Notícia

2022-09-23 11:02:00.0

Iberdrola e Solvay se unem para produzir eletricidade verde

  • A nova usina fotovoltaica fornecerá eletricidade para as instalações industriais da Solvay em Tavaux e Saint Fons (França), ajudando a acelerar a descarbonização do grupo Solvay

A Iberdrola e o grupo Solvay estão formando uma parceria em um novo projeto para fornecer eletricidade verde às fábricas da Solvay em Tavaux e Saint Fons (França). Segundo o acordo, um terreno de 172 hectares será utilizado para construir uma usina fotovoltaica, cuja parte da produção será comprada pela Solvay para suas usinas industriais através de um contrato de compra de energia corporativa de 20 anos. 

A instalação solar, que será construída e operada pela Iberdrola Renouvelables France, ocupará 77 hectares e terá cerca de 100.000 módulos fotovoltaicos. O restante da área disponível será dedicado a medidas de preservação para garantir a plena integração do projeto em seu entorno. A fábrica produzirá quase 75 gigawatts/hora por ano (GWh/ano), o que a torna uma das maiores da Europa. Sessenta por cento da eletricidade verde produzida irá para as instalações industriais da Solvay em Tavaux e Saint Fons (França).

A Iberdrola se oferece como um parceiro estratégico para corporações e empresas através de soluções de energia limpa feitas sob medida que lhes permitem cumprir suas metas climáticas e garantir seu fornecimento de energia. Neste contexto, surge o conceito ETaaS (Energy Transition as a Service), que engloba todos aqueles serviços energéticos que ajudarão as empresas a reduzir sua pegada de carbono. Neste caso, tanto a instalação solar fotovoltaica quanto o PPA corporativo fazem parte da carteira de produtos "Transição de Energia como Serviço". 

"Estamos muito felizes em realizar uma parceria com a Iberdrola neste projeto de energia limpa que irá reduzir significativamente a pegada energética de nossos negócios de Polímeros Especiais e Aromas na França", disse Ilham Kadri, CEO da Solvay. "É outro passo importante em nosso roteiro do Solvay One Planet, já que continuaremos aumentando nossas ambições climáticas e acelerando a realização de nosso objetivo final de alcançar a neutralidade de carbono".

Ignacio Galán, presidente e CEO da Iberdrola, afirmou: "A criação de parcerias intersetoriais para realizar novos projetos de energia limpa continua sendo um importante pilar da estratégia global da Iberdrola, baseada na eletrificação através de energias renováveis, redes e armazenamento. As empresas estão assumindo um papel de liderança na transição energética e este novo e importante projeto solar trará benefícios ambientais e econômicos significativos. Estamos ansiosos para trabalhar com a Solvay e confiantes de que nosso relacionamento continuará crescendo nos próximos anos".

O terreno que a Solvay destinou para este projeto inclui dois lagos de colonização reabilitados de sua antiga fábrica de carbonato de sódio nos municípios de Herbitzheim-Willerwald-Sarralbe nos departamentos de Bas-Rhin e Moselle, na região de Grand Est, na França. O fato de este esquema dar uma segunda vida industrial a locais industriais para a geração de energia renovável também é importante, pois acelera a transformação ecológica da economia.

O projeto também contribuirá positivamente para o desenvolvimento da economia local e impulsionará o emprego na área, já que os suprimentos industriais para a construção incluirão um componente local significativo. Os empregos locais serão criados durante as fases de construção e operação. A usina está programada para estar operacional até o final de 2025.