MUSEUS DE ARTE MODERNA

Descubra os templos de arte do século XXI

Quadros de Picasso e Warhol em Teerã? Uma usina de energia que alberga obras dos melhores artistas atuais? Queremos convidá-lo para fazer uma fascinante viagem pelos principais museus de arte moderna.

Visitantes do Museu Guggenheim de Bilbau.Visitantes do Museu Guggenheim de Bilbau.

Não há uma lista oficial dos melhores museus, mas alguns nomes estão em todos os rankings elaborados por especialistas e revistas especializadas. Vejamos quais são:

Tate Modern (Londres, Reino Unido): a antiga usina de Bankside foi reconvertida em museu no ano 2000. Expõe obras de Picasso, Ernst, Chirico, Hewitt, Kapoor, etc. A sala das turbinas é a sede das principais exposições temporárias.

Centro Pompidou (Paris, França): mais de 75.000 obras de arte moderna e contemporânea de autores como Bacon, Miró, Modigliani, Matisse, Picasso ou Cage.

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri, Espanha): o Guernica de Picasso é a obra mais emblemática de uma coleção que soma mais de 21.000 peças. Dalí, Miró, Lorca, Moore ou Kandinsky são apenas alguns dos artistas presentes no MNCARS.

Museu Guggenheim (Bilbau, Espanha): o próprio edifício do arquiteto Frank Gehry já é uma obra de arte. Em sua coleção destacam-se obras de Oteiza, Chillida, Serra, Basquiat, Badiola ou Barceló.

MoMA (Nova York, Estados Unidos): um dos museus mais influentes do mundo, tem uma coleção de obras tão famosas como A Persistência da Memória de Dalí, As Senhoritas de Avignon de Picasso ou A Noite Estrelada de Van Gogh.

San Francisco Museum of Modern Art (San Francisco, Estados Unidos): foi o primeiro a considerar a fotografia, o desenho ou o cinema como formas de arte. Reúne obras de artistas consagrados e também aposta em talentos emergentes.

MAC USP (São Paulo, Brasil): o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo tem uma coleção de arte moderna completa com autores como Klee, Chagall, Matisse, Kandinsky, Picasso ou Miró.

TMOCA TMOCA (Teerã, Irã): a maior coleção de arte contemporânea fora da Europa e da América. Inaugurado em 1977, reúne obras de Warhol, Toulouse-Lautrec, Bacon, Pollock, Giacometti ou Gaugin.

SAM (Cingapura, Indonésia): o Singapore Art Museum reúne aquela que é considerada como a melhor coleção de arte contemporânea do sudeste asiático, além de obras da China, Índia, Coreia e Japão. Foi inaugurado em 1996 em uma antiga escola do século XIX.