Notícia

2022-10-12 10:44:00.0

Iberdrola e Sempra Infrastructure assinam acordo para desenvolver projetos de hidrogênio e amônia verde nos EUA

  • O acordo fornece um marco para que as empresas identifiquem, avaliem e desenvolvam projetos de hidrogênio e amônia verde em larga escala com energia renovável.
  • As primeiras regiões de interesse são a Costa do Golfo e a Costa Oeste dos Estados Unidos.

 

A Iberdrola e a Sempra Infrastructure assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de projetos de hidrogênio e amônia verde nos Estados Unidos que serão alimentados por fontes renováveis.

O acordo fornece um marco para as empresas identificarem, avaliarem e desenvolverem potencialmente projetos de hidrogênio verde em larga escala para ajudar a atender às necessidades de energia e descarbonização dos clientes estadunidense e internacionais. 

Os Estados Unidos enfrentam desafios e oportunidades sem precedentes para desenvolver soluções competitivas que atendam suas crescentes necessidades energéticas, enquanto aspiram a um futuro energético mais limpo e mais sustentável. Com este acordo, a Iberdrola, através de sua filial Avangrid, e a Sempra Infrastructure pretendem inovar e desenvolver projetos de hidrogênio e amônia verde, que são cruciais para a descarbonização da indústria e ajudarão o país a atingir suas ambiciosas metas de energia limpa.

O hidrogênio e a amônia limpos podem ser soluções de descarbonização eficazes para vários setores dos EUA e mercados globais. Será necessária uma infraestrutura significativa para que potencial do hidrogênio seja uma realidade, e a plataforma da Sempra Infrastructure está bem posicionada para apoiar a implantação dessas novas soluções energéticas.

A profunda experiência da Iberdrola no desenvolvimento de energias renováveis como o terceiro maior operador de energias renováveis nos Estados Unidos complementa o complexo desenvolvimento de projetos da Sempra Infrastructure e sua experiência comercial em energia limpa, redes elétricas e soluções de GNL (gás natural liquefeiro) e de emissões líquidas zero. 

A Sempra Infrastructure está desenvolvendo atualmente vários projetos de transição de energia de classe mundial na América do Norte, assim como novas oportunidades em energia renovável e captura de carbono e outras formas de produzir hidrogênio e amônia limpos a partir dos recursos disponíveis em diferentes regiões.

O acordo assinado não é vinculativo e o desenvolvimento desses projetos conjuntos está sujeito a uma série de riscos, incluindo chegar a acordos definitivos, obter todas as licenças necessárias e tomar uma decisão final de investimento com relação a cada projeto.

Uma história de sucesso nos Estados Unidos

A presença da Iberdrola nos Estados Unidos é um verdadeiro sucesso. Em menos de duas décadas, a empresa se tornou um dos maiores grupos do setor elétrico norte-americano, estando presente na bolsa de valores dos EUA desde 2015.

A filial, que busca liderar a energia sustentável nos Estados Unidos, está presente em 24 estados, tem mais de 8.500 MW de energia renovável instalados (principalmente eólica e fotovoltaica) e mais de 170.000 quilômetros de linhas de energia através de oito distribuidores em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts.

Além disso, a companhia espanhola tem uma carteira de projetos renováveis de alta qualidade nos Estados Unidos de mais de 25.000 MW, que representam uma plataforma estável para o crescimento contínuo nos próximos anos à medida que o país cumpre suas metas de descarbonização.

A empresa emprega atualmente mais de 7.350 pessoas de forma direta e contribui indiretamente para a criação de cerca de 70.000 empregos, com uma contribuição de mais de 10 bilhões de euros para o PIB do país. 

Há apenas algumas semanas, a Iberdrola anunciou que acelerará seu crescimento nos Estados Unidos com investimentos no valor de 15 bilhões de euros durante o período 2022-2025, principalmente focados nos negócios de rede. 

O hidrogênio verde: uma realidade para a Iberdrola

Assim como fez com as energias renováveis há 20 anos, a empresa é mais uma vez pioneira no novo desafio tecnológico de produzir e fornecer hidrogênio verde. O hidrogênio verde é uma das soluções mais eficientes para ajudar os setores industriais mais poluentes, onde a eletrificação não é possível, a transformar seus processos e a se tornar mais sustentável. 

Em seu compromisso de comandar a transição energética, a Iberdrola está liderando o desenvolvimento do hidrogênio verde, apoiando a indústria difícil de eletrificar para reduzir suas emissões poluentes.  

Entre os projetos promovidos pela empresa, destaca-se a instalação em Puertollano (Ciudad Real) da maior fábrica de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, capaz de produzir 3.000 toneladas de H2 livre de emissões por ano, graças ao uso de fontes renováveis.