BENEFÍCIOS DE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

O poder dos animais de estimação: grandes amigos para alcançar o bem-estar

#sociedade #saúde #ação social

Os animais de estimação podem diminuir o estresse e a sensação de solidão, melhorar a saúde do coração e, inclusive, ajudar as crianças com suas habilidades emocionais e sociais. É o que assegura o NIH (National Institutes of Health), grupo de instituições do governo norte-americano que se dedica à pesquisa médica. Se você está em dúvida sobre ter um animal de estimação, depois de ler todos os benefícios que eles oferecem, todas as suas dúvidas desaparecerão.

Durante o confinamento, medida implementada em quase todo o mundo devido à pandemia da COVID-19, o breve passeio com o cachorro se tornou um momento de entretenimento, de quase liberdade diante de uma situação complexa onde já não sabíamos como passar o tempo em casa. Esses meses, para aqueles que convivem habitualmente com animais, serviram para confirmar algo que já sabiam: seu cachorro, más também o seu gato, peixe, periquito ou porquinho-da-índia, só para exemplificar, são muito mais do que um mero animal de estimação.

POR QUE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? ADOTAR OU COMPRAR?

Conforme a teoria da biofilia, elaborada pelo biólogo norte-americano Edward O. Wilson, os humanos desenvolvem uma afinidade inata com todos os seres vivos e existem parâmetros fisiológicos que indicam os benefícios do contato entre pessoas e animais. Por exemplo, na presença de cães e gatos liberamos ocitocina, um hormônio relacionado ao prazer, ao mesmo tempo que se reduz o nível de cortisol no sangue, um indicador de estresse.

Se você está pensando em ter um animal de estimação, com certeza esta pergunta passa pela sua cabeça: é melhor comprar ou adotar? Ambas as opções são perfeitamente válidas, mas, no momento de tomar uma decisão, pense que só nos Estados Unidos os abrigos para animais acolhem 6,5 milhões de cães e gatos. De fato, durante o confinamento as adoções dispararam no país norte-americano e no resto do mundo. Antes, também lembre-se de que receber o amor incondicional de um animal de estimação acarreta uma série de obrigações: identificação, cuidado de sua saúde e alimentação...e que jamais deve ser abandonado!

O que fazer se tivermos animais de estimação no mundo pós-coronavírus?#RRSSO que fazer se tivermos animais de estimação no mundo pós-coronavírus?

 VER INFOGRÁFICO: O que fazer se tivermos animais de estimação no mundo pós-coronavírus? [PDF]

VANTAGENS DE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Os benefícios de ter um animal de estimação andando pelo corredor da casa ou em cima do sofá são inúmeros. A seguir, analisamos alguns deles:

 Benefícios emocionais

Ajudam a combater a depressão e a solidão, pois sua presença estimula o contato físico e a comunicação. Em situações como o confinamento, os animais de estimação foram autênticos pilares emocionais para seus donos.

 Benefícios antiestresse

Ajudam a manter o estresse longe de você. Quem convive com cães faz mais exercícios físicos ao levá-los para passear e diversos estudos demonstram que o caráter tranquilo dos gatos atenua a ansiedade. Além disso, seu ronronar produz uma vibração considerada relaxante.

 Benefícios educativos

Para as crianças, assumir as tarefas relacionadas a um animal de estimação é tremendamente educativo: lhes ensina a se responsabilizarem por um ser vivo, a manterem certas rotinas e serem mais disciplinadas, incutindo-lhes valores como a empatia ou respeito.

 Benefícios sociais

Ter um cão, além de possibilitar fazer mais exercícios ao ar livre, ajuda a conhecer outros donos de cães. Para as pessoas idosas que, em muitos casos vivem sozinhas, ter um cachorro é muito positivo, pois permite estabelecer contato com outras pessoas.

BENEFÍCIOS DE TER CÃO OU GATO

Conviver com um cão, segundo aponta um estudo norte-americano realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), aumenta o nível de endorfinas, um peptídeo que funciona como neurotransmissor e que é responsável pela sensação de bem-estar, além de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial ao diminuir o nível de triglicérides.

Pesquisadores do Instituto Stroke da Universidade de Minnesota monitoraram durante dez anos mais de 4.000 pessoas com o objetivo de comprovar a relação entre o estresse e os problemas cardiovasculares. O resultado da pesquisa mostrou que os donos de gatos têm 30% menos possibilidades de risco de morte por infarto ao terem um nível de estresse mais reduzido.

A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

A relação entre animais de estimação e bem-estar não é nova: em 1790, na Grã-Bretanha, os animais já eram utilizados como terapia para doentes em alguns sanatórios. Essa tendência permanece ainda hoje graças a diversas iniciativas em hospitais de todo o mundo. A denominada Intervenção Assistida por Animais (IAA) é um método que utiliza animais como parte de um tratamento que visa promover a melhoria das funções físicas, sociais, emocionais e cognitivas do paciente.