Notícia

2023-03-22 14:30:00.0

Somos a primeira empresa com o certificado de hidrogênio renovável da AENOR

  • O reconhecimento da AENOR confirma que a produção de hidrogênio renovável da Iberdrola é ambientalmente correta e neutra para o clima
  • O hidrogênio tem grande potencial para se tornar um portador de energia relevante para avançar em direção a uma economia livre de carbono

O compromisso da Iberdrola com a sustentabilidade deu um novo passo à frente ao se tornar a primeira empresa a obter o certificado de Hidrogênio Renovável da AENOR para sua usina de Puertollano e a fábrica de hidrogênio de Barcelona.

Este reconhecimento confirma que a Iberdrola produz hidrogênio a partir de fontes renováveis de energia que respeitam o meio ambiente e que são neutras para o clima. Para ser mais específico, o selo AENOR "Verificação de hidrogênio renovável" abrange o processo de geração, armazenamento e comercialização do hidrogênio, bem como o sistema de gestão da organização. Este reconhecimento credencia que a Iberdrola cumpre a regulamentação europeia estabelecida no ato delegado, utilizando tecnologia de eletrólise da água e que a eletricidade utilizada para esse processo provém exclusivamente de energias renováveis.

O certificado foi recebido por Ibán Molina, Diretor de Hidrogênio Verde na Esapnha da Iberdrola, e apresentado por José Luis Moreno, Diretor de Grandes Contas da AENOR, em cerimônia realizada na fábrica de hidrogênio verde da Iberdrola em Puertollano. 

Ibán Molina declarou que "este certificado é um orgulho e uma clara demonstração do papel da Iberdrola na geração de hidrogênio renovável para descarbonizar a economia. Neste sentido, o hidrogênio é uma história de sucesso em Puertollano e em Barcelona, onde se está ajudando a descarbonizar processos em que a eletrificação não chega, o que serve para continuar lutando por um horizonte sustentável".

Por sua vez, José Luis Moreno explica que "a AENOR está comprometida com a luta contra as mudanças climáticas, fornecendo uma ampla gama de certificações relacionadas com a preservação do meio ambiente, gestão de carbono e ações de mitigação das mudanças climáticas. Parabéns à Iberdrola, por ser a primeira empresa a obter o reconhecimento da AENOR para o hidrogênio renovável, um vetor energético chave para avançar em direção a um modelo econômico sem pegada de carbono".

A Verificação de Geração, Armazenamento, Comercialização e/ou Consumo de Hidrogênio Renovável foi realizada com base na Diretiva (UE) 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro de 2018 sobre a promoção do uso de energia de fontes renováveis, e a Portaria TED/1026/2022 de 28 de outubro, que aprova o procedimento para a gestão do sistema de garantias de origem do gás de fontes renováveis, o Plano de Ação do Hidrogênio (aprovado pelo Conselho de Ministros em 9 de outubro de 2020) e a norma prEN 16325:2022: Garantias de origem relacionadas com a energia, entre outras regulamentações aplicadas.

A auditoria realizada pela AENOR verificou o tipo de gás produzido, as matérias-primas utilizadas e a tecnologia de produção de gás renovável utilizada pela Iberdrola nas instalações, verificando se elas atendem aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos.

O hidrogênio, o elemento químico mais abundante no universo, está focando o interesse do setor devido ao seu potencial para se tornar um vetor energético que, associado às fontes renováveis de energia, permitirá a descarbonização de importantes usos industriais e de mobilidade e o progresso para um modelo econômico sem pegada de carbono.

Na tecnologia da Iberdrola, a energia gerada pelo hidrogênio renovável é 100% energia limpa com zero emissões de CO2. O hidrogênio renovável, quando utilizado como combustível, produz apenas vapor de água. Ele não emite gases poluentes, não gera radiação e não produz resíduos materiais. Em outras palavras, não deixa nenhuma pegada de carbono no planeta. Basicamente é a água que é transformada em energia e depois transformada novamente em água.

Certificações em dois projetos únicos

A usina de hidrogênio verde da Iberdrola em Puertollano (Ciudad Real) consiste em uma usina solar fotovoltaica de 100 MW, um sistema de baterias de íons de lítio com capacidade de armazenamento de 20 MWh e um dos maiores sistemas de produção de hidrogênio do mundo utilizando eletrólise (20 MW). Tudo a partir de fontes 100% renováveis.

Com um investimento de 150 milhões de euros, a operação desta usina evitará emissões equivalentes a 48.000 tCO2/ano. O hidrogênio renovável produzido ali será utilizado na fábrica de amônia da Fertiberia, na cidade, para produzir fertilizantes verdes.

Em Barcelona, a Iberdrola também possui a primeira instalação comercial de produção e distribuição de hidrogênio renovável na Espanha, que é utilizada tanto por ônibus da Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) quanto por outras frotas e indústrias no parque industrial da Zona Franca, onde está localizada.