Notícia

2022-08-30 14:00:00.0

Iberdrola refloresta com mais de 270.000 árvores as cidades da Espanha mais comprometidas com a sustentabilidade

  • Os municípios escolhidos na iniciativa Forest busca cidade para crescer lançada pela empresa de energia são Cerdedo-Cotobade em Pontevedra, Liérganes em Cantabria e Muelas del Pan e San Cebrián de Castro em Zamora.
  • A empresa de eletricidade plantará mais de 270.000 árvores com espécies autóctones, que absorverão mais de 175.000 toneladas de CO2 da atmosfera.
     

Quatro municípios ganharam o projeto Bosque busca pueblo en el que crecer, lançado pela Iberdrola. Muelas del Pan, San Cebrián de Castro (ambos em Zamora), Cerdedo-Cotobade (Pontevedra) e Liérganes (Cantabria) são os vencedores e a empresa de eletricidade será responsável por promover a recuperação dos espaços naturais através da conversão de áreas queimadas ou desertas em florestas, o desenvolvimento do emprego e o desenvolvimento da região.

Iberdrola plantará 230 hectares com mudas, drones e sementes inteligentes através de seu programa internacional de startup, Perseo, juntamente com a CO2 Revolution, uma empresa especializada em medir pegadas de carbono e ajudar a compensá-las através de projetos de reflorestamento.

Os municípios vencedores terão Iberdrola como parceiro, que plantará mais de 270.000 árvores de espécies nativas e assegurará que ecossistemas inteiros sejam criados para promover a biodiversidade; arbustos, plantas aromáticas e floríferas também serão plantadas em todos os estratos da camada vegetal.

O objetivo da Iberdrola com estas ações é recuperar terras degradadas pelo fogo ou uso insustentável, reduzir a erosão, melhorar a paisagem e recuperar a atividade biológica e florestal com a introdução de várias espécies. A empresa de eletricidade arcará com os custos e assim promoverá o reflorestamento de terras públicas municipais, promoverá a geração de empregos locais e aumentará o capital natural do município. Iberdrola trabalhará com os municípios para definir o escopo e a viabilidade dos reflorestamentos a serem realizados em cada um deles.

Graças a esses projetos, mais de 175.000 toneladas de CO2 serão absorvidas durante os próximos 35 anos.

Compromisso com a Espanha Vazia

O projeto faz parte do programa internacional Iberdrola - PERSEO, que é apoiado pela Comissão Européia e seu plano estratégico "Uma visão a longo prazo para as áreas rurais da UE", através da plataforma REInA (European Rural Innovation Area). Esta plataforma, promovida pela Universidade de Salamanca e administrada pela start-up Olé, tem como objetivo atrair investimentos, criar empregos e gerar projetos em áreas rurais que garantam uma melhor qualidade de vida e serviços para os habitantes destas áreas.

Muelas del Pan, San Cebrián de Castro, Cerdedo-Cotobade e Liérganes também serão capazes de implementar outras iniciativas sustentáveis com as soluções inteligentes da Iberdrola. A partir das cidades, os representantes públicos expressaram seu entusiasmo por sua seleção e sua vontade de implementar os projetos, provavelmente a partir de setembro.

O processo de seleção levou em conta a estratégia e o planejamento em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, com especial atenção à promoção das energias renováveis, à eletrificação da demanda e à descarbonização de sua atividade econômica. 

Com esta iniciativa, a Iberdrola contribui para a criação de novas oportunidades nas áreas rurais e para impulsionar a compensação das emissões de CO2. O projeto permitirá a recuperação dos espaços naturais e sua revitalização, pois o desenvolvimento de vários ambientes florestais promoverá seu uso recreativo e turístico e contribuirá para a luta contra o despovoamento, gerando empregos locais.

Plantio de 20 milhões de árvores

Como parte do compromisso da Iberdrola com o meio ambiente, a empresa estabeleceu o objetivo de promover o plantio de 20 milhões de árvores durante esta década, que capturará aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 ao longo de 30 anos. Esta absorção de CO2 neutralizaria as emissões de um carro que circula 116 vezes ao redor da Terra.

Graças à tecnologia, desenvolvida pela revolução do CO2, é possível repovoar grandes áreas de terra com alta eficiência e respeito ao meio ambiente. Combina biotecnologia florestal de última geração com robótica e melhores métodos mecanizados de solo utilizados no setor. Até hoje, 2.500 hectares de terra já foram reflorestados com este sistema, o equivalente a evitar a emissão de 500.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

A empresa também está comprometida com o mundo rural como uma alavanca fundamental para a atividade e recuperação econômica em todo o país. Nos últimos dois anos, a Iberdrola promoveu a instalação de cerca de vinte novas instalações eólicas e solares em áreas rurais em onze comunidades autônomas, com uma capacidade combinada de 2.000 MW.