros para apoiar os melhores empreendedores e empresas industriais do mundo que contribuem para acelerar a descarbonização e a eletrificação da economia.

O projeto da LatemAluminium se baseia na economia circular do alumínio e no uso das mais modernas tecnologias para produzir 30.000 toneladas de alumínio laminado em suas fábricas em Zamora e Leão. O processo abrange desde a transformação de sucata em lingotes de alumínio e alumínio líquido até a transformação em bobinas de alumínio laminado e sua posterior comercialização.

A nova fábrica ocupa uma área de 55.000 metros quadrados e usará apenas alumínio reciclado. Os primeiros testes operacionais serão realizados no último trimestre do ano, com o objetivo de que a primeira bobina de alumínio do início oficial da fábrica seja feita no primeiro trimestre de 2024.

Com essa aliança, ambas as empresas ratificam seu compromisso rural e seu compromisso com a sustentabilidade. Elas têm certeza de que seus investimentos para promover projetos sustentáveis em um ambiente rural podem ser o melhor aliado para um mundo mais verde: criam empregos, contribuem para o desenvolvimento de outras empresas e negócios na área e incentivam o repovoamento.

Rumo à descarbonização do planeta

A Iberdrola também se torna sócia energética da Latem com o objetivo de descarbonizar todos os processos de produção de alumínio verde com eletricidade renovável e hidrogênio verde.

Ambas as empresas também estão avançando em um acordo com a EXIOM Solar Ibérica para explorar a possibilidade de fornecer alumínio verde reciclado das fábricas de Zamora e Leão da Latem para as molduras dos painéis solares que serão fabricados na unidade de produção de painéis fotovoltaicos que a Iberdrola está construindo em Langreo (Astúrias).

O setor de alumínio é uma indústria de uso intensivo de energia que consome 1.300 TWh de energia por ano e é responsável por 2% das emissões globais. Para sua descarbonização, é fundamental incentivar o crescimento da produção de alumínio reciclado/secundário, como a que a Latem realizará nesse projeto pioneiro.  

O alumínio é 100% e infinitamente reciclável e, atualmente, apenas 7 de cada 10 toneladas em uso são recuperadas, o que demonstra a importância dessa iniciativa que promove a reciclagem e a economia circular como um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável e uma oportunidade como impulsionador da ação climática e da transição energética.