Notícia

2023-12-15 12:45:00.0

Iberdrola, a empresa privada de serviços públicos líder mundial em termos de investimento em P&D

  • A empresa se comprometeu a dobrar seu investimento em Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa (P&D&I) nos últimos 10 anos, com o objetivo de atingir 4 bilhões de euros até 2030.

A Iberdrola foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a empresa privada de serviços públicos (utility) líder mundial em investimentos em Inovação e Desenvolvimento, de acordo com a Comissão Europeia em seu relatório "The 2023 Industrial R&D Investment Scoreboard", após destinar mais de 360 milhões de euros em 2022.

A Comissão Europeia analisou as 2.500 maiores empresas do mundo e as 1.000 maiores da Europa. A companhia presidida por Ignacio Galán considera a inovação como uma variável estratégica para o grupo e a principal ferramenta para garantir a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade da empresa.

Por meio da incorporação de novas soluções tecnológicas limpas e eficientes, a Iberdrola se tornou a promotora de um modelo energético baseado na eletrificação. A empresa tem como objetivo superar os 4 bilhões de euros de investimento em atividades de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa (P&D&I) até 2030. Com isso, dobrará seu investimento nessa área até o final da década.

Esses recursos devem ser usados principalmente para projetos relacionados a energia renovável, redes inteligentes, transformação digital, hidrogênio verde e desenvolvimento de soluções personalizadas para nossos clientes. O objetivo é acelerar a descarbonização, abordando não apenas a crise climática, mas também melhorando a segurança energética, a competitividade e a criação de empregos sustentáveis em toda a cadeia de valor.

Caminhando na inovação para a transição energética

A empresa liderou o desenvolvimento de soluções que impulsionam a descarbonização, como as redes inteligentes, com iniciativas como o Global Smart Grids Innovation Hub. Localizado em Bilbao, o centro se tornou uma referência internacional e pretender dar uma resposta aos desafios da transição energética. 

O centro atua como uma força motriz para a inovação, combinando a capacidade tecnológica da empresa com a de mais de 80 entidades e empresas colaboradoras: fornecedores, universidades, centros de tecnologia e start-ups. Também servirá para atrair fornecedores estratégicos e talentos internacionais, fortalecendo assim o ecossistema de negócios. O Hub já identificou mais de 120 projetos no valor de 130 milhões de euros para o desenvolvimento de soluções de digitalização de redes, integração de energias renováveis, implantação de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.

Na área de redes, o centro também continua incorporando sistemas de digitalização e inteligência artificial nas infraestruturas de transmissão e distribuição para aumentar ainda mais a segurança e a qualidade do fornecimento.

Na área de renováveis, vale a pena destacar o impulso dado nos últimos anos à energia eólica offshore, da qual já possui ativos em operação e em construção avançada nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França e na Alemanha. Além disso, a empresa está abrindo as portas para locais mais distantes da costa, permitindo a implantação de turbinas eólicas em áreas marinhas maiores e mais profundas, com maior potencial eólico.

A Iberdrola também está comprometida com a tecnologia de hidrelétricas reversíveis, o sistema mais eficiente e maduro para o armazenamento de energia em grande escala. A posição de liderança da Iberdrola em armazenamento de energia foi reforçada com a entrada em operação da gigabateria do Tâmega, um dos maiores projetos na Europa nos últimos 25 anos.

Além disso, a empresa lidera o desenvolvimento do hidrogênio verde obtido a partir de fontes renováveis, bem como de seus subprodutos, como a amônia e o metanol verde, para ampliar as fronteiras da descarbonização em setores de difícil eletrificação. Trata-se de um novo vetor energético no qual a Iberdrola já conta com a maior usina para uso industrial do nosso continente.

Também estão sendo exploradas novas tecnologias no campo da reciclagem e recuperação de resíduos de pás de turbinas eólicas e da agrovoltaica, que se baseia na combinação de energias renováveis com práticas agrícolas e pecuárias. Além disso, a empresa está promovendo uma cultura baseada na criatividade. Com esse objetivo, o Campus de Inovação e Treinamento, um complexo de 180.000 m2 com instalações de última geração em San Agustín del Guadalix (Madri), se tornou- o centro global da empresa para conhecimento, inovação e empregabilidade. Com cerca de 13.000 pessoas recebendo formações em suas salas todos os anos, o espaço representa o compromisso da Iberdrola com a tecnologia, o P&D e a colaboração com centros tecnológicos como alavancas para liderar a transição energética, a recuperação verde da economia e do emprego, e a empregabilidade de jovens e profissionais seniores em setores do futuro.

Além disso, continuou lançando novos produtos e serviços competitivos e inteligentes para os clientes, como Big Data e Inteligência Artificial. Por meio de soluções de autoconsumo, gestão de energia, veículos elétricos e bombas de calor, a Iberdrola permite que os clientes minimizem o custo de suas contas e seu impacto ambiental, otimizando o conforto e mantendo o controle sobre suas opções e escolhas energéticas.