Notícia
04.11.2022Aceleramos a transição energética na Conferência do Clima do Egito (COP27)
- A empresa, que participou de todas as edições da COP desde 2015, investiu 120 bilhões de euros em 20 anos em seu compromisso com a energia limpa.
- A Iberdrola está organizando 30 eventos na COP27 e participará dos principais encontros de descarbonização e ambição climática. A companhia realizará reuniões com líderes climáticos como uma empresa líder na transição energética
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, reiterou no ano passado durante a COP26 em Glasgow a necessidade de colocar em prática as promessas e os compromissos para enfrentar as mudanças climáticas. Nos últimos 20 anos, a empresa tem assumido um importante papel de liderança na descarbonização do planeta com base na eletrificação com energias renováveis.
A COP26, celebrada cinco anos depois da assinatura do Acordo de Paris, culminou com o Pacto Climático de Glasgow, que manteve vivo o objetivo de conter o aquecimento global a 1,5 graus Celsius. Também foram realizados muitos avanços em relação aos compromissos de emissões zero, proteção florestal e financiamento climático.
Não há outra saída para a crise energética e climática que não seja acelerar a transição energética e investir em energias renováveis. A invasão russa na Ucrânia destacou a necessidade de incentivar a independência energética nacional. A maneira mais econômica de fazer isso é através das energias renováveis, que são fundamentais para reduzir as emissões.
A Iberdrola, consciente de seu papel como força motriz e referência para muitas outras empresas em seu objetivo de eletrificar a economia e investir em energia limpa, participará diariamente de vários eventos e reuniões de organizações e alianças multilaterais, concentrando suas mensagens em quatro áreas principais:
- A guerra na Ucrânia pôs em foco a necessidade de acelerar a transição energética, que é a resposta para a atual crise energética, além da crise climática.
- Liderança empresarial, em um contexto em que há empresas que colocam obstáculos e outras que aceleram a ação climática.
- Oportunidade industrial e energética mais competitiva na aceleração da descarbonização com energias renováveis, eletrificação e hidrogênio verde em todos os setores econômicos: elétrico, transporte, construção e indústrias, incluindo aquelas difíceis de descarbonizar.
- Necessidade de políticas de estabilidade regulatória e não perder de vista o longo prazo para incentivar o investimento e aproveitar as oportunidades.
- Importância da questão social: transição justa, oportunidades de emprego de qualidade para os jovens, etc.
Um dos principais objetivos da COP27 é o de agir com determinação e ambição para mitigar as mudanças climáticas e enfrentar muitos de seus impactos, que já estão aqui. Além de fazer todo o possível para reduzir as emissões e diminuir o ritmo do aquecimento global, esta Conferência do Clima abordará como os países estão lidando com as consequências climáticas que estão sendo sentidas em setores tão básicos como o agroalimentar, através da adaptação.
A luta contra as mudanças climáticas é algo que já vivemos diariamente e, portanto, temos que combatê-la em uma grande aliança e em diferentes frentes.
De acordo com o Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, espera-se que desastres relacionados ao clima, como secas, enchentes ou tempestades, aumentem no futuro. Apesar dessas previsões, o secretário geral da Organização Meteorológica Mundial, o professor Petteri Taalas, acredita que "a Europa pode desempenhar um papel fundamental para alcançar uma sociedade neutra em carbono até meados do século e cumprir o Acordo de Paris".
A Iberdrola, pioneira em energias renováveis e líder no setor de energia eólica, continua investindo fortemente na pesquisa de novas tecnologias de geração de energia renovável. A empresa acredita que o trabalho de todos é fundamental para melhorar a qualidade de nosso meio ambiente e, portanto, mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Daí seu apelo à conscientização no vídeo (anexado com a nota) que prepararam para estes dias, em que tanto se comentará sobre as consequências das mudanças climáticas.