Notícia
2025-09-18 17:05:00.0 - 2025-09-18 17:05:00.0 UTC +02:00Iberdrola vende seus negócios na Hungria por um valor total de 171 milhões de euros
- A transação inclui 158 MW com uma idade média de 15 anos, que em breve começarão a vender sua energia no mercado atacadista, uma vez terminada sua tarifa regulada.
- A operação está em linha com a estratégia da empresa de concentrar seus investimentos em negócios e mercados estratégicos, principalmente no setor de redes nos Estados Unidos e no Reino Unido, assim como o de geração regulada ou com contratos de longo prazo.
A Iberdrola chegou a um acordo para vender 100% das ações da Iberdrola Renovables Magyarország KFT, que detém seus negócios na Hungria, a um consórcio formado pela Premier Energy — que já adquiriu os ativos da empresa na Romênia em 2024 — e ao grupo húngaro iG TECH CC. Através desta operação, o Grupo receberá 171,2 milhões de euros pelas ações da empresa e um dividendo distribuído antes do encerramento.
Os ativos vendidos incluem 158 megawatts (MW) de capacidade eólica operacional, colocados em funcionamento pela Iberdrola desde sua entrada no país em 2008. Esses ativos começarão em breve a vender sua energia no mercado atacadista, uma vez finalizado o período regulado de tarifa de 15 anos ao qual estavam sujeitos. Atualmente, 124 MW já operam no mercado livre, enquanto os 34 MW restantes entraram no mercado em menos de um ano. A operação está sujeita às aprovações regulatórias habituais.
Esta transação faz parte da estratégia da Iberdrola de concentrar seus investimentos em negócios e mercados estratégicos, principalmente em redes nos Estados Unidos e no Reino Unido, bem como em geração regulada ou com contratos de longo prazo, onde se maximiza a estabilidade e a previsibilidade das receitas.
A operação de venda também está totalmente alinhada com a estratégia da Iberdrola Energía Internacional de concentrar suas atividades nos principais mercados da União Europeia, assim como na Austrália.
Durante 2025, a Iberdrola anunciou várias alianças estratégicas de longo prazo e operações de rotação de ativos. Entre elas estão o recente acordo para se tornar o acionista majoritário da Neoenergia, a venda de seus negócios no México e sua parceria com a Masdar para investir conjuntamente 5,2 bilhões de euros no parque eólico offshore East Anglia THREE de 1,4 GW no Reino Unido.