Notícia

2023-12-09 09:55:00.0

Iberdrola é a única ‘utility’ europeia incluída nas 24 edições do índice Dow Jones de Sustentabilidade

  • A inclusão da empresa demonstra, mais um ano, seu sólido compromisso com os mais altos padrões ambientais, sociais e de governança corporativa.

A Iberdrola foi novamente incluída no índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, em sua sigla em inglês), o que a converta na única utility (empresa de serviços públicos) europeia que esteve presente no índice em suas 24 edições. Isso é o que mostra a atualização anual publicada pela S&P Dow Jones Indices. A companhia é uma divisão da S&P Global, que fornece dados essenciais para que investidores, empresas e governos tomem decisões com confiança.

A escolha reflete o firme compromisso do grupo com os mais altos padrões ambientais, sociais e de governança corporativa, dado que, de um universo inicial de cerca de 10.000 empresas, somente são selecionadas finalmente 10% das empresas listadas com melhores pontuações de sustentabilidade.

A evolução desse índice também demonstra como o interesse dos investidores por empresas mais sustentáveis aumentou nos últimos anos e que é compatível criar valor para os acionistas com um modelo de negócios sustentável e ecológico: desde 2001, o DJSI World em euros aumentou cerca de 80%, em comparação com o aumento de 250% da Iberdrola no mesmo período.

Esse crescimento revela o sucesso de um modelo baseado no desenvolvimento sustentável, que possibilitou que a Iberdrola se tornasse líder mundial em termos de geração renovável, com mais de 41.400 megawatts (MW) de energia renovável instalada e uma produção de energia elétrica livre de emissões de mais de 80% no final do terceiro trimestre de 2023. 

Nesta edição, a empresa demonstrou mais uma vez sua liderança em aspectos relevantes como inovação, relações com os Stakeholders, oportunidades de mercado, emissões e direitos humanos.

Além da inclusão neste índice, o Grupo também obteve uma alta pontuação nos principais índices internacionais de sustentabilidade, incluindo Moody's ESG, CDP, MSCI, FTSE4Good, Sustainalytics, ISS-ESG, Bloomberg GEI, índices Euronext Vigeo Eiris, Global100, EcoVadis, etc.

Líder em termos de sustentabilidade

A Iberdrola incorporou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas para o horizonte de 2030, em sua estratégia empresarial e em sua política de sustentabilidade, e é uma referência por sua contribuição direta para os objetivos globais, destacando suas contribuições no campo da energia e das mudanças climáticas.

A empresa foca seus esforços no fornecimento de energia limpa e acessível (objetivo 7) e na ação climática (objetivo 13). Além disso, o Grupo contribui diretamente para garantir água potável e saneamento (objetivo 6), aumentou seu investimento em atividades de P&D+I (objetivo 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para estabelecer parcerias para a implementação dos objetivos (objetivo 17).

Depois de antecipar a atual transição energética em 20 anos, com mais de 150 bilhões de euros de investimento, a companhia avança com seu plano histórico de investimento de 47 bilhões de euros ao longo do período 2023-2025 e consolida seu modelo de negócios, baseado em mais energias renováveis, mais redes, mais armazenamento e mais soluções inteligentes para os clientes.